Uma grande celebração é motivo de ansiedade e de várias preocupações. Um deles, sem dúvida, é como passar roupa de festa para ficar elegante e preocupar-se somente com a barra do vestido – um sinal de que se divertiu muito – só no dia seguinte!

Mas falando da produção para o evento, existem vestidos com variados tecidos e tipos de acabamentos que merecem um tratamento especial para ficarem perfeitos para a ocasião – principalmente para as madrinhas de casamento, com foco de câmeras e olhares.

Você já escolheu o look perfeito para a festa de aniversário especial mas o vestido possui alguns detalhes importantes que precisam de atenção, como bordados ou tecidos delicados como o cetim?

Você vai usar um vestido de cor escura e precisa evitar as temidas marcas de ferro? E como passar um vestido plissado? Essas são apenas algumas das dúvidas, outras surgem quanto mais variado for o guarda-roupas, não é mesmo?

Por isso, a BonaSecco traz as dicas de como passar vestido de festa de uma forma que as únicas marcas sejam o seu estilo e elegância!

1 – Lavar, secar, desamassar, passar e guardar vestido de festa: cuidados gerais

Independentemente dos tecidos e detalhes dos vestidos, existem regras gerais para etapas antes e depois da passadoria que valem para todos, antes de usar os tratamentos específicos.

Como lavar vestido de festa

  • Atenção com a etiqueta: ela define o tipo de lavagem que pode ser usado;
  • Os vestidos mais finos e elaborados só podem ser lavados manualmente ou em lavanderia – por exemplo, aqueles com paetês, pedrarias e outros apliques;
  • Para a lavagem manual, é preciso dispor de muito tempo e espaço para lavar e secar, bacias altas, produtos de lavagem adequados e disposição! Caso queira conhecer o processo nos detalhes, basta ver o nosso artigo.

Como secar vestido de festa

  • Estender cada vestido em um cabide, não coloque para secar dobrado em varal;
  • Usar cabides de acordo com a modelagem dos vestidos nas alças para evitar a demora na secagem e deformações. Para alguns, como os vestidos de seda, os cabides acolchoados são os ideais;
  • Secar o vestido à sombra, longe de qualquer contato com o sol.

Como desamassar vestido de festa

Essa etapa é fundamental para amaciar o tecido e facilitar a passadoria em si. Além disso, evita danos com a peça fora da modelagem correta para usar o ferro.

  • Fazer uma mistura de uma tampa de amaciante para um litro de água na quantidade desejada para o volume de roupas e coloque em um borrifador;
  • Borrifar algumas vezes em cada lado e parte (plissado, liso, barra, cintura) a ser passada.

Como passar vestido de festa

  • Usar uma superfície bastante firme para que o contato do ferro com a roupa seja uniforme e seguro. O ideal é sempre a conhecida tábua de passar;
  • Muita atenção com a temperatura do ferro, como são tecidos sensíveis, qualquer descuido pode levar à perda da roupa!

Como guardar vestido de festa

  • Evitar lugares úmidos, principalmente os fechados;
  • Sempre que possível, guardar o vestido em cabide e pelo lado avesso para evitar desfiamentos e descoloração;
  • Caso seja preciso guardar o vestido dobrado por causa das pedrarias, vire-os ao avesso, envolva com papel de seda e coloque em uma caixa;
  • Arejar os vestidos periodicamente para evitar o mau cheiro que só vamos perceber na hora que precisamos da roupa!

Dicas de como passar vestido de cetim

2 – Dicas de como passar vestido de cetim

Um vestido em cetim é sempre garantia de sucesso, pela sofisticação e a luminosidade que o tecido transmite. Justamente por isso, existem cuidados a serem tomados.

  1. A temperatura do ferro é a mais baixa;
  2. Passar ao avesso para evitar o contato direto do calor com a parte externa;
  3. Mesmo pelo avesso, evitar o contato direto do calor com a roupa, use uma toalha branca (para evitar manchas nela) e grossa;

O que fazer para desamassar cetim?

Esse é um dos grandes problemas desse tecido e, muitas vezes, passar o vestido em cetim não resolve completamente.

Nesse caso, substitua a toalha por uma fronha de travesseiro para permitir a passagem de mais calor para a área amassada. Mas é sempre bom lembrar: atenção com a temperatura, o tempo e as distrações enquanto passa!

Lavanderia perto de mim Bonasecco

3 – Dicas de como passar vestido plissado

Um vestido plissado remete à uma elegância clássica mas é atemporal e sempre chama muito a atenção em todos os lugares. Por outro lado, ele exige uma atenção redobrada.

As dobras devem estar sempre alisadas e nos lugares certos para causar o efeito desejado – ninguém quer um vestido desalinhado em uma grande festa!

  1. Ajustar o ferro na temperatura mínima e sem vapor;
  2. Começar passando as partes lisas da roupa;
  3. Passar as pregas individualmente, é a forma que vai garantir o efeito desejado;
  4. Para dar o acabamento, use o ferro delicadamente na saia em um movimento de cima para baixo;
  5. Não usar o ferro lateralmente para que as pregas não saiam do lugar – e para evitar um longo tempo de ferro para repassá-las.

4 – Dicas de como passar vestido de seda

Veja os cuidados que devemos ter para passar vestidos em seda, que é um tecido dos mais finos e suscetíveis a acidentes.

  1. Use a temperatura mais baixa do ferro, pois o calor alto pode rasgar o tecido;
  2. Passe vestidos de seda enquanto ainda estiverem levemente úmidos;
  3. Use sempre o lado avesso da roupa;
  4. Alise o tecido com os dedos para evitar rugas ao passar o ferro;
  5. Inicie a passadoria pela barra do vestido.

5 – Dicas de como passar vestido de festa escuro

Aqui falamos da conhecida dica de colocar um pano fino e limpo sobre a área do vestido escuro a ser passada e assim evitar que o calor seja totalmente transferido para a roupa e cause as marcas de ferro ou as manchas brilhantes.

Além dessa dica, devemos seguir as demais que são específicas para cada tecido.

6 – Dicas de como passar vestido com aplicações

  1. A temperatura do ferro deve ser sempre a baixa;
  2. Passar os bordados pelo avesso e com mais pressão no ferro;
  3. Colocar um pano sobre as áreas com estampas e brilhos;
  4. Seguir as demais dicas para o tecido do vestido nas áreas sem aplicações.

É possível ter um belo vestido de festa sem tanto trabalho?

Como vimos até aqui, garantir a beleza do traje naquela festa de casamento tão aguardada não é uma tarefa simples, mas é necessária.

Afinal, os vestidos de festa são feitos nos tecidos mais delicados que amassam e as aplicações fazem parte da beleza deles. Mas será que vale a pena gastar tempo, atenção com detalhes e ainda correr o risco de danificar a roupa por uma pequena falha?

Você já está se vendo naquele vestido arrebatador, então com certeza a resposta é não!

O ideal é você escolher o look para a festa e entregar o trabalho aos serviços especializados de passadoria, com técnicos especializados em passar todos os tipos de tecido e nos cuidados com os acabamentos e detalhes dos vestidos.

Com a passadoria profissional BonaSecco, você só vai se preocupar com a ansiedade para a festa e aproveitar cada minuto dela com muita beleza e elegância!

Conheça a unidade mais próxima da BonaSecco na sua região!

Confira também a franquia de lavanderia da BonaSecco, uma opção de negócio de sucesso, podendo ser instalada em pequenas, médias e grandes cidades.

Share Button