Você se lembra da última vez que lavou sua cortina? Muitos não sabem, mas independente do tecido e modelo da sua cortina, é necessário fazer uma limpeza completa de tempos em tempos.

Além de trazer um clima de aconchego e tornar o ambiente mais bonito, as cortinas são grandes acumuladoras de poeira e sujeira, podendo provocar crises alérgicas e até mesmo doenças respiratórias. A cortina, ainda, absorve o cheiro do ambiente. Por isso, sua higienização é fundamental.

Contudo, antes de colocar sua cortina para lavar na máquina, saiba que elas são peças mais pesadas, delicadas e com características que tornam a lavagem mais complicada de se fazer em casa.

Por isso, essas peças exigem um cuidado específico. Dessa forma, é interessante que a lavagem seja feita por um profissional. Porém, muitos pensam que lavar cortina em lavanderia custa caro – o que não é verdade.

Neste artigo, iremos te mostrar que esse é um serviço de alto custo-benefício, com muitas vantagens. Então, se você quer saber quanto custa lavar cortina em lavanderia e quais são os benefícios da lavagem a seco, continue a leitura e fique por dentro de todos os aspectos que envolvem o serviço.

Por que lavar sua cortina?

Antes de falarmos sobre valores e benefícios, é necessário entender porque é tão importante higienizar as suas cortinas.

Como é possível perceber, as cortinas acumulam bastante poeira e sujeira. Além disso, o tecido é o ambiente ideal para a proliferação de ácaros, fungos e outros microrganismos. E este é o principal motivo para mantê-las sempre limpas.

A lavagem das cortinas é uma maneira de evitar crises alérgicas, problemas respiratórios e irritação de pele causadas, justamente, pelo acúmulo de sujeira.

Se na sua casa moram pessoas com alguma doença respiratória, como rinite, bronquite, asma ou sinusite, por exemplo, é fundamental fazer a higienização para evitar crises, além de manter o ambiente limpo e arejado.

Por que lavar sua cortina?

Para além da saúde, a lavagem de cortinas também é essencial para que as características originais da peça sejam preservadas. Sem a higienização correta, as cortinas ficam encardidas e amareladas, criando um aspecto feio no ambiente, o que pode levar à necessidade de comprar um novo produto.

Portanto, é recomendada a limpeza completa das cortinas, pelo menos duas vezes ao ano ou até mais. São diversos fatores que podem influenciar na periodicidade da higienização da cortina, por isso, observe qual é a necessidade da sua peça.

Contudo, a limpeza completa é difícil de ser feita em casa, então, opte por lavar a cortina em lavanderias, junto a profissionais especializados.

No período em que não ocorre a lavagem, retire mensalmente a poeira superficial com um aspirador de pó, para assegurar um ambiente limpo e prevenir o acúmulo de sujeira. Além disso, conte com aromatizadores de tecidos para tirar o mau cheiro.

Por que lavar cortina em lavanderia?

Agora que você já sabe a importância de manter as cortinas higienizadas, vamos explicar o porque é vantajoso lavar cortina em lavanderia.

Peças mais trabalhadas e volumosas são difíceis de higienizar em casa, como é o caso das cortinas e dos edredons. A máquina de lavar pode danificar o item de decoração. Então, ao optar por lavar a cortina em uma lavanderia, você garante uma limpeza completa e preserva as características originais da peça.

Os edredons também são peças que devem ser lavadas em lavanderias. Para entender os motivos, leia: 7 motivos para você lavar o seu edredom na lavanderia.

As lavanderias contam com produtos específicos para a lavagem e uma equipe especializada em cada tipo de tecido, capacitada para escolher o melhor processo e materiais para lavar a peça.

Encontre a lavanderia mais próxima

Além disso, a equipe da lavanderia consegue fazer uma limpeza profunda e completa, removendo as manchas e demais impurezas, sem danificar o tecido.

Imagine se você tentar lavar a cortina em casa e acabar rasgando ou manchando a peça? É uma situação chata, não é mesmo?

Mas para evitar isso, opte por lavar a cortina em lavanderia, com lavagens a seco, já que são menos prejudiciais à integridade da peça.

Quais são os benefícios da lavagem a seco?

Um dos principais processos de limpeza que as lavanderias utilizam é a lavagem a seco.

Ela é especificamente interessante para lavar peças mais delicadas e usadas por muitos anos, como as cortinas, por exemplo.

A lavagem a seco é feita, como o próprio nome já indica, sem o uso de água. São usadas substâncias químicas para fazer a higienização da peça, promovendo uma limpeza mais completa.

A lavagem a seco pode limpar profundamente as peças sem modificar suas características. Ao limpar completamente, 99,9% dos germes e bactérias que ficam na superfície da peça são eliminados, reduzindo os riscos à saúde causados por ácaros e poeira. Ainda, a lavagem a seco consegue tirar as manchas das cortinas e evitar o surgimento de mofo, por não utilizar água.

Por isso, com esse tipo de lavagem, a vida útil das peças é prolongada.

Quais são os benefícios da lavagem a seco?

Além das vantagens para a peça em si, há ainda um grande benefício para o meio ambiente: a economia de água. A lavagem a seco representa a economia de 320 litros por lavagem!   

Vale lembrar que esse método pode ser realizado em todos os tipos tecidos e materiais, em lavanderias especializadas.

Então, ao decidir lavar cortinas em lavanderia, escolha este método de lavagem para garantir total limpeza e cuidado.

Quanto custa lavar cortina em lavanderia?

A dúvida de quanto custa lavar cortina em lavanderia é bem comum. No entanto, não existe uma única resposta para o questionamento.

Há alguns fatores que interferem no preço da lavagem, como o tecido, o tamanho, se há manchas e sujeiras mais profundas e, até mesmo, o tipo de lavagem escolhida. Logo, o preço varia de acordo com cada caso.

Assim, para saber o preço do serviço é necessário realizar um orçamento junto a lavanderia.

Independente do valor, ainda é mais vantajoso lavar cortina em lavanderia do que arriscar lavar em casa. A peça pode ser danificada se for lavada sem os cuidados específicos e, com isso, pode ser preciso comprar outra.

Nas lavanderias, há uma equipe especializada e equipamentos certos para a lavagem de cortinas. Dessa forma, você não correrá o risco de ter sua peça danificada e assim precisar comprar uma nova!

A limpeza periódica das cortinas é indispensável. Mas, na hora de lavá-las, quem decide o melhor método é você, seja em casa ou em lavanderias.

Para aqueles que optam por praticidade e cuidado, a lavanderia BonaSecco está à disposição. Encontre uma unidade próxima a você e conheça os serviços de lavanderia da BonaSecco.

Share Button