Atualizado em 28/01/2021 às 10:27

Um enxoval de recém-nascido é um dos símbolos mais fortes desse momento tão especial e único na vida de futuras mães e pais. Em cada peça de roupa e acessório, existe uma carga emocional e uma expectativa grandes.

Assim como acontece na compra dos móveis do quarto do bebê, nos exames mensais, no momento de saber o sexo, a escolha das peças do enxoval deve ser feita com todo o carinho e entrega que a chegada de um filho merece.

Curta cada momento e cada pecinha de roupa!

É importante não esquecer dos cuidados que o enxoval exige para ser usado com o conforto, a higiene e a segurança necessários. Afinal, um recém-nascido é um ser frágil em vários aspectos, com o seu organismo em pelo desenvolvimento.

Você sabe o que precisa ter em um enxoval de bebê básico para todo dia? E quais são os primeiros e rotineiros cuidados que devemos ter com essas peças do enxoval?

Neste artigo, vamos falar sobre dicas de compra, manuseio e guarda das primeiras peças de roupa para sua pequena princesa (ou pequeno príncipe) viver com saúde!

Mas antes: alguns cuidados quando o bebê chegar!

Está chegando a hora! Seria um momento apenas de grande felicidade se não houver tanta ansiedade por fazer sempre as coisas certas quando um ser tão vulnerável chegar.

As mães e pais de primeira viagem costumam sofrer mais, cada passo da rotina é cercado de tensão, mas não precisa e nem pode ser sofrido. É um momento único a ser vivido!

Vamos destacar os principais cuidados com o bebê em casa.

1 – Evite visitas no primeiro mês

Os primeiros 28 dias são os mais críticos em termos de imunidade para o recém-nascido, ele estará vulnerável a todo contato com patógenos que venham com outras pessoas e ambientes.

Evite as visitas neste período e limite a circulação a quem realmente precisa estar presente para ajudar – pai e mãe, babá e moradores fixos ou temporários para cuidar do bebê, como uma avó.

E claro: os pais devem cuidar muito bem da higiene, principalmente o pai que continuar trabalhando. Livre-se da rua antes de tocar o bebê!

2 – Mantenha o lar silencioso

É um choque para o bebê sair da calma absoluta para os ruídos da vida aqui fora. Portanto, invista para suavizar ao máximo este contato, com uma casa tranquila, sem barulhos, principalmente na hora de amamentar ou colocar para dormir.

Bebê em casa e sem tempo para a lavanderia? Que tal conhecer a Bonasecco Delivery?

3 – Troque as fraldas com método e tranquilidade

A troca costuma ser de 6 a 8 vezes por dia e apenas com algodão e água morna, não use lenços umedecidos pois podem irritar a pele do bebê. E a limpeza deve ser feita sempre começando pela frente e indo para trás e de forma suave. E sem pressa.

Essa é a hora que muitos pais (homens) costumam fugir, mas não devem. É essencial que eles usem esse momento para intensificar o contato visual e o toque com o filho.

Enxoval de bebê básico: o que não pode faltar!

Os futuros pais costumam se empolgar muito com as peças de roupas que imaginam seu filho usando. O resultado: um enxoval do recém-nascido com peças inúteis e com faltas graves.

É bom lembrar que bebês crescem diariamente em um ritmo que faz perder roupas rápido. Portanto, invista em um conjunto básico, saudável e que dure o máximo possível.

  • Macacões: dois do tamanho Recém-nascido e quatro do tamanho Pequeno;
  • Casacos: três de lã ou linha, conforme a estação;
  • Meias: seis pares;
  • Body: seis de manga curta e seis de manga longa, tamanhos entre Recém-nascido e Pequeno;
  • Culote: seis de tamanhos entre Recém-nascido e Pequeno;
  • Gorro: um;
  • Fraldas de pano: seis para uso no corpo quando o bebê estiver no colo;
  • Toalhas de banho: três;
  • Mantas: três.

Com esses itens, você estará segura para cuidar do bebê a qualquer momento.

Enxoval bebê básico

Chegou a hora de passear com o bebê! E agora?

Começar a sair com o recém-nascido é sempre um momento tão aguardado quanto tenso. Até completar um mês, ele deve ir apenas ao pediatra e sem escalas.

Após trinta dias, ele poderá sair, com a concordância do pediatra, e será mais simples do que parece, pois ele já terá uma imunidade mais fortalecida. Os cuidados são simples.

  • Tenha uma bolsa de bebê tipo sacola com bastante espaço;
  • Conforme a duração do passeio, leve parte dos itens do enxoval do bebê;
  • Não esqueça das fraldas!
  • Para o carrinho, sempre leve três lençóis e uma capa.

E sobre os cuidados com a lavagem e a conservação do enxoval do recém-nascido, quais devemos ter?

Enxoval de bebê tem muitas roupas. Então conheça nosso Programa de Fidelidade!

3 dicas de como cuidar do enxoval do recém-nascido

Antes de falarmos de como lavar e cuidar das roupinhas do bebê, é importante lembrar que a primeira lavagem deve ocorrer sempre assim que chegarem em casa, vindas das lojas.

Na estocagem e nas vitrines e araras, as peças ficam expostas à poeira, ácaros e mãos de outras pessoas. Portanto, é fundamental que elas sejam guardadas somente após uma lavagem.

1 – Prefira a lavagem na máquina

A lavagem na máquina é mais eficiente e com resultados melhores, pois o enxague é mais eficiente. Além disso, é preciso:

  • Definir a posição de lavagem de roupas delicadas, se a sua lavadora não tiver a posição roupas de bebê;
  • Coloque as peças mais sensíveis do enxoval – tais como gorro, casacos, luvas – em sacos protetores – aqueles que são usados para lavar lingerie e tecidos finos;
  • Lave as peças do enxoval do bebê sempre separadas das peças de outras pessoas.

2 – Cuidado com os produtos usados na lavagem

Use um sabão mais neutro e delicado para evitar alergias no bebê com o excesso de produtos químicos dos sabões tradicionais. Não use alvejante e água sanitária.

Após o fim da lavagem, verifique se o excesso de detergente foi removido. Caso contrário, faça um novo ciclo de enxague.

3 – Atenção com a secagem e a passadoria

As roupas brancas e claras devem secar no sol direto, enquanto as coloridas ficam em ambiente à sombra e todos sempre em locais arejados.

Para passar as roupinhas, use o ferro sempre no lado avesso de todas as pessoas. Dessa forma, você garante a esterilização delas.

Neste artigo, procuramos ajudar com as principais dicas e cuidados para a tão aguardada chegada do bebê. Um momento inesquecível e que merece todos os cuidados.

Mas, se você prefere sentir-se mais segura usando cuidados profissionais com o enxoval do seu bebê e investir seu tempo em outros cuidados, basta contatar a loja Bonasecco mais próxima da sua casa.

Nossa equipe terá um grande prazer em ajudar você a cuidar com carinho das roupinhas do seu bebê!

Share Button