Apartamentos tendem a ser lugares com cômodos menores e mais apertados. Muitos, inclusive, não possuem sequer uma área de serviço ou lavanderia, o que torna as tarefas domésticas mais complicadas. Às vezes não há nem espaço para colocar uma máquina de lavar, um tanque ou um armário destinado aos produtos de limpeza.

A falta de espaço é um verdadeiro terror para as atividades domésticas, principalmente na hora de lavar ou secar as roupas.

Apesar das dificuldades, há como secar roupa em apartamento. E para te ajudar nesta tarefa, separamos algumas dicas que vão tornar o seu dia a dia mais simples, com truques para secar as suas roupas em casa, mesmo com pouco espaço. Continue lendo este artigo e saiba mais!

4 dicas de como secar roupa em apartamento

Secar roupas em apartamentos pequenos é um verdadeiro malabarismo. É preciso saber truques para que esse processo seja menos complicado. Na internet, é possível encontrar diversas alternativas e dicas de como secar roupa em apartamento.

No entanto, algo que poucos falam, é quanto pode ser trabalhoso, por mais que exista uma área de serviço. No final das contas, o local onde as roupas irão secar ficará inutilizado.

Além disso, dependendo do varal, será preciso recolhê-lo sempre ao terminar de usar – ou seja, mais trabalho.

Neste artigo, trouxemos dicas de como secar roupa em apartamento. Mas, antes de falar sobre as dicas, existem alguns truques que você precisa conhecer, como:

  • Pendure suas roupas em formato de ondas, com uma ponta em uma corda e a outra na corda seguinte do varal;
  • Pendure camisas e vestidos em cabides;
  • Centrifugue bem a roupa antes de pendurar para que elas sequem mais rápido;
  • Utilize um suporte específico para colocar meias e roupas íntimas, para poupar espaço.

Esses são apenas alguns truques para tornar o seu dia a dia mais prático, na hora de lavar e secar as roupas.

Confira a seguir 4 dicas de como secar roupa em apartamento!

1- Lave em dias alternados

A primeira dica de como secar roupa em apartamento diz respeito a organização na lavagem das suas roupas.

Lave em dias alternados para não lotar o local onde as roupas são penduradas. Ou seja, não lave suas roupas todas em um só dia, pois você não terá espaço suficiente para estendê-las e, assim, precisará utilizar outros cômodos da casa, como o banheiro e sala, tornando seu apartamento em uma verdadeira bagunça!

Lave em dias alternados

Vale lembrar que não é recomendado estender muitas roupas juntas, de uma só vez. O acúmulo de roupas no varal pode dar mau cheiro às peças, devido a umidade e a falta de um espaço arejado.

Então, separe suas roupas considerando que elas não podem ficar espremidas no varal. Tire, inclusive, alguns dias para lavar as peças maiores, como tapetes, cobertores e mantas. Por serem maiores, elas ocupam quase todo o varal, portanto, é preciso organização.

Se você quer aprender a lavar tapete de pelo, leia: Como lavar tapete de pelo!

Dessa forma, alternar os dias é uma ótima dica para secar roupa em apartamento. Fazendo isso, as roupas não ficam com mau cheiro, nem secam todas amassadas. No entanto, o processo é mais trabalhoso, pois pode demorar mais tempo para lavar todas as peças e exigir um planejamento extra.

2- Use o espaço com eficiência

Usar o espaço disponível com eficiência e inteligência é outra dica sobre como secar roupa em apartamento. Para isso, existem algumas soluções.

Encontre a lavanderia mais próximaPowered by Rock Convert

Uma delas é colocar um varal do lado de fora da sua janela. Assim, é possível economizar espaço dentro de casa e as roupas secarão mais rápido, expostas ao sol. Essa solução sobre como secar roupa em apartamento é muito utilizada por aqueles que não possuem espaço suficiente e não querem um varal de roupas atrapalhando a mobilidade no apartamento. Contudo, não se arrisque instalando o varal sozinho, o ideal é chamar um profissional para realizar a instalação corretamente.

Ainda é possível optar por varais de chão, que podem ser montados e desmontados de acordo com sua necessidade, ou pendurar um varal na porta, no banheiro ou até no teto da lavanderia. São diversas opções disponíveis no mercado e quem decide qual combina mais com o seu espaço é você.

Há também alguns cuidados que devemos ter para estender a roupa, como posicionar o varal mais próximo de uma janela, intercalar as roupas mais pesadas com as mais leves, balanceando o peso, evitar encostar as peças uma nas outras para que o ar circule melhor, deixar as janelas abertas enquanto as roupas secam e usar cabides para pendurar as peças no varal.

Esses truques são verdadeiros malabarismos de como secar roupa em apartamento e podem demandar um gasto a mais com instalação de varais e compra de utensílios.

Teste soluções que cabem no seu bolso!

Compre uma máquina secadora

Outra opção de como secar roupa em apartamento, é adquirir uma máquina secadora. Se você tem um espaço muito pequeno para instalar um varal, essa pode ser uma solução interessante.

Com o eletrodoméstico você não precisa pendurar as roupas, o que libera  espaço e poupa certo trabalho. Basta torcê-las e colocá-las na secadora. A peça sai seca e, por vezes, não é necessário sequer estendê-las.

Compre uma máquina secadora

Há diversos modelos de máquina secadora, inclusive, que lavam e secam em um só aparelho.

No entanto, antes de se animar com essa opção, tenha em mente que é necessário um alto investimento para adquirir uma máquina secadora. Sem contar o aumento do consumo de energia e, consequentemente, das contas no final do mês.

Seque e lave suas roupas em uma lavanderia

Apesar de todas essas dicas de como secar roupa em apartamento, a melhor solução para a falta de espaço é utilizar os serviços de uma lavanderia.

Ao optar pelo serviço da lavanderia, você não precisa se preocupar em criar estratégias e soluções para secar suas roupas ou gastar dinheiro adquirindo uma máquina de secar.

Além disso, a lavagem é mais completa, o que ajuda a aumentar a vida útil das suas roupas.

Assim, você economizará seu dinheiro, pois precisará usar a máquina de lavar e secadoras, aliviando as contas no final do mês. Seu tempo também é economizado, por mais que seja uma tarefa simples, lavar e secar roupa em apartamento demanda bastante tempo e organização.

Apesar das dicas e truques sobre como secar roupa em apartamento, o processo ainda é trabalhoso e exige soluções criativas.

Porém, nada melhor que a praticidade. Para quem mora em apartamentos, os serviços de lavanderia são, de longe, a melhor opção. E se você está em busca de uma lavanderia para tornar o seu dia a dia mais fácil, pode contar com a BonaSecco.

Com unidades espalhadas por todo o Brasil, basta encontrar a loja mais próxima da sua casa e investir no cuidado das suas roupas. Conheça nossos serviços!

Share Button