O ritual se repete a cada ano quando chegam as estações frias: hora de aproveitarmos para usar as roupas de lã, os moletons e casacos que estão na gaveta… com cheiro de roupa guardada!

Sim, aquele odor que está longe de ser agradável e que pode ser mais forte conforme a umidade do local de guarda da roupa de inverno está guardada, há quanto tempo e o tipo de tecido.

Na pandemia, a situação ficou mais crítica: com o isolamento, o homeschooling e o home office, que de provisório virou definitivo para milhões de brasileiros, as roupas de trabalho, os uniformes escolares e roupas de passeio também são vítimas do cheiro de gaveta.

O próprio inverno de 2020 foi inteiramente passado dentro de casa!

Ou seja, a frequência com que vamos nos frustrando ao pegar uma roupa na gaveta aumentou muito. Mas, como é possível resolver esse problema?

Como podemos evitar que o cheiro de roupa limpa suma das peças? Nesse artigo, vamos mostrar como se livrar desse incômodo e aproveitar as roupas guardadas com muito prazer!

Cheiro de roupa guardada: quais as causas dele?

Podemos dizer que não existem causas específicas para o cheiro de armário nas roupas, ao contrário do que acontece com roupas com manchas de desodorante por exemplo.

Na verdade, o cheiro de guardado pode vir de uma série de práticas indevidas que, isoladamente, não causam danos às roupas, apenas o incômodo de desistir de uma roupa na hora de vestir para sair por causa do odor de gaveta.

Ao longo das dicas que daremos aqui, você verá situações muito comuns no nosso dia a dia, principalmente em tempos de isolamento com a pandemia, onde a rotatividade de uso das roupas caiu muito.

Coloque as roupas no sol periodicamente

No Brasil as roupas de frio costumam ficar guardadas por meses, pois o outono e o inverno não são longos e rigorosos na maioria das regiões. Mesmo no Sul, apesar da frequência maior de uso, também existe a umidade mais intensa e presente ao longo do ano.

A umidade nos armários atrai fungos e bactérias que acabam causando o mau cheiro nas roupas, mas não resistem ao calor. Por isso, é importante colocar as roupas ao sol periodicamente, estendendo em varais ou cabides.

Duas horas por mês é o suficiente nas regiões mais frias. As demais ações, que vamos mostrar aqui, devem ser usadas. Mas atenção com a etiqueta: se o tecido não puder receber altas temperaturas, não arrisque!

Higienize seu guarda-roupa e cômodas com frequência

Essa é a medida mais importante para combater o cheiro de mofo e ameaças às roupas! Armários vivem fechados e, além do cheiro de roupa guardada, as roupas de frio normalmente são reusadas, podem abrigar poeira, traças, fungos e bactérias nas fibras.

Uma vez por mês, faça um serviço simples:

  • Retire todas as peças dos armários e gavetas – incluindo o que não é roupa;
  • Passe um pano úmido para retirar excesso de poeira e traças;
  • Passe um segundo pano úmido com vinagre ou um produto leve de limpeza em todos os pontos, principalmente os cantos de prateleiras;
  • Deixe secar aberto antes de recolocar as coisas.

Dessa forma, você reduzirá muito os agentes de risco para o mau cheiro de armário.

Ventile suas roupas diariamente por algumas horas

Aqui, diferentemente de colocar as roupas no sol – e principalmente para aquelas que não podem ser aquecidas – você deve abrir todas as portas e gavetas para permitir a circulação de ar entre as roupas.

Isso deve ser feito uma vez a cada quinzena ou semanalmente em locais mais frios. Mas não esqueça de abrir as portas e janelas dos quartos, pois é isso que vai criar a circulação de ar, que também é um inimigo dos microrganismos que causam o cheiro ruim das roupas.

Quer lavar a jaqueta de couro para usar nos passeios de inverno? Veja nosso artigo com as melhores dicas!

Encontre a lavanderia mais próxima

Busque a melhor organização dentro dos armários e gavetas

Lembra quando falamos para retirar também o que não é roupa para limpar o armário e as gavetas? Sim, esse costuma ser um grande problema nas casas com pouco espaço e muitas coisas.

O maior aliado para a integridade e o cheiro bom das roupas guardadas ainda é a forma de guardá-las. Veja algumas medidas simples para organizar o armário.

  • Não sobrecarregue o armário com excesso de roupas;
  • Guarde as peças deixando espaços entre elas e as paredes internas para que o ar possa circular;
  • Não guarde roupas no mesmo espaço de outros objetos;
  • Limpe com rigor os calçados antes de guardar no mesmo espaço;
  • Não use cabides em excesso, pois acaba criando uma barreira para o ar.

Cheiro de roupa guardada: pratique o desapego!

Que tal repensar a necessidade das suas roupas enquanto arruma as gavetas e armários? Você vai encontrar peças que não servem mais ou que estão fora de moda.

Vendendo ou doando as roupas, você gera uma renda inesperada, faz o bem a outras pessoas e abre espaço para que as roupas remanescentes respirem melhor e novas possam entrar!

Use receitas simples para evitar o cheiro de mofo nas roupas

Existem métodos muito simples que combatem o cheiro de roupa mofada em armários.

Veja alguns exemplos.

  • Trouxinhas de giz, cravo e óleo essencial ou sachês de sílica gel afastam a umidade;
  • Não use sacos plásticos para guardar roupas. Invista em sacos de TNT ou de algodão;
  • Nunca guarde as roupas ainda úmidas, mesmo que levemente, pois atrai mofo e fungos, além de danificar as fibras.

Lave todas as roupas periodicamente

Sim, uma solução possível para quem tem problemas de espaço, muitas roupas e pouco tempo para as medidas de higiene que comentamos é juntar as peças com cheiro e fazer uma lavagem.

Para as roupas de frio, isso normalmente é feito na entrada da estação, aproveitando que elas serão usadas com frequência em seguida e no fim da estação para que sejam guardadas nas melhores condições.

Para as roupas de uso geral, que estamos usando menos por causa do home office ou da pandemia, a lavanderia deve ser por tipos de roupas (calças, blusas, camisetas) para que você possa controlar a frequência das lavagens.

Assim, você garante roupas prontas para uso, livres de microrganismos e com cheiro de roupa limpa!

Conte com uma lavanderia especializada para eliminar o cheiro de armário

Conte com uma lavanderia especializada para eliminar o cheiro de armário!

Evitar o cheiro de roupa guardada exige cuidados constantes com a guarda e com a organização dos espaços e sabemos que a rotina muitas vezes sabota essas soluções.

Nos tempos atuais (agravado pela pandemia), as mulheres assumiram inúmeras responsabilidades profissionais e pessoais, além do número de mães solo crescer a cada dia.

O resultado é natural: as roupas terão cheiro de guardado pela falta de tempo e um cuidado regular. A solução acaba sendo a lavagem das roupas.

Porém, lavar roupas guardadas – na sua maioria são peças de frio – é uma tarefa pesada, especialmente para quem já trabalha muito todos os dias, tem filhos para cuidar e educar e precisa de momentos de descanso e lazer.

A lavanderia profissional é uma excelente aliada para atender as necessidades com qualidade, retirando as roupas na sua casa e entregando todas limpas e prontas para serem usadas.

A BonaSecco faz esse serviço usando as melhores técnicas e permite que você possa investir as horas dessas tarefas em momentos de relaxamento, diversão e bem-estar com a família e os amigos, aproveitando o melhor da vida!

Basta contatar a loja mais próxima e você poderá usar as suas roupas de frio com muito prazer e com um aroma de roupa saudável!

Share Button