Uma grande celebração é motivo de ansiedade e de várias preocupações. Um deles, sem dúvida, é como passar roupa de festa para ficar elegante e preocupar-se somente com a barra do vestido – um sinal de que se divertiu muito – só no dia seguinte!
Mas falando da produção para o evento, existem vestidos com variados tecidos e tipos de acabamentos que merecem um tratamento especial para ficarem perfeitos para a ocasião – principalmente para as madrinhas de casamento, com foco de câmeras e olhares.
Você já escolheu o look perfeito para a festa de aniversário especial mas o vestido possui alguns detalhes importantes que precisam de atenção, como bordados ou tecidos delicados como o cetim?
Você vai usar um vestido de cor escura e precisa evitar as temidas marcas de ferro? E como passar um vestido plissado? Essas são apenas algumas das dúvidas, outras surgem quanto mais variado for o guarda-roupas, não é mesmo?
Por isso, a BonaSecco traz as dicas de como passar vestido de festa de uma forma que as únicas marcas sejam o seu estilo e elegância!
1 – Lavar, secar, desamassar, passar e guardar vestido de festa: cuidados gerais
Independentemente dos tecidos e detalhes dos vestidos, existem regras gerais para etapas antes e depois da passadoria que valem para todos, antes de usar os tratamentos específicos.
Como lavar vestido de festa
- Atenção com a etiqueta: ela define o tipo de lavagem que pode ser usado;
- Os vestidos mais finos e elaborados só podem ser lavados manualmente ou em lavanderia – por exemplo, aqueles com paetês, pedrarias e outros apliques;
- Para a lavagem manual, é preciso dispor de muito tempo e espaço para lavar e secar, bacias altas, produtos de lavagem adequados e disposição! Caso queira conhecer o processo nos detalhes, basta ver o nosso artigo.
Como secar vestido de festa
- Estender cada vestido em um cabide, não coloque para secar dobrado em varal;
- Usar cabides de acordo com a modelagem dos vestidos nas alças para evitar a demora na secagem e deformações. Para alguns, como os vestidos de seda, os cabides acolchoados são os ideais;
- Secar o vestido à sombra, longe de qualquer contato com o sol.
Como desamassar vestido de festa
Essa etapa é fundamental para amaciar o tecido e facilitar a passadoria em si. Além disso, evita danos com a peça fora da modelagem correta para usar o ferro.
- Fazer uma mistura de uma tampa de amaciante para um litro de água na quantidade desejada para o volume de roupas e coloque em um borrifador;
- Borrifar algumas vezes em cada lado e parte (plissado, liso, barra, cintura) a ser passada.
Como passar vestido de festa
- Usar uma superfície bastante firme para que o contato do ferro com a roupa seja uniforme e seguro. O ideal é sempre a conhecida tábua de passar;
- Muita atenção com a temperatura do ferro, como são tecidos sensíveis, qualquer descuido pode levar à perda da roupa!
Como guardar vestido de festa
- Evitar lugares úmidos, principalmente os fechados;
- Sempre que possível, guardar o vestido em cabide e pelo lado avesso para evitar desfiamentos e descoloração;
- Caso seja preciso guardar o vestido dobrado por causa das pedrarias, vire-os ao avesso, envolva com papel de seda e coloque em uma caixa;
- Arejar os vestidos periodicamente para evitar o mau cheiro que só vamos perceber na hora que precisamos da roupa!
2 – Dicas de como passar vestido de cetim
Um vestido em cetim é sempre garantia de sucesso, pela sofisticação e a luminosidade que o tecido transmite. Justamente por isso, existem cuidados a serem tomados.
- A temperatura do ferro é a mais baixa;
- Passar ao avesso para evitar o contato direto do calor com a parte externa;
- Mesmo pelo avesso, evitar o contato direto do calor com a roupa, use uma toalha branca (para evitar manchas nela) e grossa;
O que fazer para desamassar cetim?
Esse é um dos grandes problemas desse tecido e, muitas vezes, passar o vestido em cetim não resolve completamente.
Nesse caso, substitua a toalha por uma fronha de travesseiro para permitir a passagem de mais calor para a área amassada. Mas é sempre bom lembrar: atenção com a temperatura, o tempo e as distrações enquanto passa!
3 – Dicas de como passar vestido plissado
Um vestido plissado remete à uma elegância clássica mas é atemporal e sempre chama muito a atenção em todos os lugares. Por outro lado, ele exige uma atenção redobrada.
As dobras devem estar sempre alisadas e nos lugares certos para causar o efeito desejado – ninguém quer um vestido desalinhado em uma grande festa!
- Ajustar o ferro na temperatura mínima e sem vapor;
- Começar passando as partes lisas da roupa;
- Passar as pregas individualmente, é a forma que vai garantir o efeito desejado;
- Para dar o acabamento, use o ferro delicadamente na saia em um movimento de cima para baixo;
- Não usar o ferro lateralmente para que as pregas não saiam do lugar – e para evitar um longo tempo de ferro para repassá-las.
4 – Dicas de como passar vestido de seda
Veja os cuidados que devemos ter para passar vestidos em seda, que é um tecido dos mais finos e suscetíveis a acidentes.
- Use a temperatura mais baixa do ferro, pois o calor alto pode rasgar o tecido;
- Passe vestidos de seda enquanto ainda estiverem levemente úmidos;
- Use sempre o lado avesso da roupa;
- Alise o tecido com os dedos para evitar rugas ao passar o ferro;
- Inicie a passadoria pela barra do vestido.
5 – Dicas de como passar vestido de festa escuro
Aqui falamos da conhecida dica de colocar um pano fino e limpo sobre a área do vestido escuro a ser passada e assim evitar que o calor seja totalmente transferido para a roupa e cause as marcas de ferro ou as manchas brilhantes.
Além dessa dica, devemos seguir as demais que são específicas para cada tecido.
6 – Dicas de como passar vestido com aplicações
- A temperatura do ferro deve ser sempre a baixa;
- Passar os bordados pelo avesso e com mais pressão no ferro;
- Colocar um pano sobre as áreas com estampas e brilhos;
- Seguir as demais dicas para o tecido do vestido nas áreas sem aplicações.
É possível ter um belo vestido de festa sem tanto trabalho?
Como vimos até aqui, garantir a beleza do traje naquela festa de casamento tão aguardada não é uma tarefa simples, mas é necessária.
Afinal, os vestidos de festa são feitos nos tecidos mais delicados que amassam e as aplicações fazem parte da beleza deles. Mas será que vale a pena gastar tempo, atenção com detalhes e ainda correr o risco de danificar a roupa por uma pequena falha?
Você já está se vendo naquele vestido arrebatador, então com certeza a resposta é não!
O ideal é você escolher o look para a festa e entregar o trabalho aos serviços especializados de passadoria, com técnicos especializados em passar todos os tipos de tecido e nos cuidados com os acabamentos e detalhes dos vestidos.
Com a passadoria profissional BonaSecco, você só vai se preocupar com a ansiedade para a festa e aproveitar cada minuto dela com muita beleza e elegância!
Conheça a unidade mais próxima da BonaSecco na sua região!
Confira também a franquia de lavanderia da BonaSecco, uma opção de negócio de sucesso, podendo ser instalada em pequenas, médias e grandes cidades.

Franquia de lavanderia.