Atualizado em 15/03/2021 às 13:07

Começo de ano é sempre a grande e sadia expectativa: momento da volta às aulas de milhões de crianças, adolescentes e jovens em todo o país!

Este retorno – ou entrada para muitos, o que aumenta ainda mais a expectativa – é cercado de ansiedade e diversas preocupações: material escolar, transporte, rotina de horários, atividades extras e, claro, os uniformes escolares.

No momento que vivemos em todo o mundo, com a pandemia ainda entre nós e com números alarmantes, todas as recomendações de higiene e saúde são indispensáveis para que nossos alunos estejam com o máximo de proteção.

O traje de escola, assim como tudo que envolve o uso diário e imediato, precisa ser muito bem cuidado para evitarmos que os tecidos dele sejam um meio de contato com o coronavírus.

Além disso, existem as preocupações que todos os pais já conhecem: manchas de alimentos, tinta e sujidade das atividades escolares e o contato com os colegas, especialmente dos pequenos.

Mas quais cuidados precisamos ter com o retorno às aulas em tempos de pandemia? E como conservar ao máximo o uniforme de escola para prolongar a vida útil dele?

Vamos falar um pouco sobre estas dúvidas neste artigo!

Volta às aulas: as muitas dúvidas com o (ainda) desafio da pandemia!

O programa de vacinação ainda está em fase inicial no Brasil e levaremos um bom tempo até que 70% da população – número ideal inicial – esteja imunizada e a segurança de saúde comece a ser uma realidade fora das residências.

Por outro lado, as dificuldades com o ensino em casa, principalmente das crianças dos dois primeiros ciclos do ensino fundamental – 1º ao 9º ano – foram muito grandes, somadas a um outro grande desafio: o home office de milhões de pais.

O ano começou e os pais estão apreensivos com mais prejuízos de aprendizado e de progresso acadêmico. Definir o futuro do ensino no meio da pandemia é ainda um grande desafio.

É seguro o retorno às escolas neste momento da pandemia?

Essa é uma das muitas perguntas sem resposta que a Covid-19 criou. Famílias e escolas ainda convivem com a incerteza sobre retomar as aulas presenciais, mesmo que mescladas com o ensino remoto.

Segundos as informações colhidas nos Estados no começo de janeiro, a grande maioria – onze – não tem uma data definida de retorno às aulas presenciais. O Amazonas, por exemplo, que definiu o começo em janeiro, na forma mista, retrocedeu por causa de uma segunda onda da doença.

Como fazer então, diante de tanta incerteza?

A dica? Buscar a informação com a secretaria estadual de saúde do seu Estado ou em publicações especializadas em educação e saúde de crianças.

E busque diariamente! Os números da Covid-19 oscilam rapidamente do estágio verde para o vermelho.

Enquanto as aulas presenciais não começam na sua cidade, veja as nossas dicas para preparar os uniformes escolares que serão usados a qualquer momento!

Cortinas são potenciais focos para o novo coronavírus. Veja alguns motivos para levar sua cortina em uma lavanderia e dormir tranquilo.

Lavanderia perto de mim Bonasecco

Por que é tão importante o cuidado com o uniforme escolar na pandemia?

Os uniformes de escola podem esconder um potencial grande de contaminação pelo novo coronavírus e alguns motivos justificam os nossos cuidados extras!

A permanência do coronavírus nos trajes escolares

O coronavírus pode permanecer ativo de 72 a 96 horas em tecidos e, portanto, ser nocivo à saúde das pessoas. Este é um dado alarmante por causa do manuseio dos uniformes pelas crianças na hora de despir, além do tempo que as roupas ficam em cestos antes da lavagem.

Qual a dica? Lavar o uniforme escolar imediatamente após o retorno da escola, com água e sabão no mínimo.

Cuidados com uniforme escolar

O comportamento dos alunos

Estudantes, especialmente os menores, apesar de todas as orientações – como o uso da máscara e do álcool em gel – não têm a disciplina em seus grupos que podemos exigir em casa. O contato das mãos com superfícies diversas e depois com o uniforme, sem higienizar, é constante.

Qual a dica? Converse com a criança sobre os cuidados e discuta os procedimentos de controle com a escola com a maior frequência possível. Todo cuidado é sempre pouco!

A academia reabriu e você não vê a hora de retornar à malhação? Veja essas dicas úteis para cuidar das suas roupas de ginástica e malhar com a roupa em perfeito estado!

Como lavar e retirar manchas dos uniformes escolares?

Um dos maiores desafios para a lavagem são os uniformes escolares, principalmente das crianças.

Afinal, eles são usados por horas, participam de muitas atividades, contatos físicos e todo tipo de incidente com tintas, alimentos e bebidas. Por isso, desencardir e retirar manchas é uma tarefa tão complexa.

Para as manchas e encardidos mais intensos e grandes, muitas vezes a lavagem simples com água e sabão, manual ou na lavadora, não é suficiente. É preciso atuar nas fibras do tecido de uma forma mais profunda.

Uma boa opção é:

  1. Fazer uma solução de vinagre, bicarbonato de sódio, sabão e água morna em um balde e coloque a peça de molho por um tempo entre uma e duas horas;
  2. Executar a lavagem normal, de preferência na lavadora e respeitando as roupas que podem ser lavadas com o uniforme;
  3. Se preferir, é possível lavar manualmente, mas com sabão neutro e água apenas. Use uma escova apropriada para esfregar os pontos de mancha;
  4. Estender no varal até que seque completamente.

Infelizmente, este processo pode não ser eficaz com algumas manchas. Neste caso, a alternativa é usar um produto tira-manchas para roupas, que é vendido nos supermercados.

  1. Após a primeira lavagem, aplique o tira-manchas nos locais e deixe em repouso por vinte minutos;
  2. Fazer uma nova lavagem simples.

Cuidados na lavagem de uniformes de escola

  • A peça não deve ficar de molho por mais de duas horas, pois há o risco de danificar o tecido e a roupa ficar com um cheiro ruim;
  • Não use cloro, água sanitária e outros produtos abrasivos, pois eles podem causar manchas que não sairão mais!

É possível que o encardido ou uma mancha não saia depois do processo completo?

Infelizmente, sim! Nesse caso, a saída é levar o uniforme de escola para uma lavanderia especializada para que ela aplique processos profissionais não recomendados para pessoas em residências.

Como vimos, uma lavagem eficiente de um uniforme escolar não é uma tarefa simples. Exige tempo, uso do processo da forma correta e não há garantia de que ele funcionará completamente!

Você não precisa sofrer tanto com os cuidados de limpeza das roupas de escola dos seus filhos.

A Bonasecco faz este trabalho com todas as normas de qualidade e higienização contra o coronavírus!

Basta contatar a loja mais próxima da sua casa e nossa equipe terá uma grande satisfação em devolver o uniforme escolar limpo, cheiroso e pronto para outro dia intenso!

Share Button