É muito comum nos preocuparmos com a lavanderia de roupas de cama pois são peças que usamos diariamente, adquirem um nível de sujidade que pode impactar a saúde. Mas por que lavar travesseiro costuma ser negligenciado?
O principal fator é de que, estando revestido pela fronha e longe da exposição direta à poeira, oleosidade da pele e resíduos, os travesseiros estariam protegidos da sujeira, o que não é a realidade.
Eles podem abrigar colônias de diversos microrganismos no seu interior e acredite: a lavagem do travesseiro, feita de forma incorreta, pode aumentar essa infestação em vez de eliminá-la!
Travesseiros são essenciais para a qualidade do sono, pois suportam o peso da cabeça de forma que ela fique alinhada ao corpo e evite dores e danos à coluna. A circulação sanguínea da região superior do corpo depende do uso correto do travesseiro.
Bem conservados, eles têm uma vida útil garantida de dois anos e poderão contribuir com muitas noites saudáveis.
Mas como devemos cuidar dos travesseiros corretamente?
Como a conservação dos travesseiros afeta a saúde?
Conservar os travesseiros corretamente não impacta apenas na saúde da coluna e nas boas noites de sono, mas também na saúde respiratória.
Você sabia que, ao final de dois anos, na hora de trocar o travesseiro, 25% do peso dele será composto de ácaros? É um dado assustador e nem mesmo as peças com tratamento antiácaro estão livres dessa ameaça.
Ácaros, fungos e outros microrganismos são as principais causas de alergias respiratórias e de pele, asma, bronquite e rinite. Eles se alimentam de escamas que nosso corpo gera com a renovação da pele, das nossas secreções e de resíduos de cosméticos a maquiagem.
Essas pragas estão presentes nos lençóis, fronhas e colchas, pois são superfícies de contato com nosso corpo. Como a lavanderia de roupa de cama é mais frequente, os riscos podem diminuir.
Por outro lado, os travesseiros, mesmo protegidos pelas fronhas, não escapam; os patógenos acabam se infiltrando e criando colônias ao longo do tempo, sem percebermos, e provocarão os mesmos males.
Portanto, cuidar deles é uma questão de saúde!
9 cuidados básicos que para ter travesseiros duráveis
- Evite usar dobrados ou como apoio das pernas ou do corpo;
- Não deixe os travesseiros cobertos na cama;
- Não guarde em armários ou outros locais fechados;
- Evite comer ou beber na cama;
- Coloque os travesseiros com fronha para arejar diariamente;
- Nunca coloque direto no sol, mesmo para secar;
- Não lave o travesseiro em casa se a etiqueta do produto não permitir;
- Só lave em casa se puder garantir a secagem completa;
- Troque a cada 2 anos ou se estiver perdendo rapidamente a resistência.
Como devemos lavar os travesseiros?
A lavagem de travesseiros é um processo que requer muita atenção tanto com a qualidade da peça quanto o resultado final do ponto de vista sanitário.
O primeiro ponto é decidir pela lavagem em casa; além de serem peças de grande volume, que vão ocupar espaço e podem ter dificuldades de se movimentar na lavadora, alguns materiais só podem ser lavados a seco, em lavanderias especializadas.
Mesmo os enchimentos de travesseiro que podem ser higienizados na máquina de lavar – poliéster e plumas – precisam de atenção com o que é definido pela etiqueta do fabricante.
Quais os passos para lavagem doméstica de travesseiros?
A higienização de travesseiro na lavadora deve seguir os passos abaixo para evitar deformações.
- Retire a fronha ou capa protetora;
- Coloque na lavadora – e no máximo duas peças;
- Coloque o sabão no dispenser e vinagre branco no lugar do amaciante;
- Use o ciclo suave de lavagem para evitar danos ao travesseiro;
- Use centrifugação mas não coloque o travesseiro em secadora;
- Após esses passos, coloque o travesseiro para secar.
É possível lavar travesseiros à mão?
Alguns modelos de travesseiros, que não podem ser higienizados na lavadora, podem ser lavados manualmente.
Porém, isso dependerá do tamanho da peça – é mais comum com travesseiros de crianças ou decorativos – do material de enchimento e das instruções da etiqueta.
Veja os passos abaixo.
- Após retirar a capa ou fronha, mantenha o travesseiro de molho por 1 hora em um balde com água, bicarbonato e vinagre;
- Esfregue toda a peça delicadamente usando sabão em barra;
- Enxágue o travesseiro seguidamente até que todo o resíduo de material saia;
- Após esses passos, coloque o travesseiro para secar.
Como podemos ver, é um processo onde será gasta uma grande quantidade de água e muito tempo e esforço até que o travesseiro esteja completamente lavado e pronto para secar.
Cuidados que devemos ter para secar os travesseiros
A secagem de travesseiros é tão crítica quanto a lavagem. Vamos falar dos motivos pelos quais essa etapa merece tantos cuidados na lavanderia doméstica.
Secagem deve ser completa
Lembra desse cuidado na hora de decidir lavar travesseiro em casa? Eles só devem ser lavados se for possível garantir a secagem completa – que é demorada.
Os travesseiros são feitos de materiais que absorvem muita água – fibrosos e porosos – o que faz com que as peças se transformem em grandes esponjas.
Além disso, a secagem de travesseiro é demorada, até que toda a água escoe. Mesmo quando ele parece totalmente seco, ainda haverá água no interior. Basta apertá-lo para perceber!
Toda a água deve sair antes de usar ou guardar o travesseiro, do contrário as colônias de microrganismos se formarão com mais rapidez.
Não seque o travesseiro ao sol
É comum que as pessoas coloquem os travesseiros no sol para secar mais rapidamente ou para matar os microrganismos. Porém, apesar de os raios solares serem excelentes sanitizadores de vários tipos de roupa, esse efeito é superficial e não funciona com os travesseiros.
Pelo contrário: o aquecimento do interior ajuda na proliferação dos fungos, ácaros e bactérias, aumentando o risco alergênico. Portanto, seque travesseiros em luz indireta do sol.
A sua saúde e a durabilidade do travesseiro agradecem!
Vale a pena lavar travesseiros em casa?
Como podemos ver nesse artigo, conservar os travesseiros é uma tarefa complexa e com muitos detalhes importantes. Mas o principal deles é o cuidado com a saúde.
A lavagem em casa deve garantir que o travesseiro seja totalmente higienizado e isso inclui a secagem por pelo menos um dia para retirar a umidade que favorece os microrganismos.
Além disso, há um consumo grande de água e energia sem a garantia de uma higienização completa – nos casos em que a peça pode ser lavada na máquina.
Por esses motivos, é recomendada a lavagem profissional de travesseiros, pois a empresa fará cada etapa cuidadosamente para que a limpeza seja completa e a umidade seja totalmente retirada, além da lavagem a seco quando necessária.
Assim, você terá travesseiros limpos, cheirosos e prontos para mais uma noite de descanso!
Com a lavanderia profissional BonaSecco, você terá todas essas vantagens a um custo que vale a pena e com mais tempo para viver as melhores coisas da vida!
Conheça a unidade mais próxima da BonaSecco na sua região!
Franquia de Lavanderia BonaSecco, rede com tecnologia italiana que atua com Lojas Convencionais e Lavanderias Self Service.