Poucos momentos superam em encantamento a hora de montar o enxoval do bebê que está prestes a chegar! São tantas expectativas e sonhos dos momentos felizes que virão e, muitas vezes, esquecemos de um tema essencial: como lavar roupa de recém-nascido.

É verdade que os futuros pais estão com muitas responsabilidades e lavar o enxoval do bebê acaba sendo postergado – um erro, pois é preciso deixar tudo prontinho para dar ao recém-nascido o conforto que ele precisa e merece.

Além disso, lavar corretamente o enxoval do recém-nascido é uma tarefa essencial não só nos preparativos para a chegada dele, mas principalmente no dia a dia, com as manchas de comida nas roupas, a poeira e outras sujeiras.

Muitas mamães ficam inseguras sobre a forma de lavar, pois o sistema imunológico dos recém-nascidos ainda está em desenvolvimento, roupas com resíduos de produto e sujeira ou que não forem lavadas corretamente podem ser caminhos para doenças graves.

Como lavar as roupinhas do bebê com eficiência e segurança?

Nesse artigo, nós da BonaSecco vamos mostrar como cuidar das roupas do recém-nascido e garantir alegrias sem fim e noites tranquilas de sono!

Mas antes: quais os primeiros cuidados com o recém-nascido?

A chegada do bebê é o evento que muda completamente e para sempre a rotina de uma casa e os hábitos de quem mora nela – e sabemos que essas mudanças continuarão acontecendo por muitos anos.

Mas agora é momento dos cuidados com o recém-nascido e que são muitos. Vamos destacar aqui os principais nas primeiras semanas!

Evite ao máximo as visitas

O bebê chega ao mundo com o seu sistema imunológico ainda em desenvolvimento e longe do ideal para ter contato com pessoas que vêm de outros lugares. Ele estará vulnerável a todo tipo de doença oportunista.

Limite o contato do recém-nascido com os pais, a babá e pessoas que moram na mesma casa por pelo menos 28 dias, que são os mais críticos. Após esse período, as visitas podem começar gradualmente e sempre evitando o excesso de pessoas.

Cuidado com o contato físico

A higiene das pessoas que mantêm contato com o bebê é fundamental para evitar doenças. Evite pegar no colo se estiver suado ou com sintomas de resfriado ou gripe – e mantenha distância do quarto do bebê nesse caso.

Ao retornar da rua, faça uma higiene rigorosa com água e sabão neutro sem cheiro forte ou, de preferência, tome um banho antes!

Troque as fraldas com tranquilidade e alegria

Poucos momentos podem render uma comunicação visual tão intensa entre os pais e o bebê quanto as trocas de fraldas – e elas costumam ser de até oito vezes por dia!

O bebê fica focado em você e sem maiores distrações. Faça a troca com calma, transmitindo o bom sentimento para o recém-nascido e esse momento, do qual tantas pessoas tentam fugir, trará momentos divertidos e inesquecíveis!

O banho do bebê exige diversos cuidados

Outro momento divertido é o banho do recém-nascido – apesar de ser mais tenso para os pais de primeira viagem. Veja algumas dicas.

Lavanderia perto de mim Bonasecco
  • A temperatura ideal da água é de 36°;
  • Não aqueça ou esfrie a água quando o bebê já estiver nela;
  • Tenha um cuidado redobrado com os ouvidos;
  • Coloque seu braço nas costas do bebê, apoiando a cabeça dele no antebraço;
  • Faça um banho de, no máximo, 15 minutos.

Enxoval de bebê não é feito apenas de roupinhas!

Enxoval de bebê não é feito apenas de roupinhas!

Quando falamos de enxoval de recém-nascido, logo se pensa em bodies, toucas e meias e é comum esquecer das roupas de cama do bebê, que também são fundamentais no conforto e na proteção da criança contra doenças.

  • As fronhas do berço devem ser trocadas semanalmente ou de imediato em caso de sujeiras ou manchas, que podem atrair insetos;
  • Os lençóis do bebê devem ser lavados sempre junto com as fronhas;
  • Lave fronhas e lençóis separados de mantas, colchas e edredons;
  • Nunca lave as roupas de cama junto com roupas pessoais;
  • As manchas na roupa de cama devem ser retiradas manualmente

Você sabe com qual frequência lavar os bichos de pelúcia? Aqui separamos algumas informações úteis a respeito!

Quais os cuidados para lavar roupa de recém-nascido em casa?

Os cuidados com as roupinhas do recém-nascido devem proporcionar:

  • Conforto de roupas macias para uma pele que é muito sensível ao atrito;
  • Segurança de lavagens que eliminem os riscos de contato do bebê com ácaros, fungos e outros agentes de doenças respiratórias e alergias.

Veja os cuidados com a lavanderia do enxoval do bebê.

  • Faça um ciclo de autolimpeza antes para retirar todos os resíduos de lavagens anteriores;
  • Na lavagem, use o ciclo bebê ou o ciclo de roupas delicadas;
  • Lave as roupas do bebê separadas das roupas das demais pessoas, mesmo sendo crianças pequenas;
  • Lave as roupas na máquina para que os enxagues sejam eficientes para tirar todo tipo de resíduo das roupas;
  • Utilize água na temperatura entre 60 e 70 graus;
  • Para reduzir os riscos de alergia, utilize apenas sabão especial para bebês;
  • Não use amaciante (mesmo os especiais) por pelo menos seis meses, pois os resíduos podem ficar nas fibras dos tecidos e provocar alergia;
  • Faça enxágue e centrifugação extras para garantir roupas sem restos de produtos.

Como secar roupas de recém-nascido

A secagem de roupas de bebê deve ser ao sol, para as peças brancas e de cores claras e à sombra e em local arejado para as demais.

Como passar roupas de recém-nascido

As roupinhas de bebê devem ser passadas para que o calor ajude a exterminar fungos, ácaros e bactérias que ainda estejam na roupa. Porém, faça a passadoria com as peças pelo avesso para preservar as cores e detalhes das roupas.

É importante começar a lavar o enxoval do recém-nascido a partir do sétimo mês de gravidez para garantir que todas as peças estejam prontas quando o bebê chegar.

Por que lavar roupa do recém-nascido na lavanderia?

Como vimos até aqui, os cuidados com as roupinhas do bebê são muitos e essenciais para a saúde dele, pois seu organismo está na fase inicial de desenvolvimento e mais suscetível a doenças, especialmente as alergias.

A lavagem do enxoval do bebê deve ser cuidadosa e isso pode dar alguma insegurança para a mamãe, já tão assoberbada de tarefas novas da maternidade, em uma rotina prazerosa para o coração materno mas também com muitas responsabilidades.

Por outro lado, essa também é uma fase rica de descobertas, sentimentos e aprendizado, em momentos que ficarão para sempre na memória mas que precisam de tempo para serem vividos com intensidade.

Então será que vale a pena lavar roupas do bebê em casa?

Os serviços de lavanderia profissional são a solução ideal para transformar o tempo de lavanderia doméstica em oportunidade de ficar ainda mais próximo do bebê e curtir cada sorriso e bocejo!

Os técnicos de lavanderia BonaSecco fazem a lavagem do enxoval de acordo com as normas de segurança e saúde do bebê, com produtos adequados e garantindo a integridade de peças de roupa tão sensíveis.

Com a lavanderia BonaSecco a mamãe aproveita cada segundo despreocupada com a qualidade de lavagem das roupas do bebê. Pode inclusive usufruir dos serviços sem sair de casa. Basta solicitar a coleta e entrega das roupinhas!

Conheça a unidade mais próxima da BonaSecco na sua região!

Share Button