Quantos casais sonham com a linda imagem do seu bebê dormindo serenamente e cercado de tranquilidade e saúde? O quarto do seu filho é a fortaleza de uma relação eterna e gratificante!
É ali que a criança passará grande parte dos primeiros anos, conhecerá os amigos de pelúcia e imaginários e receberá os principais cuidados para o seu desenvolvimento. Mas também estão as pequenas ameaças que precisamos combater.
Poeira, resíduos de alimentos, de produtos em peças de tecido como as roupas de cama, os bichos de pelúcia e as cortinas são um convite para microrganismos e pragas que podem causar graves doenças e processos alérgicos.
Lavar lençóis, fronhas e outros artigos é fundamental para preservar a saúde do filho em seu ambiente principal. Não podemos medir esforços nem rotina.
Você sabe onde devem estar as maiores preocupações?
Vamos falar sobre 5 itens do quarto do seu filho que precisam ser levados e assim garantir o crescimento saudável dele, longe de diversas ameaças que estão em nossos ambientes!
Por que redobrar os cuidados no quarto do filho?
O sistema imunológico infantil é imaturo desde o nascimento até os quatro anos de idade. Nessa fase, devemos aumentar a atenção e os cuidados com os objetos e o ambiente onde o filho vai passar grande parte do tempo – o quarto.
É nele que uma criança vai passar grande parte do dia dormindo nos primeiros anos e se divertindo e estudando à medida que cresce. Portanto, deve ser um local onde tudo esteja voltado para a saúde e a segurança dela.
1 – Cuidados com a fronha na cama do seu filho
Essa é a roupa de cama que fica em contato com as regiões mais sensíveis da criança: olhos, ouvidos, nariz e boca. Todo tipo de microrganismo pode chegar a elas através da fronha, sem contar que uma criança dorme muito mais que adolescentes e adultos nos primeiros anos.
As fronhas devem ser trocadas e lavadas semanalmente, no máximo. Caso encontre sinais de sujeira ou manchas de produtos, troque imediatamente para evitar que isso atraia insetos ou seja inalado pelo bebê.
2 – Cuidados com o lençol de cama do seu filho
Junto com as fronhas, os lençóis são roupas de cama onde podem se concentrar inúmeros agentes causadores de doenças respiratórias e alérgicas.
A lavagem de lençol é semanal e junto com a fronha. Caso surjam derramamentos de alimentos, remédios e produtos de higiene, a substituição deve ser imediata.
- Lave lençóis e fronhas separados de edredons, mantas, colchas;
- Lave separado das roupas pessoais, mesmo sendo da criança;
- Remova as manchas manualmente, antes de colocar na lavadora;
- Observe que existem lençóis e fronhas que não podem ser lavados em máquina.
Você sabe com qual frequência lavar roupas de cama? Aqui separamos algumas informações úteis a respeito!
3 – Cuidados com o urso de pelúcia do seu filho
Qual quarto de bebê ou criança não fica mais leve, bonito e divertido sem os bichos de pelúcia? Não são apenas brinquedos delicados, mas são os primeiros amigos dos nossos filhos, trazem tranquilidade e exacerbam bons sentimentos neles.
Por outro lado, são um dos maiores focos de partículas que provocam doenças alérgicas e respiratórias – poeira, restos de comida, ácaros e outras pragas. Mantê-los sempre limpos é essencial para que as crianças possam usá-los com segurança.
Uma limpeza doméstica de bicho de pelúcia é complexa, exige atenção nos detalhes e uma secagem absoluta, pois são peças que retém muito líquido.
4 – Cuidados com o edredom de cama do seu filho
As fibras de edredons são grandes depósitos para poeiras e microrganismos. Como é uma roupa de cama de uso contínuo nos primeiros meses de vida, principalmente, para manter a temperatura do bebê, o cuidado deve ser redobrado.
É preciso lavar edredom com frequência semanal, o que pode ser feito em lavadora doméstica:
- Use um ciclo de lavagem e um segundo ciclo para aplicar o amaciante;
- Seque em local sem luz direta;
- Guarde em embalagem fechada e em lugar seco somente após a secagem completa.
5 – Cuidados com a cortina do quarto do seu filho
A cortina é um dos maiores concentradores de poeira e microrganismos, especialmente dos ácaros, que provocam ou agravam alergias graves, dermatites atópicas, rinite e asma.
Alguns tecidos em especial, como o algodão, atraem pragas como as traças e até cupins que se alimentam da celulose. Ou seja, a falta de lavagem da cortina do quarto de criança representa um sério risco para a saúde dela.
A lavanderia de cortinas deve acontecer a cada seis meses ou em um prazo menor se o quarto ficar em uma região com muita poeira ou em janelas próximas de áreas verdes.
4 dicas extras para a limpeza completa do quarto do seu filho!
Use sempre com aspirador de pó
O aspirador é meio recomendado para retirar a sujeira, principalmente no quarto do bebê. Use uma vez por semana e aspire em todos os cantos, principalmente os mais difíceis, onde pode haver ninhos de insetos com restos de comida.
Mantenha o quarto ventilado e iluminado
A ventilação e a luz naturais são essenciais em quartos infantis. É uma combinação que afasta ácaros e pragas que preferem lugares úmidos e escuros.
Procure limpar algumas peças fora do quarto
Tapetinhos, brinquedos, andador e outros objetivos devem ser higienizados fora do quarto, para evitar que a poeira deles continue no ambiente e prejudique a limpeza do cômodo.
Nunca faça a limpeza com a criança no quarto
Parece uma dica óbvia, mas é comum que pais não observem ela quando a criança está mais crescida, já a partir dos três anos. Porém, a imunidade dela está ainda em desenvolvimento e assim irá até a plenitude por volta dos doze anos!
Uma lavanderia profissional é a aliada nos cuidados com o seu filho!
Como podemos ver até aqui, existem muitos detalhes envolvendo a limpeza do quarto do seu filho, das roupas e alguns itens em especial. Tudo envolve a saúde e o bem-estar dele, mas você sabe que essas são apenas algumas das muitas preocupações!
A alimentação, a higiene, a educação, o acompanhamento do crescimento são atividades fundamentais e você precisa dar conta de todas.
Lavar roupas infantis – e elas são muitas – toma um tempo precioso não só para as outras tarefas, mas também para o mais importante: o convívio com seu filho! Vale a pena deixar horas inesquecíveis esperando a lavagem das roupas acabar?
Que tal contar com qualidade, agilidade e segurança e ter os sábados de domingos mais livres para viver essa relação tão rica?
Os profissionais de lavanderia pesada da Bonasecco usam os métodos certificados e seguros para lavar, garantindo não só a beleza das roupas mas a segurança de que seu bebê ou mais crescidinho use sem riscos para a saúde!
A Bonasecco faz este trabalho com todas as melhores práticas e respeitando os protocolos de saúde contra o coronavírus!
Basta contatar a loja mais próxima e nossa equipe vai cuidar da higienização de roupas infantis para ajudar a deixar o seu filho mais seguro!
Franquia de Lavanderia BonaSecco, rede com tecnologia italiana que atua com Lojas Convencionais e Lavanderias Self Service.