Os edredons são muito usados no inverno para aquecer as noites frias. No entanto, como estamos em um país de clima tropical, a maior parte do tempo eles ficam guardados no guarda-roupa.

Além disso, há aqueles que usam a peça na montagem da cama, para deixá-la mais organizada e confortável.

Nas duas situações, é necessário lavar o edredom corretamente para evitar o acúmulo de poeira e ácaros, que podem desencadear problemas respiratórios.

Entretanto, por ser uma peça mais pesada e volumosa, lavar edredom em casa não é uma tarefa simples. O tecido, a fibra e a cor são algumas das coisas que devem ser consideradas na hora da lavagem, a fim de evitar danos.

A frequência para lavar edredom também deve ser considerada, e depende da quantidade de vezes que a peça é usada. O ideal é que o edredom seja lavado de seis em seis meses, caso fique guardado.

Por isso, edredons são peças extremamente complexas para lavar em casa. Devido a essas questões, é interessante investir na lavagem das peças em uma lavanderia. Além da praticidade, lavar edredom na lavanderia também oferece outros benefícios.

Se você quer saber quais são eles, continue lendo este artigo e descubra 7 motivos para começar a lavar edredom na lavanderia.

1 – Limpeza completa

A primeira vantagem – e talvez a mais importante – de lavar edredom em lavanderia é que, com a ajuda de profissionais, a limpeza será mais completa.

Lavando em casa, corre-se o risco de não conseguir fazer a limpeza completa, exigida por uma peça maior e mais pesada. A máquina de lavar não garante uma higienização profunda, pois, devido ao tamanho da coberta, a água e os produtos podem não penetrar por toda a extensão e espessura da peça. Nesse sentido, outro ponto importante é o risco de estragar a sua máquina lavadora, por ultrapassar o peso máximo suportado.

Limpeza completa

Em uma lavanderia, há produtos específicos para a lavagem de roupas de cama pesada e uma equipe especializada, que vai garantir uma limpeza eficiente sem danificar a peça.

Além disso, o edredom é embalado em um pacote apropriado ou a vácuo, impedindo o acúmulo de pó e a possibilidade de propagação de microrganismos. Quando esse tipo de embalagem é utilizada, o cliente não precisa lavar novamente a peça quando for usá-la, apenas deixá-la exposta por um tempo ao sol ou em um local ventilado.

2 – Economia de água e luz

A máquina de lavar gasta grandes quantidades de água e energia para lavar roupas em casa, principalmente no caso do edredom.

Para fazer a lavagem de edredom são utilizados ciclos de roupa pesada e, consequentemente, o consumo de água e energia é elevado durante o processo.

Além disso, como a peça tende a ser maior, em muitos casos não há como colocar mais de uma peça na lavadora. Sendo necessário, então, diversas lavagens diferentes para todos os edredons existentes na casa.

Portanto, lavar edredom em lavanderia é sinônimo de economia nas contas no final do mês.

3 – Lavagem a seco

Além do fator financeiro, a delicadeza da peça e se ela aceita bem a lavagem em uma máquina convencional também são pontos a serem considerados – como é o caso dos tapetes de pelo, por exemplo.

Leia: Veja como lavar tapete de pelo!

A água pode fazer as fibras ficarem inchadas e quando a peça seca, o tecido pode sofrer alguma deformação.

Encontre a lavanderia mais próximaPowered by Rock Convert

A lavagem a seco é muito utilizada nas lavanderias e é uma ótima forma de lavar edredom, pois não usa água, garantindo que a peça não seja danificada.

Na lavagem a seco, primeiro, a equipe localiza as manchas maiores e mais difíceis de remover da peça. Em seguida, é aplicada uma substância química nessas manchas e utilizada uma pistola de ar comprimido para removê-las. A peça é colocada em uma máquina automática com solvente e, ali, ela é limpa e centrifugada. O edredom já sai seco da máquina e a equipe verifica se sobrou alguma mancha. Caso ainda existam manchas, o processo é feito novamente.

4 – Serviço especializado para todos os tecidos

Outra grande vantagem de lavar edredom na lavanderia é que como há uma equipe habilitada, equipamentos e produtos específicos, há um serviço especializado para cada tipo de tecido.

Ao lavar em casa, as pessoas podem danificar o edredom, já que não possuem o conhecimento necessário para lidar com as características da peça. Mas, ao lavar edredom na lavanderia, os funcionários verificam o tecido e as suas especificidades, para usar produtos e processos que sejam mais indicados. E isso, consequentemente, aumenta a vida útil do produto.

5 – Aumento na vida útil da peça

A equipe da lavanderia sabe como lavar cada tipo de tecido e usar produtos específicos. Logo, ao  lavar edredom em uma lavanderia, é possível aumentar em até 90% a sua vida útil.

Então, ao optar pela lavagem na lavanderia, o edredom poderá ser usado por mais anos, evitando o gasto com novas peças.

Se você tem uma família grande, isso é essencial, afinal, sabemos que é necessário desembolsar mais de dinheiro para comprar um edredom de qualidade para todos. Agora, imagine ter que comprar vários edredons novos porque eles estão sendo danificados no processo de lavagem? Não seria nada legal, concorda?

6 – Lave todos os seus edredons de uma vez

Como já citamos, para lavar edredom em casa, seria necessário colocar um por vez na máquina de lavar, aumentando, assim, o tempo para realizar a higienização de todas as peças, assim como o consumo de água e energia.

Já ao optar por utilizar os serviços de uma lavanderia, todos os seus edredons serão lavados de uma vez.

As lavanderias possuem muitos equipamentos e uma equipe especializada capaz de lavar mais de um ao mesmo tempo. Dessa forma, o tempo de lavagem torna-se bem menor do que seria em casa.

Sem contar que as peças já são entregues secas e passadas. Em casa, dependendo do tamanho do seu varal, seria necessário esperar uma peça secar para colocar outra, sucessivamente, ocupando bastante tempo do seu dia.

7 – Tenha mais tempo para você

Como vimos, lavar edredom não é uma tarefa rápida. Por isso, ao optar pela lavagem na lavanderia, é possível poupar um trabalhão e ganhar mais tempo para si mesmo.

Para fazer a lavagem em casa demoraria, provavelmente, mais de um dia para lavar e secar cada edredom.

Com isso em mente, o que acha de usar esse tempo para ficar com a sua família ou fazer alguma atividade de lazer?

Tenha mais tempo para você

Enquanto os edredons estão na lavanderia, você pode utilizar o tempo para fazer o que gosta!

Com isso, lavar edredom na lavanderia é uma ótima opção para garantir que fique tudo bem limpo e ainda tempo e dinheiro sejam economizados.

Então, para tornar a sua vida mais fácil, aposte nos serviços de lavanderia para higienizar seus edredons e garantir o cuidado necessário que as peças exigem.

Na BonaSecco, você encontra tudo isso e muito mais. Por isso, encontre a unidade mais próxima à sua casa e venha conhecer os serviços de lavanderia da Bonasecco. Torne o seu dia a dia mais simples!

Share Button