Se perguntarmos às pessoas qual a tarefa doméstica que elas acham mais trabalhosa, a passadoria será certamente a escolha da maioria. Além disso, é importante saber como passar roupa pois é uma rotina que implica em muitos detalhes e riscos.

Para começar, estamos lidando com um aparelho que alcança altas temperaturas e precisa ser manuseado com atenção. Além disso, existem formas de passar por vários critérios: tecido, tipo de roupa, se há detalhes na peça e tamanho (no caso de lençóis, por exemplo).

Por isso, não é raro encontrarmos pessoas que não têm experiência alguma em passar roupas e preferem delegar a tarefa para empregados ou lavanderias especializadas, pois a passadoria não combina com a vida corrida e com a vontade de usar o tempo com atividades melhores.

Mas a pilha de roupas está no canto da área esperando você! Então, como proceder para passar roupas com eficiência e evitando os riscos?

Nesse artigo, vamos mostrar algumas dicas para ajudar você nessa tarefa cansativa!

1 – Ferro tradicional, ferro a vapor ou vaporizador?

Essa deve ser a primeira pergunta, pois cada aparelho de passar roupa tem as suas vantagens e desvantagens. Nesse nosso artigo, explicamos as vantagens do ferro a vapor e comparamos com os outros dois aparelhos.

Essa decisão é importante, pois você deve estar confortável sobre qual equipamento é o mais seguro e mais eficaz para a quantidade de roupas, os tipos de peças, o seu ritmo de uso, a preocupação com a conta de energia e outros pontos.

2 – Cuidado com a quantidade de roupas por lavagem

Sim, a lavanderia vai impactar e muito na passadoria!

A quantidade de roupas por lavagem deve ser adequada para a lavadora funcionar sem sobrecarga – e não se danificar – e as peças não ficarem retorcidas. Quanto mais amarrotadas, maiores as dificuldades na hora de passar as roupas.

Portanto, fuja da tentação de lavar o mundo no sábado para passar o mundo no domingo, o que na prática significa mais energia gasta, a elétrica e a sua para alisar as peças – sem contar que o excesso de roupas prejudica a qualidade da lavagem.

3 – Inspecione as roupas antes de lavar

Outro cuidado na lavanderia que vai facilitar a vida na hora de passar roupa: verifique todas as peças em busca de rasgos, descosturas e manchas causadas por desodorante [link para 003-040] na região das axilas.

Caso a peça não seja reparada previamente, o problema pode se agravar com a temperatura do ferro – ou você terá de lavar a roupa novamente.

4 – Cuidado com o sabão e o amaciante

Muitas pessoas não percebem, mas o sabão e amaciante em excesso não são retirados nos enxagues e ficam entranhados nas roupas. Além disso, vão criar rugas nos tecidos, dificultando a passadoria que, por sua vez, vai fixar o excesso de produto nas peças.

5 – Coloque algumas peças para secar em cabides (e outras dicas)

Essa é uma preocupação que faz toda a diferença na hora de passar as roupas, pois existem peças que criam marcas, como as camisas sociais e as roupas de linho. Em cabides, elas secarão sem vincos e ficarão mais simples de passar.

  • Aproveite para sacudir as demais peças antes de colocar no varal, pois isso já elimina rugas e vincos;
  • Retire as roupas do varal e dos cabides assim que elas ficarem secas;
  • Se não for passar imediatamente, dobre as peças de roupas antes de guardar e coloque em uma pilha. Jogar em algum lugar vai criar amassados e dificultar a passadoria.

Vai lavar roupas pretas e quer dicas úteis? Leia o nosso artigo!

6 – Siga rigorosamente as instruções das etiquetas

Cada peça de roupa tem um método próprio de passadoria e podem se resumir aos tipos de tecido e a detalhes que as roupas possuem (lantejoulas, por exemplo).

Encontre a lavanderia mais próxima

Para isso, é fundamental seguir as orientações das etiquetas. Além de ser mais seguro, é a sua garantia caso haja algum problema mesmo seguindo as recomendações.

7 – Utilize uma folha de alumínio sob a manta da tábua

Esse truque é bastante conhecido e eficiente para manter a temperatura do ferro de passar. Coloque uma folha por baixo da manta (ou tecido de apoio, caso não use uma tábua) com a face brilhante virada para cima.

Dessa forma, você não vai precisar virar as peças muitas vezes para alisar.

8 – Umidifique as roupas com um borrifador

Essa dica é importante quando não passamos as roupas logo após retirar da secagem, para amaciar as fibras e facilitar o alisamento. Você pode usar uma solução de água com uma quantidade pequena de amaciante ou produtos passa fácil.

9 – Comece a passar pelas roupas delicadas

Essa é uma estratégia infalível para ganhar tempo e ritmo para passar roupas: com a temperatura do ferro ainda baixa, passar roupas finas é eficaz e rápido. Quando chegar a vez das roupas mais grossas, a temperatura já estará mais alta.

Dessa forma, você economiza tempo e gasto com energia e também se esforça menos, pois passar as roupas mais pesadas na temperatura ideal se torna mais fácil (ou menos difícil).

10 – Vai passar roupas durante uma viagem?

Uma boa alternativa para retirar amassados e rugas de diversas peças de roupas é estender em um cabide dentro do banheiro enquanto você toma banho. O vapor fará o serviço.

Além disso, fica a dica de sempre nas viagens: evite levar roupas que precisem ser passadas. Afinal, nunca se sabe se vamos encontrar um ferro e um lugar estável para passar roupas!

Veja em nosso artigo como lavar jaqueta de couro!

Passadoria profissional

Passadoria profissional: por que é a melhor opção?

Como vimos até aqui, passar roupas em casa requer uma série de cuidados e métodos que são difíceis de administrar quando temos outras tarefas ou quando o tempo para a passadoria é curto.

Passar roupas com pressa ou sem cuidar de todos esses detalhes pode se tornar uma tarefa muito pesada e sem os resultados esperados, além de causar um desgaste físico grande. Enquanto isso, a pilha de roupas está crescendo e alguém precisa dar conta dela!

Que tal entregar essa tarefa a quem sabe exatamente o que fazer com cada peça de roupa? O trabalho de uma lavanderia profissional com serviço de passadoria é a melhor alternativa!

Além de atuarem dentro das melhores práticas de equipamentos, técnicas e produtos, uma empresa de passadoria obedece estritamente às instruções dos fabricantes e as características dos tecidos e de cada roupa.

A BonaSecco faz a lavanderia e passadoria de todos os tipos de roupas e você pode substituir a tarefa chata de passar roupas num sábado pelo prazer de ler um livro, ver uma série de TV ou simplesmente passear com a família.

É o tempo, um bem tão precioso, que você aproveita com o que há de melhor!

Basta contatar a loja mais próxima e nossa equipe coleta suas roupas e entrega prontas para serem usadas a qualquer momento!

Share Button