Quando falamos do desafio que é lavar e tirar manchas e encardido de roupas brancas, o profissional de saúde certamente se lembra do quão difícil é saber como lavar jaleco branco, um dos mais importantes instrumentos do seu trabalho e também o símbolo da sua presença nos ambientes.

O jaleco branco é, certamente, o cartão de visitas do profissional médico, com o nome e a especialidade bordados e que, combinados com a cor, transmitem conforto e esperança às pessoas nos momentos mais difíceis.

Além disso, o jaleco branco é um EPI, equipamento de proteção individual, obrigatório nas atividades de atendimento em setores de emergência e também em consultórios, como os odontológicos.

O jaleco protege tanto o profissional contra os riscos de contaminação no ambiente hospitalar quanto os pacientes, evitando a proximidade com as roupas comuns dos médicos, que podem ter ameaças à vulnerabilidade deles.

Com tanta importância para a imagem e para a saúde de todos, podemos imaginar que o jaleco deve ser higienizado com atenção para que esteja sempre nas melhores condições e dure muito.

Nós da BonaSecco vamos falar dos cuidados com o jaleco branco para você estar sempre impecável para os pacientes e clientes e todos em segurança!

Como guardar os jalecos brancos?

Tão importante quanto higienizar é a forma de conservar o jaleco branco, pois não podemos esquecer que o jaleco é um EPI, portanto tem uma função técnica e para que isso aconteça, é preciso ter cuidados na hora de guardar e de transportar.

Esses cuidados permitem que o jaleco dure mais tempo com qualidade e não seja contaminado por impurezas que impeçam de usá-lo com segurança nos ambientes hospitalares e alimentares.

Durante o uso diário

Como falamos anteriormente, não se deve usar o jaleco fora do local de trabalho – centros cirúrgicos, consultórios, enfermarias. Portanto, é preciso reservar um local específico no ambiente para deixar a roupa para ir ao almoço ou outros compromissos durante o expediente.

Se for sair de um ambiente de tratamento para uma área administrativa da unidade hospitalar, o ideal é ter um segundo jaleco para trocar, pois, para as pessoas, há os mesmos riscos de sair de jaleco para um restaurante.

Guardando o jaleco branco

Coloque a peça em um saco estilo ziplock ou em um porta-jaleco – existem modelos especiais para essa finalidade. Ambas as peças são desenhadas para acondicionar objetos que devem ter o menor contato possível com o ar e protegidos de impurezas externas.

Nunca guarde o jaleco pendurado em cabide dentro do armário, mesmo com uma capa protetora, para evitar o contato com traças, poeira e sujeiras suspensas e para que não crie mofo no jaleco por causa da umidade interna.

O isolamento das demais peças é fundamental para o uso do jaleco.

Transportando o jaleco branco

Por se tratar de um EPI e não ser permitido o uso do jaleco fora do ambiente médico – além de não ser recomendado – esse uniforme profissional possui regras de segurança rígidas, tanto para transportar jaleco usado quanto o jaleco higienizado.

  • Se a peça estiver usada, a recomendação é virá-lo pelo avesso, e colocá-lo dentro de um saco comum fechado ou um recipiente exclusivo, sem nenhuma outra peça junto que não sejam outros jalecos e ainda estando no ambiente onde ele é usado;
  • Retire o jaleco da embalagem somente na hora de colocar na máquina;
  • Se a peça estiver limpa, deve ser transportada numa das opções usadas para guardar o jaleco.

Nunca coloque o jaleco pendurado em encostos de bancos, mesmo limpo, dentro de mochilas ou bolsas ou qualquer outra forma que o exponha a roupa a contaminações ou que ela contamine o ambiente.

Com essas medidas, você garante a qualidade da lavagem do jaleco e a vida útil da roupa!

Como lavar jaleco branco?

Lavanderia perto de mim Bonasecco

Como lavar jaleco branco?

A lavagem do jaleco requer alguns passos importantes dada a criticidade de ser uma peça de roupa que vive em contato com microrganismos e outros agentes ambientes nos atendimentos de saúde.

Veja abaixo como fazer para higienizar o jaleco branco.

  1. Lave o jaleco (ou jalecos) separado de quaisquer outras roupas para evitar que essas sejam atingidas pelas partículas impregnadas nos uniformes;
  2. Coloque o jaleco de molho em água sanitária por uma hora;
  3. Lave na máquina usando sabão de lavagem tradicional e alvejante para evitar o amarelamento do jaleco que a água sanitária eventualmente provoca;
  4. Nunca use produtos perfumados na lavagem do jaleco;
  5. Para otimizar a lavagem do jaleco, deixe-o de molho em uma solução de água e álcool por alguns minutos.

Lave a máquina também!

Para preservar a saúde das demais roupas que serão lavadas na máquina, é importante eliminar todo tipo de resíduo da lavagem do jaleco que fique no equipamento. Portanto, higienize a lavadora por dentro com um ciclo de água e 500ml de água sanitária.

Como secar o jaleco branco?

A secagem do jaleco pode ser na secadora, porém existe o risco de encolhimento do tecido e também pode ser feita no varal, pendurado em um cabide – o que vai facilitar na hora de passar – e num local à sombra e arejado. Guarde o jaleco somente se estiver completamente seco, para evitar o mofo.

Como passar o jaleco branco?

Antes de começar, verifique as instruções da etiqueta. De uma forma geral, se não houver etiqueta:

  • Vire o jaleco pelo avesso;
  • Use uma fronha para evitar o efeito brilhante no tecido;
  • Aplique a temperatura mínima;
  • Tenha atenção com as partes sensíveis, como os botões e os bordados.

Como remover manchas de jaleco branco?

Manchas são um capítulo especial na higienização de jalecos. É preciso ter os cuidados para preservar o tecido e a vida útil do jaleco, além de manter a beleza que tanto impacta positivamente os pacientes e clientes. Veja dicas para as manchas de jaleco mais comuns.

Manchas de suor e amarelamento

A melhor alternativa para evitar o amarelado no jaleco é usar alvejante durante a lavagem. Outra opção é uma pasta de amido de milho (a famosa maizena) e água fria. Cubra a mancha e esfregue levemente. A água oxigenada também costuma dar bons resultados.

Manchas de sangue

Para retirar mancha de sangue de jaleco, após o período de molho com água sanitária, coloque a peça por meia hora em uma solução com duas partes de vinagre e uma de bicarbonato de sódio para cada litro de água morna.

Após isso, esfregue levemente o local e coloque na máquina normalmente. É importante lembrar que todos os passos devem ser feitos com luvas de borracha, que podem ser higienizadas posteriormente.

Vale a pena lavar o jaleco branco em casa?

Higienizar o jaleco da forma correta, exigida pelos padrões de qualidade da atividade e para preservar a integridade de todos que trabalham com o profissional, é um processo que exige vários cuidados e é preciso garantir que a roupa esteja completamente limpa.

Além do aspecto da saúde, existe também a apresentação: um jaleco com manchas mal removidas, sinais de encardido, odores e bolinhas certamente prejudicam a imagem!

Lavar em casa exige tempo para cuidar das etapas com atenção e uma inspeção rigorosa no jaleco após a lavagem para garantir os resultados.

Quem possui poucas peças, ainda precisará gastar água e energia em excesso, o que vai pesar muito no orçamento. Então, será que vale a pena lavar jaleco em casa?

Em um serviço de lavanderia, como a BonaSecco, os técnicos de lavanderia aplicam todos os métodos necessários para que o jaleco seja devolvido em perfeitas condições de uso.

Todos os cuidados sanitários são observados, especialmente na questão das manchas. O tratamento profissional poupa você da preocupação que existe na lavagem doméstica de jalecos.

Na lavanderia BonaSecco, nossos profissionais entregam a melhor higienização dos jalecos brancos e você pode descansar das jornadas exaustivas e aproveitar mais a vida!

Conheça a unidade mais próxima da BonaSecco na sua região!

Share Button