Atualizado em 07/11/2023 às 20:36

O amarelado nas roupas podem surgir sutilmente, sem percebermos no dia a dia corrido e quando damos conta, ele atacou a nossa blusa branca mais bonita e tentar tirar mancha amarela das roupas sem ser em uma rede de lavanderia profissional, pode trazer dor de cabeça.

Essas manchas de tom amarelado são um dos maiores fantasmas das roupas, têm causas específicas e também existem as manchas brancas de aspecto endurecido. Ambas têm uma causa em comum e é importante combater ambas, pois danificam igualmente os tecidos.

Existem muitas receitas caseiras para manchas amarelas, algumas tradicionais. Certamente, podem dar bons resultados no primeiro olhar, porém com mais atenção, é possível notar que a mancha ou parte dela persiste.

Além disso, o processo doméstico de retirada de mancha pode afetar as fibras do tecido. Apesar de parecerem inofensivas e mais simples de remover, na prática o prejuízo pode ser maior.

Nós da BonaSecco vamos falar sobre as causas da mancha amarela na roupa, como prevenir e como remover com segurança!

Como as manchas amarelas aparecem nas roupas?

As manchas amareladas ou as manchas esbranquiçadas aparecem tanto nas roupas que são usadas com frequência quanto nas roupas estão guardadas – e em ambos os casos, com poder de danificar a roupa até permanentemente.

Por isso, é importante conhecer as causas do amarelado na roupa e redobrar a atenção com a rotina de cuidados com o vestuário e até com a própria saúde!

Antitranspirantes com sais de alumínio

Os antitranspirantes com sais de alumínio têm essa fórmula para criar uma camada nas axilas e com isso controlar a liberação do suor. Porém, se for usado por um longo tempo na roupa, essa película acaba entranhando no tecido, endurece, cria a cor amarelada ou branca e ainda danifica a roupa.

Sais de alumínio na confecção de roupas

Os sais de alumínio usados nos antitranspirantes também são usados na produção de roupas para criar o efeito antimancha. Porém, os sais acabam atuando nas fibras dos tecidos da mesma forma que comentamos antes.

Hábitos alimentares

Sim, a forma como nos alimentamos pode impactar diretamente na produção de manchas amarelas nas roupas! São os alimentos:

  • Com propriedade vasodilatadora (que aumenta o fluxo sanguíneo na pele);
  • Com propriedade termogênica (que aumenta a temperatura do organismo);
  • Ricos em proteínas.

Café, chás, pimentas, bebidas alcoólicas são alguns exemplos. As suas propriedades aumentam o suor e o tornam mais denso, o que potencializa a coloração e o mau cheiro característico.

Roupas muito justas

As roupas de academia muito justas aceleram a formação de suor e manchas amareladas, além de intensificar o odor delas.

Roupas guardadas por muito tempo

Essa é uma situação que causa uma série problemas sérios para as roupas, entre eles o mofo, traças e as manchas amareladas, que se originam na falta de oxigenação no local de guarda delas, excesso de calor e de umidade.

Essas condições ajudam a proliferar fungos que vão atacar os tecidos e gerar as manchas. A forma de acondicionar também interfere, ao usar sacos plásticos ou guardar sem proteção.

Como encontrar uma lavanderia perto de mim para salvar as roupas amareladas? Conheça a rede BonaSecco!

Lavanderia perto de mim Bonasecco

Como evitar as manchas amarelas nas roupas brancas?

Como evitar as manchas amarelas nas roupas brancas?

Existem algumas ações simples que ajudam a prevenir as manchas amareladas nas roupas e todas têm relação com as causas que comentamos antes. Veja algumas delas.

  • Evitar roupas muito apertadas no dia a dia, especialmente as esportivas, para reduzir a produção de suor – isso também é uma medida importante para a saúde durante os exercícios;
  • É importante lembrar que outras áreas do corpo também produzem muito suor e os tecidos podem amarelar, com a base dos seios e as virilhas;
  • Use camisetas por baixo de camisas sociais brancas para proteger as peças mais caras;
  • Usar desodorante com antitranspirante à noite, na pele seca e limpa, pois usar apenas pela manhã não trará o efeito desejado durante o dia;
  • Mantenha o corpo hidratado com muita água. Isso reduz a formação de suor;
  • Moderar o uso de alimentos que aceleram a produção de suor.

Guardar as roupas corretamente é fundamental!

O amarelado nas roupas brancas que ficam guardadas por muito tempo é comum e só percebemos na hora de usar a peça – imagina isso às vésperas de uma reunião de trabalho importante!

Portanto, guardar as roupas brancas corretamente em armários e gavetas é fundamental para evitar o problema. Veja algumas dicas de como fazer isso.

  • Evite armários e gavetas que tenham contato direto e contínuo com calor;
  • Use produtos desumidificadores e antimofo no interior desses locais;
  • Coloque as roupas periodicamente para arejar em local à sombra;
  • Faça lavagens periódicas, evitando também o cheiro ruim na roupa;
  • Coloque camisetas e peças que podem ser dobradas em sacos de TNT;
  • Para camisas sociais, que devem ser penduradas, use capas de TNT;
  • Nunca coloque mais de uma peça de roupa branca no mesmo saco ou capa;
  • Não use sacos plásticos, eles não deixam a roupa respirar e favorecem a umidade.

Por que não tentar remover manchas amarelas em casa?

Retirar manchas amareladas de roupas brancas é uma tarefa que exige um processo eficaz e muita atenção com os detalhes e as receitas domésticas entregam resultados irregulares até com manchas mais superficiais.

Porém, a questão maior é o processo em si:

  • Os produtos usados são abrasivos em alguma medida e podem danificar as roupas se forem usados em medida ou esforço exagerados;
  • É preciso ter tempo e paciência para aplicar e acompanhar os resultados.

Como não são processos profissionais, não há testagem e validação sistemáticas para garantir que eles realmente funcionam – significa que qualquer erro pode colocar suas roupas em risco.

A lavanderia profissional é feita com base em métodos permanentemente validados e ajustados pelo mercado, atualizados com a criação de novos tecidos e produtos de lavanderia mais eficazes.

Dessa forma, as chances de sucesso na remoção de manchas na lavanderia profissional são maiores!

Como tirar mancha amarela das roupas brancas na BonaSecco

Na BonaSecco, você conta com os melhores componentes para remover manchas amarelas das suas roupas brancas com mais chance de sucesso.

  • Técnicos de lavanderia continuamente qualificados e atualizados sobre as técnicas que entregam os melhores resultados;
  • Produtos de remoção de manchas da roupa seguros e fabricados para esse fim;
  • Processos onde as dosagens de produto e esforço são calculados para resolver o problema sem danificar os tecidos.

Além disso, você não precisará gastar o seu tempo tentando retirar a mancha da sua camisa branca com um método caseiro sem garantia de resultado!

Na rede de lavanderia profissional BonaSecco, você pode contar com tudo que precisa para cuidar das roupas e outros artigos da melhor forma: equipamentos de alta tecnologia, produtos de lavanderia seguros, processos sempre melhorados e profissionais qualificados.

E pode contar com o serviço de coleta e entrega para cuidar da lavanderia profissional no conforto da sua casa e ter mais tempo para as coisas boas da vida!

Conheça a unidade mais próxima da BonaSecco na sua região!

Confira também a franquia de lavanderia da BonaSecco, uma opção de negócio de sucesso, podendo ser instalada em pequenas, médias e grandes cidades.

Share Button