Em meio a tantas obrigações domésticas, principalmente as de limpeza com roupas, estofados, tapetes, muitas vezes esquecemos de um artigo fundamental: lavar a cortina na lavanderia.

Mas, você deve estar se perguntando: por que pensar em lavar cortinas em uma empresa e não em casa? Os motivos podem ser muitos, como veremos aqui.

Um deve chamar a atenção, nestes tempos de pandemia: sua cortina pode ser uma grande concentradora do coronavírus. Todo cuidado é fundamental, afinal estamos lidando com uma ameaça pouco conhecida.

A questão de saúde não fica limitada a esse vírus novo. O cuidado já deve fazer parte da rotina de quem usa cortinas em casa ou na empresa. E muitas vezes, na tentativa de economizar, a conta pode ficar mais alta ao lavar cortina em casa!

Como isso é possível?

Vamos falar das características das cortinas, a forma de conservá-las no dia a dia e como lavar cortina em lavanderia pode ser a melhor alternativa.

Acompanhe-nos e tire as suas dúvidas!

Uma questão de saúde: por que nos preocupar com a conservação das cortinas?

Sem dúvida, o primeiro motivo que imaginamos para manter as cortinas limpas e bem conservadas é estético.

Afinal, elas precisam estar em perfeito estado para compor visualmente os ambientes. Sua cortina pode perder a beleza se os locais tiverem:

  • Excesso de poeira das ruas ou em áreas com ventos fortes;
  • Presença de insetos, principalmente os cupins e traças, que se alimentam de fibras de tecidos;
  • Incidência forte de sol quando não há um bloqueador de raios;
  • Falta de limpeza periódica das janelas e bloqueadores;
  • Falta de aspiração de pó e lavagem das cortinas.

Porém, uma outra preocupação fundamental quando o assunto é conservar cortinas é a saúde.

Se forem mal conservadas, elas se transformam em colônias de ácaros – microrganismos invisíveis, que se concentram em centenas de milhares nos pequenos espaços e provocam ou acentuam doenças respiratórias graves, como a asma e a bronquite.

Além das cortinas, os ácaros também se concentram em camas, colchas, edredons, tapetes, malas de viagem e estofados.

Um cuidado bastante atual é a prevenção do coronavírus, causador da Covid-19. Em contato com as mãos e secreções das pessoas, os tecidos das cortinas podem manter o vírus ativos por alguns dias!

Portanto, lembre-se da saúde de todos quando resolver adiar a lavagem das cortinas!

3 cuidados fundamentais que devemos ter com as cortinas!

Instale um forro ou bloqueador

Além de proteger dos raios solares, que amarelam e danificam os tecidos das cortinas, estas peças também funcionam como um anteparo da poeira externa e são feitos de um material apropriado para resistir, ao contrário dos tecidos finos das cortinas.

Cuidado com a barra da cortina

Lembra das barras sujas de vestidos longos e de como é difícil lavar em casa? Este problema também existe com as cortinas longas.

Evite que a barra da cortina arraste no chão, pois ela terá uma grande sujeira mais difícil de retirar, se preferir lavar sua cortina em casa.

Aspire o pó da cortina

Esta deve ser uma rotina todas as vezes que fizer a faxina em casa, para retirar o excesso de poeira e microrganismos das cortinas. Sempre que possível, evitar varrer a casa, pois a poeira do chão vai atingir as cortinas – ou faça a aspiração delas por último.

Por que devemos lavar cortinas na lavanderia? Veja esses 6 motivos!

Mas enfim chegou o momento a enfrentar: a lavagem de cortina em casa, com muito material, água, energia, tempo e, acima de tudo, disposição! Mas será que esse processo vale a pena?

Veja alguns motivos da lavagem de cortina em lavanderia ser mais eficiente e contribuir para o seu dia!

Lavanderia perto de mim Bonasecco

1 – Falta espaço adequado para a lavagem caseira

Cortinas são peças grandes, com estruturas de fixação – argolas, carrinhos e outros – e mesmo as pequenas costumam ocupar um grande espaço na lavadora e no varal.

Lavar uma cortina em lavadora doméstica, por maior que ela seja, pode ser um desafio e não surtir o resultado esperado. Elas exigem um manuseio delicado, sem torção e sem arrastar no chão. As cortinas de tecidos finos devem ser lavadas dentro de sacos especiais.

A secagem doméstica de cortina é outro problema; cortinas pesadas podem danificar o varal e este raramente tem a largura das peças, que acabam franzidas e não secam de forma adequada.

2 – Riscos com um processo de lavagem incorreto em casa

Por mais eficiente que a lavagem doméstica de cortina seja, existem variáveis que podem impactar no resultado, como o grau de sujidade que for encontrado e manchas inesperadas e difíceis de sair.

São surpresas com as quais um processo caseiro não conta! Em uma lavanderia especializada em cortinas, a peça é inspecionada em um nível de detalhe maior e para cada mancha ou defeito é tomada uma decisão de lavagem.

3 – Grande economia no processo da lavanderia

Uma lavanderia tem, por objetivo, o melhor aproveitamento do consumo de água e de energia para as lavagens e evitar o desperdício – e isso se reflete no valor do serviço.

Em uma lavagem doméstica de cortina, por falta de um processo definido e validado, gastamos mais energia e água, gerando desperdício e nem sempre com os resultados esperados.

Também existe o custo dos materiais de lavagem, principalmente os especiais para cortinas e que você só usará eventualmente. E com a lavanderia profissional, a relação de custo e benefício é muito melhor.

4 – Maior produtividade com o volume

Imagine lavar quatro cortinas em casa. Elas não podem ser colocadas juntas na máquina, serão diversos processos, repetitivos, com alto consumo de material, energia e água e que podem chegar ao mesmo resultado – ruim.

As lavanderias de cortinas possuem equipamentos para lavar várias peças de uma vez e usando um processos que garantem qualidade para todas.

Lavar cortina na lavanderia

5 – Serviço profissional e garantido na lavanderia

O que você fará se lavar a cortina em casa e o resultado não ficar bom? Vai repetir o processo ou deixar como está? Nenhuma das opções é boa.

Por outro lado, a lavanderia de cortinas é um serviço profissional e focado nos melhores resultados – peças bonitas e livres de agentes de contaminação.

Se o resultado não for do seu agrado, a empresa fará um novo serviço em garantia, com maiores chances de sucesso do que o serviço refeito em casa.

6 – Mais tempo e qualidade de vida com o serviço da lavanderia

Se você pensou em lavar as cortinas em casa no próximo fim de semana, já imaginou que precisará de muitas horas para essa tarefa.

Tempo é um ativo valioso na vida atual. Se ele falta para tantas tarefas importantes, por que gastá-lo com uma tarefa que não agrega satisfação pessoal e sem garantia de bons resultados?

Com uma lavanderia profissional, é tranquilidade com a qualidade do resultado e você pode aproveitar seu tempo com a família e os amigos, fazendo aquilo que gosta – e não é lavar cortinas!

Como vimos, lavar cortina na lavanderia pode garantir o melhor resultado, custar muito menos do que imaginamos e deixar que você aproveite melhor os seus dias.

A Bonasecco faz este trabalho com todas as normas de qualidade e higienização contra o coronavírus!

Basta contatar a loja mais próxima da sua casa e nossa equipe terá uma grande satisfação em devolver suas cortinas prontas para embelezar mais os ambientes!

Share Button