Uma bota de camurça é um calçado estiloso e ideal para os dias mais frios por ser um tecido aconchegante. Mas assim como as roupas de inverno, os calçados em camurça exigem cuidados especiais de lavagem e conservação.

Basta a temperatura cair e as pessoas colocam suas roupas e calçados em camurça para fora do guarda-roupas. É natural, afinal é um tecido que aquece e dá um ar sofisticado ao look de outono e inverno.

As botas em camurça atraem olhares por onde passam pelo impacto visual que a textura provoca e pelo charme que confere.

Mas também sabemos que elas ficam com aspecto de sujo e atraem manchas com facilidade. Não é um tecido simples de limpar, requer cuidados que não precisamos ter nos demais materiais de calçados.

Vamos falar de dicas para limpar bota de camurça sem danificar e mantê-la sempre limpa, bonita e pronta para fazer sucesso em todos os lugares?

3 cuidados essenciais de conservação da sua bota de camurça

Os calçados de camurça não exigem mais cuidados apenas para a limpeza, mas também para conservar e guardar. Por conta da consistência do material, eles tendem a mofar pelo acúmulo de umidade e um mau cheiro ainda mais forte.

Independente da limpeza regular que o tecido exige, devemos ter 3 cuidados básicos de conservação.

Seu calçado de camurça deve estar sempre seco

Um primeiro cuidado com a camurça é deixá-la sempre seca. Aqui todo exagero é bem-vindo: assim que chegar em casa, seque inteiramente o calçado com uma toalha para retirar toda a umidade.

Antes de guardar, caso não haja sujidade, mantenha a bota em local arejado até que esteja completamente seco. Não use secador de cabelos, pois o calor vai comprometer a qualidade do tecido.

Se for guardado com umidade, o risco de atrair fungos e bactérias é maior.

Preserve o formato do seu calçado de camurça

A camurça é um tecido maleável e portanto está sujeito a deformações se for guardado sem uma proteção. Portanto, use jornais, que também ajudam a reduzir a umidade.

No caso das botas em camurça, outra opção para manter o formato é a espuma cilíndrica de natação.

Guarde seu calçado de camurça de forma apropriada

  • Não use caixas e sacos de calçados, pois a camurça precisa respirar;
  • Evite lugares onde outros objetos possam apertar o calçado ou cair sobre ele;
  • Procure manter um espaço de circulação de ar dentro de armários;
  • Guarde sua bota de camurça em pé para evitar que o tecido cole na madeira;
  • Use um enxerto para preservar a forma dela.

Seu calçado de camurça está sujo e você quer fazer a limpeza em casa? Vamos falar de cuidados importantes!

Tem dúvidas sobre como lavar sua jaqueta de couro? Veja o nosso artigo a respeito!

Não use água e produtos para lavar sua bota de camurça

Esse é um cuidado extremamente importante, pois sempre somos tentados a usar água e sabão para limpar quase tudo, não é mesmo? Porém, com a camurça, isso não funciona e o que é pior: pode piorar o aspecto do calçado!

Apesar de a limpeza se tornar ainda mais trabalhosa, esse é um cuidado fundamental, pois a água vai criar manchas superficiais que vão tirar a beleza do tecido – e muitas vezes, sem retirar a sujeira.

Portanto, não devemos usar água para limpar camurça! Além disso, devemos evitar sabão e todo tipo de removedor ou produtos de limpeza.

Lavanderia perto de mim Bonasecco

Dessa forma, você começa uma lavagem correta e não perde o calçado.

Escovar Camurça

Use uma escova especial para a sua bota de camurça

Sem poder contar com a água para lavar, o principal acessório da limpeza é a escova especial para camurça. Ela tem cerdas espaçadas com uma espessura média e vai ajudar a retirar a sujeira mais presente.

E não basta apenas ter a escova de camurça:

  • Use somente na direção dos fios da camurça para o tecido não desfiar e não ficar com aspecto de velho;
  • Passe a escova em todo o calçado, mesmo em áreas sem sujeira, para que ele fique com a aparência uniforme após a limpeza.

Use água com moderação se a escova de camurça não resolver

Se a sujeira está muito entranhada, a água pode ser usada mas cuidado: não é colocar em água corrente. Você deve apenas umedecer todo o calçado e usar a escova para camurça nos pontos sujos.

Após a limpeza, basta colocar o calçado de camurça para secar e assim garantir que ele fique uniforme nas suas características.

Importante: não force a limpeza quando a sujeira estiver muito resistente, pois isso pode danificar os fios do tecido!

Seque seu calçado de camurça com um pano seco

Como falamos antes, o segredo de conservar a bota de camurça sempre bonita e pronta para fazer sucesso é secar antes de guardar.

Como a camurça retém umidade, torna-se um terreno fértil para fungos e bactérias crescerem nele. Você vai perceber esse problema com o mau cheiro no calçado, causado por esses microrganismos.

Portanto, é fundamental usar um pano seco para retirar completamente a umidade, no caso de usar água na limpeza, e depois deixar em local à sombra e arejado para completar a secagem da bota de camurça.

Limpar bota de camurça em casa é a melhor opção?

Como vimos até aqui, as etapas de limpeza de camurça são detalhadas e cheias de cuidados, pois é um tecido onde qualquer erro provoca deformações na cor e na textura que não podem ser corrigidas.

O processo exige, acima de tudo, paciência e concentração para perceber qualquer alteração no calçado e evitar danos na peça.

Mas será que vale a pena o trabalho de limpar camurça em casa, usar um tempo precioso e correr riscos? Certamente, não!

Por que não entregar o serviço para quem tem experiência na limpeza de peças em camurça, usando os métodos corretos para garantir a higienização correta?

Uma lavanderia especializada em artigos de camurça como a BonaSecco é a melhor opção, pois ela usa as melhores práticas de higienização para manter o viço e o brilho do tecido e a higiene no calçado.

Dessa forma, você entrega sua bota de camurça para lavanderia, e fica tranquilo, pois a limpeza estará nas mãos de profissionais e usará o seu tempo livre para descansar ou se divertir!

Conheça a unidade mais próxima da BonaSecco na sua região!

Share Button