Poucas coisas na vida dão tanto prazer quanto mergulhar em lençóis e fronhas cheirosos, não é mesmo? Porém, lavar a roupa de cama é uma rotina que muitas pessoas não fazem corretamente.

O resultado: camas que perdem a leveza típica das roupas lavadas e, sem percebermos, dormir vai se tornando algo menos prazeroso com o passar dos dias.

Normalmente creditamos isso ao cansaço extremo e às poucas horas de sono, mas o cuidado (ou descuido) com a lavanderia de lençóis, colchas e outros artigos de cama também impacta na qualidade de vida.

É fundamental que as roupas de cama sejam lavadas em intervalos regulares e constantes, não só pela higiene mas por questões importantes de saúde. Mas você sabe qual é a frequência de uma lavanderia de roupa de cama?

Você conhece a rotina correta para lavar enxoval de cama em casa e quando a frequência deve ser maior? E será que a lavanderia doméstica é eficiente?

Vamos falar um pouco sobre a lavar a roupa de cama da forma mais eficiente e permitir que as noites (ou os dias) de sono seja ainda mais prazerosas e saudáveis!

Em nome da saúde, lave a roupa de cama com regularidade!

Uma pessoa passa um terço da sua vida, em média, deitada em uma cama. Só esse dado já seria um motivo suficiente para mantermos as roupas de cama o mais limpas possível.

São horas importantes para termos o melhor repouso possível e revigorar para o dia seguinte. Três fatores são essenciais para investirmos em um enxoval de cama sempre limpo.

Roupas de cama limpas proporcionam um sono melhor

Pode parecer propaganda de sabão para roupa ou amaciante, mas é uma verdade: um enxoval de cama limpo, principalmente, trazem tranquilidade e bem-estar às pessoas.

O contato do corpo cansado com tecidos sem a aspereza de sujeira acumulada e com o aroma de lavagem despertam o prazer e induzem a um sono profundo e reparador.

Basta percebermos como é a nossa reação quando nos deitamos em uma cama onde as roupas têm um cheiro de suor ou oleosidade acumulada. Só a exaustão consegue superar!

Roupas de cama limpas previnem doenças respiratórias

Nosso corpo faz a renovação celular permanentemente – externamente, significa descartar células mortas na forma de fragmentos mínimos de pele que não percebemos visualmente.

Os movimentos, o vento e o banho atenuam a presença dessas partículas, mas é na cama que a pele morta vai atrair o maior problema: os ácaros presentes no ambiente.

Eles se alimentam de pele morta e se multiplicam em velocidade espantosa. Ao respirar durante o sono, inalamos esses microrganismos, que vão provocar e agravar doenças respiratórias graves:

  • Asma;
  • Bronquite;
  • Rinite alérgica;
  • Sinusite.

Muita da sensação de cansaço ao acordar vem dos efeitos da exposição contínua em nosso organismo a esses seres. Os efeitos são agravados nos dias frios, quando usamos cobertas e edredons e criamos um ambiente mais escuro e úmido, perfeito para os ácaros!

Roupas de cama limpas impedem problemas de pele

O uso continuado de fronhas e lençóis impregnados com resíduos de produtos cosméticos – cremes, hidratantes líquidos, restos de maquiagem – pode provocar coceiras, eczemas e alergias.

Encontre a lavanderia mais próxima

É fundamental não só trocar roupa de cama frequentemente, mas ter cuidados com o excesso desses produtos quando forem realmente necessários, para que atraiam ácaros e insetos e danifiquem os tecidos das roupas de cama.

9 dicas para lavar roupa de cama em casa com eficiência

Peças de cama são pesadas e exigem vários cuidados, além de muito espaço para secagem. Veja como proceder para lavar o enxoval de cama em casa.

  1. Siga rigorosamente as instruções do fabricante nas etiquetas, especialmente por causa da composição dos tecidos e temperatura da água. Existem peças que não podem ser lavadas na máquina;
  2. Separe as peças por cores, especialmente as brancas;
  3. Não lavar lençóis e fronhas junto com edredons, colchas e mantas;
  4. Use sabão líquido e amaciante na lavagem;
  5. Remover manchas manualmente, antes de colocar as peças na máquina. O ideal é remover e lavar a peça imediatamente após descobrir a mancha, mesmo que esteja fora da sua programação de lavagem;
  6. Lavar peças de cama pesadas – edredons, colchas, mantas, cobertores – no ciclo pesado e lavar lençóis e fronhas no ciclo de roupas delicadas;
  7. Muita atenção com o peso das roupas e a capacidade da lavadora;
  8. Nunca misture roupas de cama com peças de vestuário;
  9. A secagem de peças de cama deve ser, se possível, fora da secadora, em local arejado e protegido do sol. Tenho cuidado com a secagem completa para não guardar peças com umidade até o momento de passar.

Não esqueça de lavar travesseiros com regularidade! Veja como!

Qual a frequência ideal para lavar roupa de cama?

Os lençóis e fronhas devem ser usados por, no máximo, uma semana e lavados imediatamente. Durante o tempo de uso, mantenha janelas abertas para circulação de ar que prejudica os ácaros.

As peças de cama pesadas podem ser lavadas depois de um mês de uso contínuo, mas durante esse tempo, sempre as coloque para tomar sol uma vez por semana – o calor ataca os ácaros e bactérias.

A passadoria de roupa de cama não é obrigatória, mas ajuda muito no combate aos microrganismos que ainda ficaram nas peças depois da lavagem. E claro, deve ser feita o mais rápido possível.

Esses prazos são médios e atendem à maioria das pessoas, mas existem situações em que será preciso reduzir o  intervalo:

  • Pessoas alérgicas: reduzir para 4 dias de uso contínuo;
  • Roupas de cama de pessoas doentes: lavar diariamente;
  • Época de calor intenso: reduzir para 3 dias de uso contínuo.

Vale a pena lavar roupa de cama em casa?

Como você pode observar, lavar enxoval de cama é uma tarefa complexa e que exige atenção pelo negativo que a sujeira pode ter na saúde da família e na qualidade do sono.

Para mantermos a qualidade, é preciso higienizar as roupas de cama com mais frequência e isso pode ser custoso em vários aspectos – material de lavagem, água e energia e tempo.

Além disso, lavar em casa pode não surtir os efeitos necessários, especialmente na remoção de resíduos de produtos impregnados e manchas e consumir um bem valioso: o seu tempo.

Por esses motivos, a lavanderia profissional de roupa de cama é a melhor opção!

Com os serviços especializados da Bonasecco, você não se preocupará mais em agendar manhãs para lavar e passar roupas de cama e terá a certeza de que sua cama estará a mais limpa possível!

Basta entregar e receber na sua casa peças higienizadas com os melhores processos e aproveitar seus momentos para a diversão, o trabalho e o estudo!

A Bonasecco faz este trabalho com todas as melhores práticas e respeitando os protocolos de saúde contra o coronavírus!

Basta contatar a loja mais próxima da sua casa e cuidaremos de todo o enxoval de cama da sua residência com os cuidados necessários e todos poderão dormir em roupas com perfume de saúde!

Share Button