Sorrateiro, o mofo se desenvolve longe de nossos olhos e é capaz de grandes estragos não só para as roupas, mas também para a saúde das pessoas. Por esse motivo, é importante contar com uma rede de lavanderia profissional e tirar mofo das roupas o quanto antes.

E por que isso é necessário?

Porque o mofo é destruidor dos tecidos, se prolifera em grande velocidade e é causador de diversos males respiratórios e dermatológicos que prejudicam a qualidade de vida das famílias.

Armários e gavetas em locais muito úmidos e sem circulação de ar adequada são os territórios ideais para essa praga. Por outro lado, existem medidas preventivas simples para manter as roupas longe dessa ameaça silenciosa.

Quer saber mais sobre os impactos do mofo nas suas roupas e na sua vida?

Nós da BonaSecco vamos falar tudo sobre o mofo e como é possível proteger o seu guarda-roupas e viver com mais tranquilidade!

O que é o mofo?

O mofo ou bolor é uma reação química provocada por fungos em determinadas condições ideais de umidade e temperatura e que surge fisicamente nas roupas com os conhecidos pontos escuros e em outros lugares e objetos, como o mofo em paredes e móveis.

Em roupas, os efeitos do mofo em roupas são terríveis, danificando peças em pouco tempo. Por isso, a remoção do bolor na roupa é um processo que deve acontecer o mais rápido possível e conseguir e ter reais chances de sucesso.

Quais são as causas do mofo nas roupas?

As causas do bolor nas roupas estão nos maus hábitos mais simples e praticados no dia a dia. Veja alguns!

Condições dos armários e das gavetas

O bolor acontece em condições de umidade e de temperatura ideais e essas condições estão dentro das gavetas e dos armários, locais que podem reunir um ou vários fatores de surgimento do mofo.

  • Partes internas sem limpeza frequente;
  • Interiores com temperatura baixa e umidade excessiva;
  • Falta de iluminação direta (controlada) para evitar a umidade;
  • Móveis encostados nas paredes, absorvendo a umidade delas.

Erros na forma de guardar as roupas

Esse é um fator comum no dia a dia moderno, quando temos pouco tempo para preparar e guardar roupas da forma correta, mas que cobra um preço alto com as roupas danificadas.

  • Colocar roupas em embalagens inadequadas, como os sacos plásticos, que potencializam a umidade interna;
  • Pendurar peças, principalmente as roupas de outono e inverno, sem capas de proteção;
  • Guardar as roupas sem estarem completamente secas;
  • Não deixar os armários e gavetas abertos uma vez por semana para deixar o ar circular no interior.

Erros na gestão da lavanderia doméstica

  • Acumular semanas de roupas no cesto de roupa suja, principalmente as toalhas de banho que estão em contato permanente com a umidade;
  • Colocar roupas molhadas ou úmidas no cesto de roupas, mesmo que por algumas horas;
  • Deixar roupas por longos períodos guardadas sem lavagem, especialmente as roupas brancas e de cores claras.

Quais os perigos do mofo nas roupas?

O mofo é um sério problema dentro das residências e não apenas na deterioração das roupas e até de calçados (o que não é pouco). Os impactos alcançam a saúde das pessoas.

A lista não é pequena!

Os problemas respiratórios causados pelo mofo são asma alérgica, rinite, micose broncopulmonar alérgica, sinusite, bronquite, pneumonite de hipersensibilidade e diversos tipos de alergia – pessoas que já tenham os males serão mais afetadas.

Essas doenças acontecem com a inalação dos fungos presentes nas roupas, mas o contato da pele com as roupas mofadas desencadeia doenças dermatológicas. Muitas vezes, esse contato ocorre sem que a gente perceba – o mofo pode se instalar em áreas pouco visíveis.

Para completar, os fungos do mofo ajudam na proliferação de ácaros.

Lavanderia perto de mim Bonasecco

Isso aumenta a importância de manter a rotina de lavagens das roupas, mesmo que elas não sejam usadas – e principalmente por causa disso!

tirar mofo das roupas

Como prevenir o mofo nas roupas?

Algumas atitudes simples podem evitar o mofo nas roupas ou colaborar para que a remoção do bolor na lavanderia seja mais bem-sucedida.

  • Sempre que possível, manter espaço de circulação de ar em torno dos móveis, evitando que eles fiquem encostados nas parede e em outros móveis;
  • Usar produtos anti mofo dentro dos móveis;
  • Abrir as portas e gavetas uma vez por semana para que haja circulação de ar;
  • Deixar a iluminação natural alcançar os móveis abertos para reduzir a umidade;
  • Limpar o interior dos móveis com regularidade;
  • Usar sacos de TNT para guardar as roupas (eles deixam os tecidos respirarem);
  • Não acumular roupas para lavar, em especial as roupas de ginástica; e o enxoval de mesa, que absorvem umidade facilmente.

A importância da lavanderia na prevenção do mofo

Como podemos imaginar, o mofo ocorre, na sua maioria, em roupas guardadas há muito tempo e em peças com baixa rotatividade de uso. Além dos danos do mofo, que vamos falar mais adiante, existe o mau cheiro que praticamente impede de usar a roupa.

É importante ressaltar que as receitas domésticas para combater o mofo, além dos resultados sem a garantia de eficácia, dificilmente removem o odor desagradável causado pelo mofo.

A lavanderia programada já é um procedimento recomendado para:

  • Preservar, de uma forma geral, a vida útil de todas as peças, em especial dos enxovais de cama, tênis brancos, das camisas sociais e camisetas;
  • Permitir que o profissional detecte focos de mofo precocemente e use o método adequado.

Veja nosso artigo sobre como evitar traças e cupins nos seus móveis e proteja ainda mais as suas roupas!

Como tirar o mofo das roupas com a BonaSecco!

Como vimos até aqui, o mofo é um problema grave para as roupas e para a saúde. Em pouco tempo, diversas peças são contaminadas e, sem percebermos, as vias nasais, os olhos e a pele podem estar em contato com o fungo e nos colocando em sérios riscos!

Para completar, o mofo só é visto quando vamos usar uma roupa há muito tempo guardada e nos damos conta da extensão dos danos.

As soluções caseiras contra mofo envolvem produtos, procedimentos e esforços que não garantem os resultados, pois não são testados por órgãos de pesquisa e fiscalização.

Por outro lado, ser rápido é fundamental e as lavagens profissionais são a melhor alternativa, não só para combater o mofo como manter as roupas higienizadas e ajudar a prevenir contra o bolor.

A BonaSecco usa métodos validados e certificados como eficientes para eliminar os fungos e seguros para as roupas e as pessoas.

Usamos a lavagem a seco ou com água de acordo com o tecido da roupa e a extensão dos danos causados pelo mofo.

Assim, com as medidas preventivas e a parceria da BonaSecco, você poderá usar suas roupas com a maior tranquilidade!

Na rede de lavanderia profissional BonaSecco, você pode contar com tudo que precisa para cuidar das roupas e outros artigos da melhor forma: equipamentos de alta tecnologia, produtos de lavanderia seguros, processos sempre melhorados e profissionais qualificados.

E pode contar com o serviço de coleta e entrega para cuidar da lavanderia profissional no conforto da sua casa e ter mais tempo para as coisas boas da vida!

Conheça a unidade mais próxima da BonaSecco na sua região!

Share Button