Você ou alguém da sua família já espirrou seguidamente ou o nariz e os olhos coçaram muito, dentro de casa e sem uma causa aparente? Esse é o aviso para ver como evitar doenças respiratórias lavando edredons, cortinas e outras peças!

Esses itens concentram uma grande quantidade de poeira, resíduos de alimentos, restos de produtos e principalmente os temidos ácaros e outros microrganismos que causam ou agravam a rinite, a asma e outros males.

Além disso, estamos vivendo um momento crítico com a pandemia da Covid-19, que exige cuidados ainda maiores com os ambientes para evitarmos essa doença imprevisível nas consequências!

Higienizar tapetes e colchas corretamente, entre outros artigos, mesmo que fiquem guardados, é fundamental para criar ambientes saudáveis e livres de ameaças sérias para a saúde da família.

Mas será que a lavanderia doméstica resolve o problema? E com que frequência devemos lavar cada roupa ou peça pesada?

Vamos falar um pouco sobre como evitar doenças respiratórias e como uma lavanderia especializada é a alternativa ideal para você e sua família viverem com mais saúde em casa!

Como os tapetes, estofados e edredons podem transmitir doenças?

Essas peças e outras de tecido não são causadoras em si dos males respiratórios, porém são os abrigos ideais de colônias de microrganismos e depósitos de poeira e partículas que vão se acumulando no dia a dia.

Com isso, se tornam hospedeiros de agentes causadores de doenças respiratórias como:

  • Asma: alterações nas vias respiratórias que causam a respiração curta e com muita dificuldade, com crises graves;
  • Rinite alérgica: é a inflamação da mucosa nasal que provoca espirros frequentes, coriza e muito desconforto;
  • Dermatite atópica: é a alergia ao ácaro que aparece na pele sob a forma de manchas vermelhas.

A higienização combate situações de risco com o coronavírus!

Infelizmente a pandemia da Covid-19 tornou-se uma realidade em nossas vidas e, sendo uma doença causada por vírus, os cuidados com o contágio são cruciais.

Vários estudos feitos até hoje atestam um dado alarmante: o coronavírus pode sobreviver em superfícies de tecidos de 1 a 14 dias, conforme a temperatura do ambiente!

Ou seja, podemos estar mais expostos a ele por mais tempo do que imaginamos, principalmente nas peças com as quais estamos em contato prolongado, como colchas e tapetes.

Outro risco vem mesmo sem um contato direto com o vírus, ao termos uma doença respiratória decorrente de microrganismo e partículas e precisarmos de um atendimento médico – e ambientes hospitalares é tudo que devemos evitar nesse momento!

Que itens devem ser lavados para evitar doenças respiratórias?

Na verdade, todas as peças de roupas devem ser lavadas corretamente, para evitar o acúmulo de poeira e ácaros. Evitar cestos de roupas sujas cheios por dias, por exemplo, é fundamental, pois o clima úmido e quente no local favorece a vida dos microrganismos.

Porém, alguns itens são mais críticos, pelo seu tamanho, a espessura dos tecidos e por não serem de lavagem rotineira. Eles merecem uma atenção especial – e são muitos!

Por que lavar peças que acumulam poeira em uma lavanderia profissional?

Lavar edredom, cortina, tapete é extremamente complexo se for feito em casa. São peças normalmente grandes e pesadas – mesmo os tapetes de decoração e cortinas com tecidos mais finos.

Elas dificilmente caberão na maioria das lavadoras domésticas de uma forma eficiente, porque ainda precisamos colocar água suficiente. Em muitos casos, o excesso de peso pode danificar o funcionamento do aparelho.

Outro ponto a destacar é o consumo de energia e a quantidade de material que será necessário para lavar em casa – e sem a garantia de que o resultado será o esperado.

Encontre a lavanderia mais próxima

Após a lavagem, é preciso fazer a secagem. Nos imóveis atuais e, mesmo em algumas casas, estender um tapete ou cortina para secar não é uma tarefa simples!

Com tantos detalhes para lavar uma cortina ou um tapete – se você tiver vários – uma lavanderia especializada significa:

  • Poupar tempo;
  • Não gastar material, energia e água;
  • Preservar o equipamento;
  • Garantir a lavagem de acordo com as normas de saúde.

Lavanderia para peças pesadas

Você sabe como lavar bichos de pelúcia? Veja as nossas dicas!

Com que frequência lavamos peças que acumulam poeira e ácaros?

É importante lembrarmos que os ácaros sempre estão presentes nos ambientes e, mesmo após uma lavagem profissional, um tapete ou cortina terá poeira e microrganismos em alguns dias.

Porém, quanto mais demoramos para lavar, maiores as chances de contrair ou agravar uma doença do aparelho respiratório – incluindo o coronavírus na lista de ameaças!

Podemos seguir as recomendações dos fabricantes para a periodicidade das lavagens e também levar em consideração alguns fatores que pesam no nível de sujidade das peças.

Porém, esses prazos podem mudar bastante de acordo com alguns fatores:

  • Volume de poeira: se a residência fica em local com muita poeira vinda da rua;
  • Volume de trânsito: os resíduos dos veículos ficam suspensos e entram nas casas;
  • Animais de estimação: eles soltam pelos, se esfregam nas peças e carregam pequenas sujeiras nas patas;
  • Cuidados: um tapete onde as pessoas costumam pisar com sapatos precisa ser lavado com mais frequência, por exemplo;
  • Higienização geral: se a casa é limpa com regularidade, reduz a quantidade de ácaros, poeira e resíduos (principalmente se a limpeza for feita com aspirador).

Em condições médias de exposição à sujeira, existem alguns prazos recomendados:

  • Edredons, colchas, mantas, capas de sofá: 3 meses;
  • Travesseiros: 6 meses;
  • Cortinas: 6 meses;
  • Tapetes: 6 meses.

No caso de lavar estofados de sofás, você pode optar por lavar as forrações, se forem removíveis, ou uma higienização de sofá com uma empresa especializada.

Como podemos observar, lavar colchas, cortinas, edredons, tapetes e estofados, além de uma questão de beleza com os ambientes, é uma medida essencial para a saúde da família.

Porém, são itens grandes e pesados, não há uma lavagem doméstica adequada, além de consumir muita água, energia, material e exigir tempo e espaço para secagem.

Qualquer erro pode comprometer o resultado necessário.

Como a lavanderia de colchas e outras peças não é rotineira, é importante acertar na qualidade da lavagem para que ela dure bastante e traga segurança para todos!

Os profissionais de lavanderia pesada da Bonasecco usam os métodos certificados e seguros para lavar, garantindo não só a beleza de uma cortina ou colcha limpas, mas também a certeza de que estão prontas para serem usadas sem risco para a saúde!

A Bonasecco faz este trabalho com todas as melhores práticas e respeitando os protocolos de saúde contra o coronavírus!

Basta contatar a loja mais próxima e nossa equipe vai cuidar da higienização de roupas pesadas e de peças de decoração da sua casa para torná-la ainda mais saudável a todos!

Share Button