Quando pensamos em uma ótima noite de sono depois de dias tão corridos, vem à mente colocar a cabeça naquele travesseiro confortável e com cheiro de roupa limpa. Por isso é tão importante saber como lavar travesseiro.

Poucas pessoas imaginam, mas a segurança da saúde é uma questão fundamental durante o sono, pois entraremos em contato, por nosso sistema respiratório, com diversos microrganismos que se instalam nos tecidos dos travesseiros, que são o ambiente ideal de vida deles.

Enquanto dormimos, nosso corpo faz a renovação da pele e a escamação é um banquete para os ácaros, que por sua vez, liberam suas fezes que serão absorvidas pela respiração.

O resultado é o surgimento ou agravamento de graves doenças respiratórias, como a rinite, sinusite, asma. E quanto mais tempo sem lavar travesseiros, pior será a situação!

Por isso, é tão importante cuidar do travesseiro para que ele dure com qualidade e não seja mais um motivo de preocupação em vez de ser apenas um aliado na boa noite de sono.

Vamos falar um pouco sobre como lavar travesseiro e como uma lavanderia profissional pode ser a sua opção!

3 dicas para manter a qualidade dos seus travesseiros

Independentemente da lavagem dos travesseiros, existem cuidados que devemos ter no dia a dia para que as peças durem o tempo estipulado pelo fabricante, mas com qualidade. Veja algumas dicas úteis!

1 – Prazo de lavagem

É importante lembrarmos que existem travesseiros laváveis e outros que não podem passar por lavanderia. Isso dependerá das orientações do fabricante na etiqueta do produto.

Caso o seu modelo possa ser lavado, é recomendado fazer a cada seis meses, que é o prazo ideal para que os travesseiros não acumulem microrganismos, oleosidade, suor e outras secreções em um nível que comprometa a vida útil dele e a sua saúde.

2 – Cuidados diários

  • Uma fronha e um protetor antiácaro de travesseiro são fundamentais para preservar a qualidade da sua peça, ainda que a lavanderia do travesseiro continue sendo obrigatória;
  • Troque as fronhas uma vez por semana e lave o protetor uma vez por mês;
  • Coloque-os para arejar diariamente, com fronha e luz indireta;
  • Afofe sempre após o uso para estimular as células das fibras;
  • Não use travesseiros como almofadas e encosto; eles são produzidos apenas para suportar o peso da cabeça;
  • Não guarde os travesseiros dentro de armários;
  • Mantenha-os na cama e sobre as demais roupas e areje ao máximo o ambiente;
  • Não coloque travesseiros ao sol para queimar ácaros. Isso tem efeito contrário; a temperatura interna alta vai favorecer a proliferação deles!

3 – Troca dos travesseiros

Acredite: com seis meses, um travesseiro pode ter 300 mil ácaros e eles podem representar 25% do peso total da peça ao final de dois anos! Por isso, devemos respeitar a vida útil.

A troca de travesseiro lavável deve ocorrer a cada dois anos. Mesmo com os cuidados corretos, o acúmulo das sujeiras após esse prazo vai deteriorando as fibras dos tecidos deles.

Veja o passo a passo para lavar travesseiros

Higienizar travesseiro é um processo que exige bastante atenção a detalhes para que seja bem-sucedido no objetivo principal: garantir que ele será usado com o máximo de qualidade até a próxima lavagem.

Veja o nosso roteiro para lavagem de travesseiro.

1 – Verifique as condições do fabricante

Esse é o primeiro e importante passo, pois ele vai definir se é possível higienizar o travesseiro, se a lavagem pode ser em máquina doméstica ou deve ser feita em lavanderia profissional.

Encontre a lavanderia mais próxima

Além de atender as condições de manutenção do travesseiro, essas instruções vão definir o momento de trocar a peça.

2 – Atenção total com a secagem dos travesseiros!

Mal lavamos e já estamos preocupados com a secagem? Sim e esse passo é fundamental para garantir uma lavagem eficiente!

Não devemos secar travesseiros sob o sol, pois o aumento da temperatura interna vai favorecer a multiplicação dos ácaros que ainda estarão no interior deles – e acredite: eles sempre estarão li, mesmo que em pequeno número depois da lavagem.

Além disso, após a centrifugação na máquina, a peça ainda sairá com muito líquido retirado. Travesseiros são verdadeiras esponjas e precisam secar por horas até que possam ser colocados na cama.

  • Não use a secagem de máquina;
  • Coloque os travesseiros em local seco, limpo e longe do sol direto. Portanto, é hora de ver se existe espaço para isso, principalmente longe de crianças e animais;
  • Coloque os travesseiros na posição horizontal, pois favorece a saída da água. A posição vertical deforma a peça;
  • Vire as peças algumas vezes durante o processo;
  • Não torça o travesseiro, apenas afofe de hora em hora para que ele volte ao seu volume natural com o passar da secagem;
  • Não os leve para a cama sem a absoluta certeza de que estão secos!

Outro cuidado importante para a lavar travesseiros em casa é o clima; dias amenos e frios não são indicados, pois a secagem vai demorar mais e pode danificar a peça.

Nesse caso – e como a saúde não pode esperar – considere uma lavanderia profissional, pois ela tem a estrutura necessária para fazer o serviço.

3 – Cheque a integridade do travesseiro

Retire o protetor e a fronha do travesseiro e verifique se ele possui rasgos e outras deformações. A peças deve estar íntegra para ser higienizada. Encontrou algum dano? Hora de trocar travesseiro!

Lavagem de travesseiro

4 – Hora da lavagem dos travesseiros

Esses são os passos que garantem a melhor lavagem de travesseiro em casa.

  • Retire as capas e fronhas;
  • Lave aos pares da máquina, assim você economiza água e evita que o equipamento seja danificado com apenas uma peça tirando o ponto de equilíbrio do tambor;
  • Coloque os travesseiros da posição vertical;
  • Programe no ciclo delicado e com água fria;
  • Use sabão líquido neutro, que tem mais penetração nos tecidos e com uma quantidade um pouco maior que a usual;
  • Não use alvejante;
  • Lembre-se de programar uma etapa extra de enxague para garantir a saída do sabão;
  • A centrifugação deve retirar grande parte da água absorvida pelas peças, porém observe com cuidado o processo de secar travesseiros de que falamos anteriormente;
  • Não use secadora! Ela propicia a formação de ácaros com a temperatura.

Como podemos ver, a lavanderia doméstica de travesseiros é complexa e demorada, porém deve ser observada nos detalhes. O bom resultado de todo o processo é fundamental para que você tenha travesseiros limpos, que durem mais e com o menor risco à sua saúde.

A secagem é uma etapa tão ou mais importante que a lavagem, pois é preciso garantir que toda a umidade seja retirada e reduza ao máximo as condições favoráveis para a multiplicação de ácaros.

Uma lavanderia especializada em roupas de cama como a Bonasecco sabe como lavar travesseiros, lidando com todas as variáveis de forma segura, utilizando os métodos e equipamentos adequados.

Assim, você e sua família poderão descansar com mais tranquilidade!

A Bonasecco faz este trabalho com todas as melhores práticas e respeitando os protocolos de saúde contra o coronavírus!

Basta contatar a loja mais próxima da sua casa e nossa equipe devolverá seus travesseiros prontos para proporcionar muitas noites reconfortantes!

Share Button