Elas são desagradáveis e motivo de muita irritação das pessoas após as lavagens domésticas e podem provocar a perda de roupas de inverno e ternos caros. Por isso, é tão importante saber como tirar bolinhas da roupa.
Infelizmente, é um problema muito comum e está relacionado, principalmente, aos tipos de fibras dos tecidos. Porém, o manuseio das roupas no dia a dia também provoca esse inconveniente.
Afinal, você quer usar aquela blusa de lã em um dia mais frio e, quando a retira do armário, descobre que ela vai fazer sucesso pelo motivo errado!
Existem formas de prevenir esse problema, porém os fatores de risco são muitos e nem sempre é possível evitar. A lavagem de roupas feita de formas incorretas é um deles e merece atenção especial.
Por esse motivo, fizemos esse artigo para falar de algumas formas de evitar e eliminar bolinhas na roupa!
Por que surgem as bolinhas das roupas?
A principal causa do surgimento do pilling (como também são conhecidas as bolinhas) está no DNA da roupa e fora do nosso alcance: é a forma como as fibras são entrelaçadas durante o processo de fabricação.
As roupas podem ter as fibras longas e as fibras curtas. As fibras menores podem se soltar das maiores e, assim, começam a embolar, formando as bolinhas que conhecemos.
Isso ocorre com mais frequência nas roupas com ponto de malha e as camisetas costumam ser as maiores vítimas. Elas podem ter tramas mais ou menos apertadas (entrelaçadas) e quanto menor for o aperto, maior é a chance das fibras se soltarem e criarem o pilling.
Existem outras causas das bolinhas:
Atritos das roupas no uso
Essa é uma situação muito comum no dia a dia, principalmente com blazers, paletós, blusas flaneladas e roupas de lã, mas podem surgir em outros tipos de roupas.
São hábitos que adquirimos e que, com o atrito contínuo da roupa, esgarça a região, desfia a trama do tecido e gera as bolinhas.
Os mais comuns são:
- Apoiar e friccionar os cotovelos em mesas e superfícies ásperas;
- Usar mochilas com peso constantemente nas costas por cima de paletós e casacos;
- Ajoelhar-se constantemente com calças.
Lavagem doméstica das roupas
Diversos procedimentos incorretos na lavagem doméstica podem causar este problema. O mais comum é lavar roupas de tecidos delicados na máquina e que só podem ser lavadas a mão ou devem ser, no mínimo, protegidas por sacos de lavagem.
Lavar peças como roupas de ginástica soltas na lavadora com roupas de tecidos mais grossos é outra causa frequente, pois o atrito durante a lavagem acaba danificando as roupas.
Existem formas de prevenir as bolinhas das roupas?
Sim!
Podemos dizer que para cada uma das causas do pilling das roupas é possível tomar algumas medidas e evitar que as suas roupas sejam atacadas pelas bolinhas.
Avalie os tecidos nas próximas compras de roupas
Alguns tecidos são mais propensos a pegar bolinha: sintéticos, acrílicos, de poliéster e mistos, com parte dele composto de fibras naturais. A dica é simples: tramas de tecido apertadas são as mais recomendadas.
Como descobrir? Quanto mais difícil enxergar através do tecido, mais apertada é a trama. O jeans é um ótimo exemplo, porém você pode encontrar camisetas de malha com diferenças visíveis nas tramas.
Outro critério é o número de fios para as roupas de cama: quanto maior o valor, menor a chance de gerar bolinhas.
Mude os hábitos que causam bolinhas nas roupas
Aqui as dicas são simples:
- Evite que as roupas, principalmente nos cotovelos, joelhos e costas, fiquem em atrito excessivo com superfícies, em especial as ásperas;
- Reduza ao máximo o contato das roupas com os materiais rígidos de bolsas e mochilas;
- Não use uma peça de roupa por muitos dias seguidos, pois isso ajuda a esticar as fibras e favorece o surgimento de bolinhas.
Cuidados com as lavagens domésticas
A grande incidência de casos de bolinhas nas roupas é causada por erros na lavanderia em casa. Para isso, é preciso adotar algumas ações que são muito conhecidas do processo de lavagem.
- Lave as roupas pelo avesso para evitar as bolinhas pelo lado externo;
- Use ao máximo o ciclo de roupas delicadas para a maioria das roupas;
- Lave as roupas delicadas separadamente das demais;
- Na lavagem a mão, evitar esfregar demais;
- Use bastante os saquinhos de lavagem;
- Prefira o sabão líquido com enzimas, que é menos abrasivo para as fibras;
- Evite a secadora, onde o movimento gera atritos entre as roupas.
Como podemos ver, as roupas com tendência a criar bolinhas precisam de muitos cuidados durante a lavagem para evitar o problema.
Algumas peças devem ser exclusivamente lavadas em lavanderia profissional: ternos, vestidos longos, casacos de lã, entre outras.
Como retirar as bolinhas das roupas?
Existem algumas soluções caseiras para remover as bolinhas nas roupas. Vamos mostrar algumas delas.
- Use uma lâmina de barbear afiada para retirar as bolinhas. Para isso, estenda a roupa em uma superfície para não correr o risco de cortá-la. Use a lâmina de forma leve para extrair os fios e você pegar com a mão;
- Esfolie uma pedra-pomes no local com movimentos circulares e suaves. A porosidade da pedra vai descamar o local;
- Use um pente fino, pois as cerdas muito próximas ajudam a extrair os fios e esticar o tecido;
- Aplique uma peça de velcro ou de fita adesiva larga (das usadas em embalagens) para grudar nos fios e poder retirá-los;
- Use um papa-bolinhas, um aparelho com uma lâmina circular que remove as bolinhas com facilidade.
Como podemos observar, são muitas as situações onde as roupas podem ser contaminadas pelas bolinhas. As soluções para retirá-las são simples, porém requerem cuidados com as roupas para não deformá-las ao repuxar os fios.
Este dano ocorre, na sua maioria, em roupas de alto valor, como os ternos, roupas sociais, blazers e as roupas de inverno, que são fabricadas com tecidos propensos à formação de bolinhas.
Portanto, é preciso ter mais cuidados com a lavagem para evitar prejuízos – principalmente com as roupas únicas como os vestidos de festas ou sob medida como as peças de alfaiataria.
Para garantir que suas roupas não corram esse risco, a lavagem profissional é a mais indicada. Cumprindo os procedimentos corretos para lavar cada tipo de roupa, o serviço profissional de lavagem evita que as bolinhas de roupa apareçam.
A BonaSecco possui a expertise, os métodos certificados e o pessoal qualificado em lavanderia, que dedica toda a atenção a cada tecido e contribui para a integridade de todos os tecidos!
Conheça a unidade mais próxima da BonaSecco na sua região!

Franquia de Lavanderia BonaSecco, rede com tecnologia italiana que atua com Lojas Convencionais e Lavanderias Self Service.