Bonitos, confortáveis e aconchegantes, os tapetes de pelo, ou tapetes felpudos, são objetos de decoração muito desejados.

Porém, apesar de suas qualidades, lavar essa peça pode ser complicado, já que ela exige alguns cuidados especiais. Por juntar muito pó e sujeira, é essencial realizar a limpeza periodicamente para prevenir problemas respiratórios.

Contudo, há algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa. Saber como lavar tapete de pelo da maneira correta é essencial para manter a maciez e a estética da peça – e mais, a saúde da sua família também!

Então, se você quer aprender como lavar tapete de pelo da maneira correta, sem deixar que a poeira acumule ou estrague o material, este é o lugar certo.

Continue a leitura e descubra a melhor maneira de higienizar seu tapete de pelo!

Quando lavar seu tapete de pelo

Antes de entender como lavar tapete de pelo, é preciso falar da periodicidade e a importância da limpeza.

A lavagem deste tipo de tapete não serve apenas para manter a estética da peça, é também uma forma de evitar problemas respiratórios causados pelo acúmulo de poeira, principalmente para aqueles que já possuem alergias ou doenças como rinite, sinusite e bronquite.

Por ser um tapete felpudo, é comum que a peça junte muito pó e sujeira, além da concentração de ácaros.

Quando lavar seu tapete de pelo

Sendo assim, a lavagem deve ser feita pelo menos uma vez por mês, para evitar consequências à saúde.

No entanto, como o tapete é uma peça mais difícil de ser lavada, o ideal é deixar um dia para lavar e outro para secar.

Agora, que você já entendeu a importância de lavar com frequência o item de decoração, vamos ver algumas dicas essenciais de como lavar tapete de pelo.

Como lavar tapete de pelo

Por ser um material mais delicado, para fazer a lavagem dos tapetes de pelo existem alguns cuidados e etapas que devem ser seguidas, a fim de manter as características das peças. No entanto, vale ressaltar que o processo demanda atenção e tempo, principalmente se feito em casa.

Veja como lavar tapete de pelo!

Primeiro, antes de lavar a seco ou molhar a peça, você deve aspirar o tapete para eliminar a sujeira mais grossa. Como o material é delicado, é recomendável utilizar um tecido de algodão ou nylon por cima do tapete na hora de aspirar, evitando que os fios sejam sugados e a peça danificada.

Os movimentos do aspirador devem ser realizados em todos os sentidos para tirar o pó entre as fibras. O ideal é que o tapete de pelo seja aspirado uma vez por semana para retirar o excesso de poeira.

Depois de aspirar, use uma solução de um litro de água com três colheres de sabão líquido para lavar. Misture bem os dois (água e sabão) e coloque em um borrifador com a ajuda de um funil para equilibrar a quantidade de produto despejado no tapete. É muito importante diluir corretamente os produtos para fazer a lavagem.

Logo após fazer essa mistura, borrife no tapete e utilize uma escova macia para escovar toda a peça. Em seguida, passe um pano úmido para retirar o produto – opte por panos claros para evitar manchas. Passe quantas vezes forem necessárias, lembrando sempre de lavar o pano e espremer bem para tirar o excesso de água entre uma passada e outra.

Encontre a lavanderia mais próximaPowered by Rock Convert

Como lavar tapete de pelo

Certifique-se de que o produto foi bem retirado, pois, se não for removido completamente, pode endurecer os fios. Faça o mesmo processo dos dois lados da peça.

Para dar um acabamento melhor e livrar-se, por um tempo, da reprodução de microrganismos e ácaros, utilize uma solução de um litro de água com meia tampa de eliminador de odor, meia tampa de amaciante e meia tampa de desinfetante. Misture e coloque a solução em um borrifador. Passe sobre os dois lados do tapete. Após estar completamente seco, coloque o tapete de volta no ambiente onde desejar.

O vinagre também pode ser utilizado para limpar tapete de pelo. Para isso, prepare uma mistura de vinagre diluído em água e utilize um borrifador na lavagem. Deixe secar no sol, assim o produto penetrará na peça e eliminará todas as bactérias.

Outras dicas para lavar seu tapete de pelo

Há como lavar tapete de pelo de duas outras maneiras: na máquina de lavar e a mão. Contudo, são opções trabalhosas, que demandam mais tempo e esforço.

Independente de como irá lavar sua peça, é fundamental o uso do aspirador de pó para tirar o excesso de poeira.

Ao optar por fazer a lavagem a mão, bata bastante o tapete para tirar a sujeira superficial. Depois, aspire e deixe de molho com água e sabão por meia hora. Feito isso, com o auxílio de uma vassoura, espalhe o sabão e esfregue bem. Retire o sabão com água e repita o processo se achar necessário.

Para lavar na máquina, primeiro verifique se o eletrodoméstico comporta o tamanho do tapete e certifique-se, também, se a sua peça pode passar por esse tipo de lavagem. Outro cuidado necessário, é colocar o tapete de pelo dentro de um saco de algodão lavável, protegendo a peça dos atritos da máquina. Depois, basta colocar para lavar, estender e deixar secar bem.

Além de todos esses processos já citados sobre como lavar tapete de pelo, uma dica é: tenha sempre uma mistura para remover manchas em mãos, caso ocorra algum acidente.

Por serem peças decorativas que estão dispostas em ambientes sociais, é comum que incidentes aconteçam e acabem deixando manchas na peça. Assim, para evitar danos maiores, absorva o líquido com um papel toalha e use a mistura de ¼ de sabão líquido com um litro de água e um pouco de amaciante para limpar.

Como lavar tapete de pelo a seco

As opções citadas acima são algumas formas de lavar tapete de pelo usando água. No entanto, outra maneira de lavar seu tapete de pelo é a seco.

Para isso, junte partes iguais de bicarbonato de sódio e aveia, ou amido de milho. Misture bem e jogue por todo o tapete. Deixe por meia hora para puxar bem a sujeira e depois aspire toda a extensão da peça. Use a dica do tecido por cima do tapete para aspirar.

É possível utilizar, também, apenas o bicarbonato de sódio. Espalhe ele pela peça com as mãos e aguarde 15 minutos e aspire.

Além disso, há como lavar tapete de pelo em lavanderias, com a lavagem a seco.

Nas lavanderias, o processo de lavagem a seco é feito com substâncias químicas que tiram toda a sujeira das peças. No processo, são usadas pistolas de ar comprimido para remover manchas localizadas e após a limpeza da sujeira superficial, a peça é colocada em uma máquina automática para lavar e centrifugar.

Como você pôde ver, existem algumas formas de como lavar tapete de pelo em casa. Contudo, por ser uma peça delicada e que demanda muito cuidado, o processo de lavagem pode ser bem cansativo.

Por isso, uma solução é a mais prática e segura de todas: a lavagem a seco em lavanderias!

Dessa forma, avalie o que mais compensa no seu caso: lavar o seu tapete de pelo em casa ou levá-lo a uma lavanderia.

Se optar por praticidade, a lavanderia BonaSecco está presente em qualquer lugar do Brasil, com uma unidade próxima à sua casa. Venha conhecer os nossos serviços!

Share Button