Atualizado em 05/09/2022 às 16:00

Sabemos o tamanho do desafio que é lavar roupas rápido e bem em casa, pela quantidade de variáveis por tipo de roupa, tecidos e detalhes. Todos os cuidados são poucos e mesmo assim acaba surgindo uma camisa desbotada!

Muitas vezes, passamos horas separando roupas, enchendo a lavadora, dosando produtos e mesmo assim as dúvidas e insegurança são grandes quando estendemos no varal e o resultado não agrada.

Afinal, não queremos perder aquelas peças tão bonitas que usamos em ocasiões especiais ou as de uso diário para trabalhar com elegância. Além disso, cuidar do enxoval pessoal sai caro!

Então, como fazer para lavar roupas em casa com agilidade e qualidade?

Podemos dizer que é preciso combinar dicas muito conhecidas com alguns cuidados que passam quase despercebidos no dia a dia e fazem toda a diferença nas roupas e no bolso.

Nós da BonaSecco vamos falar de ações para uma lavanderia doméstica eficaz e por que mais pessoas recorrem aos serviços para lavar roupas!

Existe um jeito certo de lavar roupas?

Com certeza, sim!

Cada tipo de roupa demanda uma forma de lavar para preservar a integridade do tecido e a beleza da peça. Para lavar roupas em casa com agilidade e eficiência, existem regras básicas e simples, além das dicas novas que daremos.

Vamos relembrá-las!

  • Lavar a máquina internamente com frequência;
  • Ler e cumprir as recomendações das etiquetas das roupas;
  • Fazer a separação por cores e tecidos;
  • Pré-lavar roupas sujas e com manchas;
  • Cuidado com a temperatura da água;
  • Exagerar na quantidade dos produtos;
  • Remover objetos dos bolsos e enfeites que podem ser retirados;
  • Usar sacos de lavagem para lingerie, meias-calças e outros artigos.

Vamos falar de ações que são pouco lembradas, mas que ajudam a lavar roupas bem e rápido!

7 cuidados para aumentar a eficiência na hora de lavar roupa

1 – A eficiência começa no cesto de roupas para lavar

Se existe algo que é quase unanimidade entre as pessoas quando o assunto é lavar roupas em casa é a pouca atenção dada para o cesto de roupa suja. Mas como ele pode ajudar na lavanderia?

Basta imaginar uma semana inteira (ou mais) de roupas pessoais, toalhas de banho, lençóis e roupas de criança no mesmo lugar e expostas à umidade ou calor. A sua linda blusa rosa pode estar manchada da gordura de uma toalha de mesa!

Sem contar que roupas de banho, enxoval de cama e roupas de ginástica possuem gordura e fluidos corporais e são esconderijos de ácaros e fungos. Dependendo da demora para lavar as roupas, os danos podem começar no cesto!

2 – Respeite a frequência de lavagem recomendada

É verdade que as 24 horas de um dia são poucas para tantas obrigações e as tarefas domésticas acabam sendo adiadas para quando puder. Na lavanderia, isso pode ser um grande erro.

O resultado são grandes quantidades de roupa suja em um sábado (quase sempre ensolarado) e que traz uma série de problemas.

  • Os riscos que comentamos no item anterior, afetando as roupas e a saúde;
  • Longas horas gastas para lavar, secar e passar roupas;
  • Pouco tempo para observar os demais cuidados para lavar roupas.

cuidados para aumentar a eficiência na hora de lavar roupa

3 – Entenda a demanda de lavanderia para não gastar demais

Cada residência tem a sua demanda de lavanderia própria – por exemplo, mais lavagens de lençóis e fronhas onde há mais pessoas e especialmente bebês e maior frequência para lavar uniformes escolares em casas com crianças e adolescentes.

O contrário também acontece: pouca rotatividade de roupas de banho em casas apenas com um casal, por exemplo. Não tem escolha boa: acumular para ter uma lavadora cheia e as toalhas sujas podem até criar mofo ou usar pequenos ciclos que, no fim, causam gastos maiores.

Lavanderia perto de mim Bonasecco

Uma alternativa importante é usar os serviços profissionais de lavanderia, pois eles têm uma relação de custo e benefício muito boa, principalmente para roupas de baixa rotatividade.

Seu orçamento vai agradecer e o mundo também, com menos consumo de energia e água!

4 – Separe por grupos de roupas e por demanda

Além da separação das roupas por cores e tecidos, é fundamental não misturar alguns grupos na hora de lavar – e esse outro critério de separar já começa na nossa dica 1.

Evidentemente, algumas roupas que podem ser lavadas juntas – calças e camisas de tecidos leves com camisetas, jeans com bermudas e por aí vai – porém outras como as roupinhas de bebê, as toalhas de banho e roupas de ginástica devem ter lavagens exclusivas.

Essa medida preserva a qualidade das roupas e garante o sucesso na lavagem. Outro fator que deve ser considerado é a demanda: priorize o que é mais usado ou mais urgente para não ficar sem roupa para a academia porque a máquina e o varal estão cheios!

5 – Cuidado com o excesso de roupas na máquina

As lavadoras, especialmente as mais modernas, são fabricadas para trabalhar nas condições ideais de lavagem para cada volume colocado. Por isso, é importante não exagerar na quantidade.

Muita roupa para um ciclo exigirá demais dos mecanismos da máquina de lavar, o que causará, com o tempo, mau funcionamento e desgaste acelerado de componentes.

Além disso, o excesso de roupas na lavadora limita o movimento na água, prejudicando a absorção de sabão, a lavagem e o enxágue.

6 – Não demore para colocar as roupas para secar

Deixar as roupas lavadas dentro da máquina é um erro típico da correria dos dias, mas pode ter um impacto negativo grande, pois as roupas ficarão com um cheiro desagradável mesmo que fiquem por uma hora na lavadora.

Em dias mais quentes, o calor externo e a umidade interna podem juntos acelerar a formação de fungos e mofo.

7 – Seque as roupas da forma recomendada

Esse capítulo deve fazer parte da lavanderia eficiente pois ele pode estragar todo o trabalho feito para lavar as roupas. Existem peças que podem ser secas na lavadora, outras que não podem ficar expostas ao sol (a maioria) e outras onde o sol é um aliado.

Quando for possível, prefira a secagem externa, que ajuda a economizar energia e terá resultados mais naturais. Onde sabemos como secar as roupas? Nas etiquetas ou pesquisando em sites especializados como o Blog BonaSecco.

Por que contar com uma lavanderia profissional?

As lavanderias profissionais são cada vez mais especializadas em todos os tipos de roupas, usando os métodos mais adequados para o melhor resultado de lavagem e os menores riscos para as roupas.

Diversos artigos, como as roupas de frio pesadas, os enxovais de cama e banho, as cortinas e tapetes, são difíceis de lavar em casa, por causa do espaço na lavadora e no varal, além de consumir água em excesso.

Além disso, roupas com alto grau de sujidade, como as infantis e esportivas, e os tecidos delicados de algumas blusas exigem muitos cuidados e atenção com detalhes.

Os serviços de lavanderia são uma excelente alternativa para preservar a integridade das roupas, pois elas estarão sob os cuidados de profissionais que dominam as técnicas de lavagem para cada peça.

Dessa forma, elas não perderão a qualidade com as lavagens, você terá um retorno satisfatório do gasto e, principalmente, usará o tempo gasto com lavanderia em atividades melhores!

Na lavanderia BonaSecco, você encontra a melhor equipe de técnicos em lavanderia para não se preocupar e viver os sábados com mais prazer!

Conheça a unidade mais próxima da BonaSecco na sua região!

Share Button