Por que as roupas desbotam?

Essa é a pergunta que sempre fazemos justamente depois da frustração de pegar aquela peça de roupa guardada para ocasiões especiais e descobrir que ela está desbotada!

O look ideal para a festa está perdido. Além do desânimo, a situação nos faz pensar como o desbotamento da roupa pode ter acontecido, se é possível que outras peças estejam na mesma situação e o que fazer para evitar que uma nova seja perdida.

Enquanto você vasculha todos os cabides e gavetas para inspecionar as peças de roupa coloridas ou em tons escuros, existe uma boa notícia: podemos evitar as roupas desbotadas com ações simples na hora de lavar ou passar.

E uma segunda e ótima notícia: a BonaSecco faz a restauração de roupas com desbotamento, fazendo elas ficarem como novas! Assim, você evita perdas e a BonaSecco ajuda a recuperar o seu guarda-roupa!

Vamos falar sobre porque as roupas desbotam e como podemos evitar esse desastre!

O que é o desbotamento de roupas?

O desbotamento em roupas é um processo que pode começar naturalmente em diversas roupas, depois de algumas lavagens. Elas perdem a cor original e passam a ter um aspecto de roupa envelhecida e gasta.

Em muitos casos, o próprio tecido também é afetado, acentuando um aspecto que em nada lembra a roupa que você gostou tanto quando comprou e que usou com satisfação algumas vezes.

Esse processo pode ter várias causas bastante conhecidas, porém existem formas de lavar e passar roupas que provocam o desbotamento. Depois de conhecer as formas de prevenir, você vai se surpreender por ter perdido roupas antes!

Quer saber como tirar o encardido de roupas brancas? Veja o nosso artigo!

Quais as causas do desbotamento de roupas?

Fixação da tinta na fabricação da roupa

Essa é uma das causas mais comuns para o desbotamento precoce da roupa: durante a fabricação, ocorre a falta ou falhas na fixação da tinta durante o tingimento da peça.

Por esse motivo, existem roupas que soltam tinta nas primeiras duas lavagens apenas (em média) e outras que liberam tinta sempre, num processo contínuo de degradação das cores.

Erros no processo de lavagem na máquina

Roupas com cores vivas podem desbotar durante um processo errado de lavagem, especialmente se o tecido for delicado e se as cores forem muito escuras.

  • Usar o ciclo de lavagem incorreto: por exemplo lavar peças finas com o ciclo de roupas pesadas;
  • Torção de peças delicadas, dentro da máquina ou manualmente;
  • Misturar peças coloridas claras e escuras: toda roupa colorida libera tinta nas primeiras lavagens. Ao misturar, as peças mais claras podem manchar e as mais escuras perderem a cor;
  • Não seguir as instruções de lavagem na etiqueta;
  • Lavar com água quente;
  • Usar sabão em excesso para lavar roupas coloridas;
  • Lavar pelo lado direito das peças, expondo as cores à fricção com outras peças.

Erros no processo de secagem e passadoria

  • Colocar as peças para secar diretamente no sol;
  • Passar pelo lado direito, expondo a tintura diretamente às altas temperaturas;
  • Passar com a temperatura errada para o tecido;
  • Não seguir as instruções de passadoria na etiqueta.

Como podemos ver, são inúmeras as causas que podem levar ao desbotamento. Cada uma delas isoladamente já tem potencial para danificar as suas roupas preferidas!

Encontre a lavanderia mais próxima

É possível devolver a cor às roupas desbotadas?

Sim! É o processo Restauração de Cores, que a BonaSecco oferece com sucesso, utilizando o Easy Finish ®!

O produto é aplicado no tecido através de um kit nebulizador que amacia a roupa e renova as cores originais. Os profissionais de lavanderia da BonaSecco aplicam o método após uma lavagem e passam a roupa antes de entregar ao cliente.

Com isso, você pode ter a esperança de usar suas roupas especiais e que julgava que estavam perdidas para sempre!

Quer saber mais sobre a Restauração de Cores da Bonasecco? Fale conosco!

10 dicas para evitar o desbotamento de roupas no dia a dia!

10 dicas para evitar o desbotamento de roupas no dia a dia!

Assim como a lista de causas para o desbotamento é grande, as medidas para evitar também são. Vamos falar das principais dicas que vão ajudar no dia a dia!

  1. Use o ciclo delicado para roupas coloridas ou com cores fortes. Ele não fará a torção que prejudica o tecido e consequentemente a tintura;
  2. Não misture roupas claras e escuras;
  3. Siga as instruções de lavagem, secagem e passadoria que estão na etiqueta;
  4. Vamos desobedecer um pouco a etiqueta? Mesmo que ela recomende água morna ou quente, nunca use! Lave com água fria sempre;
  5. Lave as peças pelo avesso, para preservar a tintura da fricção com as outras roupas;
  6. Use produtos recomendados para roupas coloridas;
  7. Não use sabão em excesso. Se a peça estiver muito suja, faça uma lavagem manual e suave antes;
  8. Não coloque para secar no sol direto;
  9. Passe as roupas sempre pelo avesso (essa dica serve para todas as roupas);
  10. Verifique a temperatura correta para cada tecido.

Conte com uma lavanderia profissional para preservar as cores!

Como podemos ver, o desbotamento de roupas, apesar de ser um problema sério e causar perdas de peças às vezes quase novas e de preço elevado, pode ser evitado com ações simples no momento de lavar e passar.

Porém, a lista de cuidados é grande. Afinal, trata-se de preservar as cores originais e o tecido das roupas que você quer sempre prontas para usar.

Mas você já pensou que uma ajuda profissional pode prolongar ao máximo as cores originais e a integridade dos tecidos?

Evitar o desbotamento exige tempo e dedicação, além de atenção com os detalhes. Para não correr o risco de errar na lavagem caseira, a melhor opção é confiar em uma lavanderia especializada em roupas coloridas.

Além disso, para as roupas desbotadas, existem soluções como a Restauração de Cores que a BonaSecco oferece para devolver as cores íntegras e vivas.

Evite surpresas desagradáveis na hora de vestir aquela roupa perfeita para uma ocasião especial, deixando com a nossa equipe a tarefa de lavagem de roupas coloridas.

Os profissionais de lavanderia da BonaSecco usam os métodos certificados e seguros para lavar, preservando a qualidade e as cores dos tecidos. Você sempre terá uma roupa que parece ter saído agora da loja!

A BonaSecco faz este trabalho com todas as melhores práticas e respeitando os protocolos de saúde contra o coronavírus!

Basta contatar a loja mais próxima e nossa equipe vai cuidar da lavanderia e passadoria das suas roupas coloridas!

Share Button