Depois de um dia estressante, tudo que queremos é um banho e uma ótima noite de sono, não é mesmo? Mas se até o seu cão não gosta da ideia de ver você tirar os sapatos, é hora de uma lavagem de sapato social e algumas atitudes saudáveis!
O mau cheiro nos sapatos, especialmente os fechados, é um problema para muitas pessoas e tem relação com o estilo de vida atual, com longas horas de trabalho e compromissos, o calor e problemas de saúde como a hiperidrose.
O resultado é uma situação desagradável não só do ponto de vista físico, mas também social. Afinal, o cheiro ruim nos sapatos incomoda as demais pessoas no ambiente.
Além disso, ele impede que os sapatos sejam guardados em armários ou sapateiras fechadas, que são formas eficazes de conservá-los.
Mas você sabia que com algumas atitudes simples, você pode evitar esse problema e sem afetar o calçado? Nesse artigo, vamos falar de como evitar o mau odor nos sapatos e viver com mais saúde e qualidade!
Quais as causas do mau cheiro nos sapatos?
O chulé, também conhecido como bromidrose plantar – o excesso de suor combinado com mau cheiro nos pés – é causado por bactérias e fungos que se alimentam das células mortas e do suor e liberam compostos químicos que provocam o odor desagradável.
Essa situação pode ser causada principalmente por maus hábitos no dia a dia com os calçados:
- Uso de calçados e meias inadequados;
- Falta de higiene nos pés;
- Guardar sapatos em locais fechados sem higienização;
- Micoses, alergias, feridas e outros males nos pés.
O cheiro ruim nos pés não é um problema de saúde, com impactos orgânicos ou consequências mais graves, mas afeta a qualidade de vida da pessoa, nas suas relações familiares e provoca situações embaraçosas.
1 – Evite sapatos de borracha
Já notou como o cheiro ruim em sapatilhas e sapatos de plástico são mais fortes e mais difíceis de evitar e retirar?
Isso se deve à composição desses materiais, que impede a ventilação do calçado e, com isso, provoca o aumento do suor e do chulé. Então a dica é sempre evitar estes tipos de calçados.
Caso não seja possível, nunca esqueça da próxima dica!
Quer saber como limpar a bota de camurça sem correr risco de danificá-la? Veja o nosso artigo a respeito!
2 – Utilize meias e sempre de algodão!
Um dos mandamentos básicos para combater o chulé é usar calçados com meias. E o motivo é simples: essas peças de roupas funcionam como protetores dos pés em relação aos materiais do calçado.
Quando usamos sapatos sem meias, transferimos a umidade dos pés para o calçado e isso se torna muito mais difícil de retirar. As meias impedem isso, absorvendo a umidade.
Porém, procure usar meias de algodão, pois as de material sintético não fazem esse trabalho de absorção. Uma outra opção são as meias de corredor, que precisam dos pés secos para correr com conforto.
Você pode usar uma meia de tamanho tradicional ou uma sapatilha que cobre apenas a sola e os dedos, que também são eficazes no combate ao odor nos pés. Com essas opções, você terá pés saudáveis e calçados sem cheiro ruim!
3 – Lave bem e esfolie bem os seus pés
Lavar e esfoliar os pés frequentemente e com rigor são fundamentais para evitar o chulé nos sapatos. Dessa forma, você remove as células mortas dos pés e que são o alimento perfeito das bactérias.
Ao final da lavagem, seque muito bem, especialmente entre os dedos, que é a área preferida dos microrganismos e o foco principal do mau odor nos pés, por ser uma região naturalmente úmida.
A higienização dos pés deve ser feita com mais frequência nos dias quentes e o mais rápido possível após retirar os sapatos. Em casa, adote os calçados mais leves e arejados possíveis para ajudar na transpiração dos pés.
E evite ao máximo o uso continuado de meias de inverno em casa! Por mais confortáveis que elas sejam, os tecidos quentes ajudam na criação de focos de bactérias e mau cheiro.
4 – Dê preferência para os sapatos abertos
Esse dica, sem dúvida, é direcionada às mulheres, que tem uma variedade maior de estilos de calçados sociais para o trabalho e eventos.
Aqui o princípio é o mesmo que usamos para evitar o desagradável cheiro de roupa guardada: arejar os pés e o contato deles com o calçado para prevenir o surgimento dos fungos que causam chulé.
Nos dois casos, a circulação do ar é a maior inimiga desses microrganismos. Além disso, usar mais sapatos abertos impede que o aperto com movimentos provoque o surgimento de microtraumas que tornam as unhas quebradiças.
Os próprios fungos causadores do mau odor nos pés podem aumentar o risco, pois se infiltram nas unhas e fragilizam as suas estruturas. Portanto, sempre que possível – mulheres e homens – usem mais calçados abertos e conservem seus sapatos fechados para as ocasiões especiais!
5 – Higienize os sapatos sociais regularmente
Independentemente da intensidade de uso, os sapatos sociais, em especial os fechados, devem ser higienizados com regularidade para prevenir o chulé.
Além da limpeza externa, que é específica para cada material – couro, tecido, borracha – a parte interna deve ser higienizada com frequência e rigor para impedir o surgimento dos microrganismos causadores de cheiro ruim nos sapatos.
É possível usar produtos de limpeza específicos e desodorizantes, porém em alguns casos, o nível de odor é grande e as estruturas internas do calçado já estão comprometidas.
Podemos tomar como exemplo a lavagem de tênis que precisam de uma higienização rigorosa e frequente, mas nem sempre fazemos da forma adequada em casa.
Isso também acontece com os calçados sociais, principalmente porque alguns são usados quase que diariamente, como os sapatos masculinos ou sempre adiamos a limpeza, acreditando que apenas deixá-los arejados será suficiente.
Também não podemos esquecer que alguns calçados, como as botas de camurça. exigem muitos cuidados e os riscos na limpeza caseira são grandes.
O resultado: sapatos sociais com alta impregnação do odor e que podemos até deixar de usar por falta de condições!
Por isso, é recomendado usar os serviços de uma lavanderia especializada para higienizar sapatos. A BonaSecco usa os melhores métodos, que eliminam o mau cheiro e preservam a estrutura interna e o acabamento do calçado.
Fazendo a lavagem de calçado social na BonaSecco, você fica tranquilo, pois os profissionais farão o que é preciso para seus sapatos sociais brilharem sempre, onde você for e chamem a atenção pela beleza e a higiene!
Conheça a unidade mais próxima da BonaSecco na sua região!

Franquia de Lavanderia BonaSecco, rede com tecnologia italiana que atua com Lojas Convencionais e Lavanderias Self Service.