Se há uma coisa que ninguém deve suportar ao abrir o armário é identificar uma traça ou danos causados pelos cupins. Esses insetos, apesar de pequenos, podem trazer grandes problemas para as roupas, assim como para a estrutura do guarda-roupa quando não controlados.

Quer saber como evitar o aparecimento das traças e cupins nos armários da sua casa? Continue lendo este artigo e confira algumas dicas que a Lavanderia BonaSecco preparou especialmente para você!

Como surgem as traças?

As traças são larvas de mariposas. Normalmente, elas vivem em ambientes escuros e úmidos, mas ao contrário do que se pensa, são as larvas que se alimentam de matéria orgânica, como restos de comida, livros e alguns tecidos. Os insetos surgem (são atraídos) pela má lavagem das roupas e a precária limpeza dos armários, por isso, é muito importante deixar tudo lavado e em ordem, para evitar a proliferação desse inseto.

Veja como evitar traças e cupim.

Como evitar o surgimento das traças?

Além de uma boa dedetização, dependendo da situação, é possível ter pequenas atitudes que podem manter esses insetos indesejados longe do guarda-roupas. Uma boa solução para evitar traças e cupins é usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos do armário. Elas ajudam a retirar a umidade da madeira e previnem o aparecimento das traças.

Evitar Traças: Naftalina

Evitar Traças: Naftalina

Outra alternativa é a utilização de fórmulas atóxicas que espantam esses bichinhos. Um exemplo é a lavanda que age como um repelente natural. Alguns sachês perfumados espalhados pelo guarda-roupa podem ajudar a manter suas roupas livres dos furinhos.

Além disso, folhas de alfazema, eucalipto e hortelã podem juntos ter o mesmo efeito. Basta aglomerar as folhas em um saquinho de tecido fino e colocar no armário.

Uma outra opção para evitar traças e cupins é utilizar pequenos pedaços de cedro. A madeira atua como repelente às traças e pode ser colocada em lascas entre as roupas.

Além das lascas, é possível usar ainda o óleo de cedro em recipientes. Caso você opte pelo óleo, fique atento para não encostá-lo nas roupas, pois ele pode manchar.

Até mesmo cascas de laranja e limão podem ser usadas. Colocadas em saquinhos pequenos, ajudam a perfumar o armário e evitar as traças. Elas, no entanto, precisam ser trocadas a cada três dias, em média, pois podem apodrecer e trocar o agradável odor da fruta por outros nada bons.

Também é interessante já separar as peças menos usadas e guardá-las em sacos plásticos ou caixas que impedirão totalmente o contato dos insetos com a peça.

Como surgem os cupins e como encontrá-los?

Em épocas de alta temperatura, como no verão e primavera, insetos voadores, conhecidos popularmente como aleluias ou siriris, entram nas casas em busca de abrigo. Esse insetos configuram uma casta de cupins, do tipo com asas, atraídos pela luz. E é por isso que entram nas residências.

Os aleluias, ou siriris, buscam por móveis para procriar, assim, dando início a uma infestação de cupins.

Os cupins normalmente vivem em locais fechados e escuros, por isso é tão difícil encontrar um deles andando pela casa. Além disso, são insetos que vivem em colônias, ou seja, sempre aglomerados em algum local. Acontece que, depois de comerem, eles liberam fezes que se parecem muito com pó de madeira. Dessa forma, fica fácil descobrir onde eles estão, pois basta seguir essa “poeira”.

Outra maneira de encontrar uma colônia é fazer uma busca por buracos na madeira. Se você está desconfiado, basta bater na madeira para checar espaços ocos. A madeira saudável não deve ceder à pressão.

Como tratar o ambiente que já tem cupim?

Com algumas soluções simples é possível evitar traças e cupim. A primeira delas é utilizando vinagre. O vinagre pode ser usado puro ou diluído em água numa proporção de 1:1 (uma parte de vinagre e uma igual de água). Ele mata os cupins e previne a chegada de outros para recolonizar o local. Uma dica é fazer aplicações repetidas.

Saiba o que fazer para evitar traças e cupins usando vinagre:

Como fazer: em uma garrafa com tampa spray, faça uma mistura meio a meio de vinagre e água, ou use o vinagre puro. Depois é só misturar e pulverizar o local onde os danadinhos estão instalados.

Tratar ambiente com cupim: Vinagre

Tratar ambiente com cupim: Vinagre

Outra solução também é usar óleo de cravo, possível de ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, lojas de bricolagem e casas especializadas em materiais para fazer perfumes e produtos de limpeza.

Como fazer: para cada 100 ml de água ou óleo de coco, use 10 gotas de óleo de cravo. Caso o problema esteja no piso, coloque algumas gotas da essência em um balde com água e passe um pano úmido com a mistura ao terminar a limpeza. De quebra sua casa ficará perfumada e livre de traças e cupim.

Como identificar o aparecimento das traças?

Apesar de serem pequenas, as traças fazem um grande estrago quando entram em contato com nossas roupas. Já notou o aparecimento de furos e buracos em roupas que, antes de serem guardadas, estavam em perfeito estado? Pois bem, isso é resultado das traças.

As pragas domésticas são fáceis de se identificar – evitar traças e cupim, no entanto, não é tão simples. Quando jovens, em formato larval, elas vivem em casulos achatados, que podem ser encontrados em guarda-roupas, armários e até mesmo nas paredes. Ao atingir a vida adulta, elas se tornam insetos de 1,3 cm, também conhecidas como mariposas.

As traças que danificam as roupas vivem dentro dos guarda-roupas e podem ser identificadas pela presença de furos e buracos nas peças. Isso porque as traças se alimentam de resíduos da descamação da pele, da oleosidade do corpo e, também, de fios de cabelo encontrados nas roupas.

Por procurarem por matéria orgânica, as traças, geralmente, danificam as partes da roupa com mais contato com a pele humana, como a área da barriga, pescoço e axilas, onde há mais suor, por exemplo. Assim, caso você identifique pequenos furos nas suas peças de roupas, prepare-se pois é resultado da ação das traças!

Encontre a lavanderia mais próxima

Como tratar um espaço com traça?

A melhor forma de evitar traças e cupim é proteger o ambiente contra sua proliferação. Traças, geralmente, vivem em espaços quentes e úmidos, onde há sujeira. Logo, é importante manter a casa limpa – e suas roupas também.

Para evitar traças e cupins, separe as roupas e os livros e mantenha-os em lugares separados.

Lembre-se, também, de proporcionar ventilação suficientes para as suas roupas. Se guardadas em espaços com pouca circulação de ar, as peças podem ser danificadas, tanto pela ação das traças, quanto por mofo e outros problemas.

Caso note a presença de traças no guarda-roupa, retire todas as suas roupas e coloque aquelas que foram danificadas pelos bichinhos para lavar. Com o móvel vazio, faça uma limpeza profunda a fim de eliminar as traças e seus ovos, evitando que os insetos retornem e estraguem suas roupas.

Depois de limpar o guarda-roupa, deixe-o aberto aumentar circulação de ar e a incidência de luz. Assim, será possível evitar traças e cupins, e sua proliferação caso ainda restem ovos.

Contudo, uma vez que há uma grande infestação de traças, a ajuda profissional é necessária. Conte com um bom dedetizador para eliminar a praga e garantir a saúde das suas roupas, livre desses insetos.

Como evitar o surgimento dos cupins?

Os cupins são pragas silenciosas, porém, altamente perigosas. Os insetos podem danificar e inutilizar móveis, corroendo a estrutura interna da madeira. Por isso, é importante evitar traças e cupins em sua casa.

O primeiro passo para evitar traças e cupins é manter o ambiente limpo. A limpeza pode acabar com os primeiros sinais da infestação das pragas e, ainda, tornar o ambiente menos propício para a proliferação de novas larvas.

Além disso, é realizar uma vistoria periódica também pode ser uma forma de evitar traças e cupins. Verifique a situação dos móveis, rodapés, forros, esquadrias e demais estruturas de madeiras na sua casa e veja se não há indícios da presença dos insetos.

A vedação dos móveis e estruturas de madeira também é importante. Com um verniz, tinta ou outra cobertura apropriada, sele a madeira de modo que os cupins não consigam roê-la e, assim, a construção de colônias dentro do móvel não seja possível.

Problemas causados por traças e cupins

Traças e cupins são pragas urbanas capazes de causar danos terríveis, tanto para a sua casa quanto para a sua saúde. Além de danificarem móveis e roupas, esses insetos também são grandes propagadores de doenças e alergias. Por isso, evitar traças e cupins é fundamental.

Embora não existam registros de transmissão de doenças por traças, as pragas podem ser um problema para pessoas com rinite alérgica, asma, bronquite e outras condições respiratórias, afinal, esses insetos vivem em ambiente com muita poeira e sujeiras em suspensão de ar, o que é danoso à saúde de pessoas com tais condições.

Roupas armazenadas em ambiente fechados e com pouca ventilação, onde há a presença de traças, por exemplo, tendem a ficar mau cheirosas e acumular ácaros quando guardadas por muito tempo. Isso, por sua vez, pode afetar a respiração de pessoas com sensibilidade, provocando crises de alergia.

Além disso, as traças corroem roupas e danificam tecidos de forma irreparável.

Os bichinhos também atacam livros e papéis, podendo danificar documentos importantes e itens de valor pessoal. Sem contar que, se chegam à cozinha, podem estragar alimentos que estão mal armazenados.

Por outro lado, os cupins trazem danos aos móveis, mais do que às roupas – como acontece com as traças. Os insetos entram em estruturas de madeiras e as corroem, deixando-as ocas e quebradiças. Assim, é possível perder mobílias inteiras em decorrência da praga.

Especialistas apontam que, embora os cupins não transmitam doenças, existem casos de problemas respiratórios ligados a eles. A saliva e as fezes do inseto podem acarretar alergias sérias e, também, provocar crises de rinite e asma.

As condições em que os insetos vivem podem levar acarretar alergias em algumas pessoas, principalmente se encontrados dentro de guarda-roupas, onde os excrementos do inseto têm contato direto com as roupas e objetos pessoais dos indivíduos.

Os cupins ainda causam danos graves à estrutura das casas. Os bichinhos que consomem madeira deterioram móveis, causando estufamento e ondulações nas paredes, além de causarem, em casos específicos, problemas na estruturas das casas.

Danos Cupins

Por isso, a melhor forma de consertar esses problemas é evitar traças e cupim em sua casa.

Após instalado, o problema pode ser difícil de se corrigir, então, faz-se necessária a ajuda de profissionais especializados em dedetização, que sabem como evitar traças e cupim.

Evitar traças e cupim é a melhor maneira de prevenir problemas. Com a limpeza periódica dos guarda-roupas, mais ventilação em ambientes fechados e, também, a higienização corretas das roupas e itens de uso pessoal, é possível coibir esses males.

Para isso, é importante manter suas peças de roupas sempre bem lavadas e armazenadas com cuidado.

A melhor forma de lavagem, no entanto, você pode encontrar junto a rede de lavanderias BonaSecco. Venha conhecer os serviços e descubra um mundo de possibilidades de cuidado com as suas roupas, para evitar traças e cupins e garantir aquela sensação de roupa nova todos os dias.

Share Button