Quando pensamos em uma ótima noite de sono depois de dias tão corridos, vem à mente colocar a cabeça naquele travesseiro confortável e com cheiro de roupa limpa. Por isso é tão importante saber como lavar travesseiro.

Poucas pessoas imaginam, mas a segurança da saúde é uma questão fundamental durante o sono, pois entraremos em contato, por nosso sistema respiratório, com diversos microrganismos que se instalam nos tecidos dos travesseiros, que são o ambiente ideal de vida deles.

Enquanto dormimos, nosso corpo faz a renovação da pele e a escamação é um banquete para os ácaros, que por sua vez, liberam suas fezes que serão absorvidas pela respiração.

O resultado é o surgimento ou agravamento de graves doenças respiratórias, como a rinite, sinusite, asma. E quanto mais tempo sem lavar travesseiros, pior será a situação!

Por isso, é tão importante cuidar do travesseiro para que ele dure com qualidade e não seja mais um motivo de preocupação em vez de ser apenas um aliado na boa noite de sono.

Vamos falar um pouco sobre como lavar travesseiro e como uma lavanderia profissional pode ser a sua opção!

3 dicas para manter a qualidade dos seus travesseiros

Independentemente da lavagem dos travesseiros, existem cuidados que devemos ter no dia a dia para que as peças durem o tempo estipulado pelo fabricante, mas com qualidade. Veja algumas dicas úteis!

1 – Prazo de lavagem

É importante lembrarmos que existem travesseiros laváveis e outros que não podem passar por lavanderia. Isso dependerá das orientações do fabricante na etiqueta do produto.

Caso o seu modelo possa ser lavado, é recomendado fazer a cada seis meses, que é o prazo ideal para que os travesseiros não acumulem microrganismos, oleosidade, suor e outras secreções em um nível que comprometa a vida útil dele e a sua saúde.

2 – Cuidados diários

  • Uma fronha e um protetor antiácaro de travesseiro são fundamentais para preservar a qualidade da sua peça, ainda que a lavanderia do travesseiro continue sendo obrigatória;
  • Troque as fronhas uma vez por semana e lave o protetor uma vez por mês;
  • Coloque-os para arejar diariamente, com fronha e luz indireta;
  • Afofe sempre após o uso para estimular as células das fibras;
  • Não use travesseiros como almofadas e encosto; eles são produzidos apenas para suportar o peso da cabeça;
  • Não guarde os travesseiros dentro de armários;
  • Mantenha-os na cama e sobre as demais roupas e areje ao máximo o ambiente;
  • Não coloque travesseiros ao sol para queimar ácaros. Isso tem efeito contrário; a temperatura interna alta vai favorecer a proliferação deles!

3 – Troca dos travesseiros

Acredite: com seis meses, um travesseiro pode ter 300 mil ácaros e eles podem representar 25% do peso total da peça ao final de dois anos! Por isso, devemos respeitar a vida útil.

A troca de travesseiro lavável deve ocorrer a cada dois anos. Mesmo com os cuidados corretos, o acúmulo das sujeiras após esse prazo vai deteriorando as fibras dos tecidos deles.

Veja o passo a passo para lavar travesseiros

Higienizar travesseiro é um processo que exige bastante atenção a detalhes para que seja bem-sucedido no objetivo principal: garantir que ele será usado com o máximo de qualidade até a próxima lavagem.

Veja o nosso roteiro para lavagem de travesseiro.

1 – Verifique as condições do fabricante

Esse é o primeiro e importante passo, pois ele vai definir se é possível higienizar o travesseiro, se a lavagem pode ser em máquina doméstica ou deve ser feita em lavanderia profissional.

Lavanderia perto de mim Bonasecco

Além de atender as condições de manutenção do travesseiro, essas instruções vão definir o momento de trocar a peça.

2 – Atenção total com a secagem dos travesseiros!

Mal lavamos e já estamos preocupados com a secagem? Sim e esse passo é fundamental para garantir uma lavagem eficiente!

Não devemos secar travesseiros sob o sol, pois o aumento da temperatura interna vai favorecer a multiplicação dos ácaros que ainda estarão no interior deles – e acredite: eles sempre estarão li, mesmo que em pequeno número depois da lavagem.

Além disso, após a centrifugação na máquina, a peça ainda sairá com muito líquido retirado. Travesseiros são verdadeiras esponjas e precisam secar por horas até que possam ser colocados na cama.

  • Não use a secagem de máquina;
  • Coloque os travesseiros em local seco, limpo e longe do sol direto. Portanto, é hora de ver se existe espaço para isso, principalmente longe de crianças e animais;
  • Coloque os travesseiros na posição horizontal, pois favorece a saída da água. A posição vertical deforma a peça;
  • Vire as peças algumas vezes durante o processo;
  • Não torça o travesseiro, apenas afofe de hora em hora para que ele volte ao seu volume natural com o passar da secagem;
  • Não os leve para a cama sem a absoluta certeza de que estão secos!

Outro cuidado importante para a lavar travesseiros em casa é o clima; dias amenos e frios não são indicados, pois a secagem vai demorar mais e pode danificar a peça.

Nesse caso – e como a saúde não pode esperar – considere uma lavanderia profissional, pois ela tem a estrutura necessária para fazer o serviço.

3 – Cheque a integridade do travesseiro

Retire o protetor e a fronha do travesseiro e verifique se ele possui rasgos e outras deformações. A peças deve estar íntegra para ser higienizada. Encontrou algum dano? Hora de trocar travesseiro!

Lavagem de travesseiro

4 – Hora da lavagem dos travesseiros

Esses são os passos que garantem a melhor lavagem de travesseiro em casa.

  • Retire as capas e fronhas;
  • Lave aos pares da máquina, assim você economiza água e evita que o equipamento seja danificado com apenas uma peça tirando o ponto de equilíbrio do tambor;
  • Coloque os travesseiros da posição vertical;
  • Programe no ciclo delicado e com água fria;
  • Use sabão líquido neutro, que tem mais penetração nos tecidos e com uma quantidade um pouco maior que a usual;
  • Não use alvejante;
  • Lembre-se de programar uma etapa extra de enxague para garantir a saída do sabão;
  • A centrifugação deve retirar grande parte da água absorvida pelas peças, porém observe com cuidado o processo de secar travesseiros de que falamos anteriormente;
  • Não use secadora! Ela propicia a formação de ácaros com a temperatura.

Como podemos ver, a lavanderia doméstica de travesseiros é complexa e demorada, porém deve ser observada nos detalhes. O bom resultado de todo o processo é fundamental para que você tenha travesseiros limpos, que durem mais e com o menor risco à sua saúde.

A secagem é uma etapa tão ou mais importante que a lavagem, pois é preciso garantir que toda a umidade seja retirada e reduza ao máximo as condições favoráveis para a multiplicação de ácaros.

Uma lavanderia especializada em roupas de cama como a Bonasecco sabe como lavar travesseiros, lidando com todas as variáveis de forma segura, utilizando os métodos e equipamentos adequados.

Assim, você e sua família poderão descansar com mais tranquilidade!

A Bonasecco faz este trabalho com todas as melhores práticas e respeitando os protocolos de saúde contra o coronavírus!

Basta contatar a loja mais próxima da sua casa e nossa equipe devolverá seus travesseiros prontos para proporcionar muitas noites reconfortantes!

Share Button