Você já ouviu falar em lavagem a seco, não é mesmo? Este modo de higienizar as roupas é bastante conhecido – e necessário, em alguns casos específicos – contudo, não são todas as pessoas que sabem de fato como o processo de limpeza funciona. 

O ato de lavar roupas sem o uso de água gera muitas dúvidas. Afinal, como as peças são limpas? O que é usado para remover a sujeira? Vale a pena investir em lavagem a seco?

A verdade é que a lavagem a seco é uma opção bastante vantajosa que contribui para a preservação das peças de roupa, sem danificar os fios de tecido ou a sua cor. No entanto, apesar de ser uma alternativa muito benéfica, muitas pessoas ainda não sabem como funciona esse método.

Para aumentar a disseminação de informações sobre a lavagem a seco e como ela é feita, preparamos este artigo para você, a fim de esclarecer todas as dúvidas e ampliar o reconhecimento desse método que faz muito bem às roupas. 

Ficou curioso? Continue a leitura e descubra como o processo é feito nas lavanderias e se, de fato, vale a pena investir nessa técnica. Confira!

Lavagem a seco ou com água?

No dia-a-dia, estamos mais acostumados com a lavagem de roupas com água, na máquina de lavar ou no tanque, que é o método tradicional. Separamos as roupas, de acordo com o tecido e coloração, e as colocamos na máquina – que deixa de molho as peças, lava e centrifuga. 

A técnica é comum e está presente na maioria dos lares brasileiros, afinal, há quem pense que lavar as roupas em casa é mais fácil e econômico.

Lavagem a seco ou com água?

Contudo, o que poucos sabem é que o processo de lavagem com água pode acabar danificando o tecido e resultar em um efeito bem chato, que acontece principalmente com peças novas, onde elas acabam encolhendo. Ao entrar em contato com a água durante a lavagem, as fibras do tecido das roupas incham, ganhando uma espécie de novo formato, assim, quando colocadas para secar, as peças podem encolher ou serem danificadas – devido à alteração causada pelo excesso de água. 

 

Apesar de ser um método tradicional, a lavagem com água não é 100% segura e pode acarretar danos graves às roupas. 

 

Por outro lado, a lavagem a seco utiliza solventes químicos para promover a limpeza das peças e, dessa forma, não danifica o tecido das peças, preservando a integridade dos materiais e garantido uma vida útil mais longa para os itens. 

 

Mas, como isso funciona na prática?

 

A lavagem a seco pode ser muito mais simples do que você imagina. Em poucos minutos suas roupas são inspecionadas e levadas para a máquina, que faz todo o serviço de limpeza e drenagem automaticamente. Assim, em menos de uma hora você recebe suas peças higienizadas e passadas. 

Encontre a lavanderia mais próximaPowered by Rock Convert

Como é feita a lavagem a seco?

O primeiro passo para ter as suas roupas lavadas a seco é levar as peças em uma lavanderia especializada – o processo não pode ser feito em casa e é necessária a ação de um profissional para bons resultados. 

Assim, uma vez que a sua sacola de roupas está pronta, basta deixá-las na lavanderia e deixar a mágica acontecer. 

Entenda como o processo é feito: 

Passo 1: primeiramente, a roupa é inspecionada de modo a identificar as manchas – cada uma possui um  tratamento, que requer um produto químico específico. 

Passo 2: após identificar o tipo de lavagem necessário, um profissional aplica o produto sobre a mancha, com o auxílio de uma bisnaga e remove a mancha da peça utilizando uma pistola de ar comprimido e vapor. 

Passo 3: dentro de uma máquina automática, a roupa é mergulhada no solvente químico usado pela lavanderia, geralmente, o produto utilizado é o percloro. Ele é extraído com muita facilidade e, por isso, não é necessário colocar a peça para secar – a máquina libera jatos de ar quente até que a roupa esteja inteiramente seca. 

Passo 4: assim, ao ser retirada da máquina, a roupa passa por mais uma inspeção que analisa se ainda existem manchas ou sujeiras na peça. Caso as manchas não tenham sido eliminadas por completo, o item retorna para a primeira etapa e passa por todo o processo novamente. 

Passo 5: depois de limpas por completo, as peças são passadas com ferro quente e dobradas, sendo separadas para a entrega ao cliente. 

Apesar de parecer trabalhoso, o processo não dura muito mais do que uma hora sequer. Tudo é feito com bastante rapidez e agilidade, para que em poucos minutos os usuários já tenham suas peças de roupas em mãos. 

 

Vantagens de lavagem a seco

Apesar de não ser 100% a seco, como o nome sugere, a lavagem a seco é uma forma de preservar a integridade das suas roupas, evitando que elas desbotem, encolham ou sejam danificadas no processo de limpeza. 

Certas roupas, por exemplo, só podem ser lavar através desse método, conforme indica o fabricante na etiqueta. Logo, é importante ficar de olho em detalhes como esse. 

A lavagem a seco é recomendada para peças delicadas ou tecidos especiais, que são facilmente danificados pela lavagem tradicional – com a água e a ação da máquina de lavar. Dessa forma, a fim de garantir a conservação das roupas, o ideal é investir nesse tipo de limpeza.

Vantagens de lavagem a seco

Ao evitar o “inchaço” causado pela água nas fibras do tecido, você protege a estrutura original da roupa, que não deforma ao secar e assim dura por muito mais tempo – sem encolher, desbotar ou manchar. 

O tratamento correto das peças é fundamental para garantir um guarda-roupas repleto de peças bem cuidadas, com aparência de novas! Portanto, na hora de lavar suas roupas, você já sabe: a lavagem a seco é a melhor opção. 

E se você está em busca de uma lavanderia especializada neste tipo de lavagem, a BonaSecco é escolha certa. Venha conhecer nossos serviços de lavanderia!

Entenda quando é necessário usar a lavagem a seco nas usas peças. 

Share Button