Existe um consenso entre todas as pessoas: montar um guarda-roupa de qualidade custa tempo, expectativa e dinheiro – que não é pouco! Por esse motivo, é tão importante cuidar corretamente e garantir a vida útil das roupas.

Comprar roupas é um gasto constante e que vai das muitas peças de uso diário às roupas especiais (e mais caras). O que todas elas têm em comum? Alguns descuidos que podem pesar no bolso.

Afinal, imagine encontrar o casaco perfeito – para o inverno que vai começar – deformado ou com mau cheiro? Ou notar que uma camisa social está com manchas entranhadas, justamente na hora de usar em um casamento?

Conservar roupas começa com uma lavanderia e uma passadoria eficientes e continua na forma de guardar. Acredite: a sua quantidade de cabides pode prejudicar as peças e esse é apenas um dos descuidos!

Por esse motivo, vamos falar de 5 erros que reduzem a vida útil da roupa, provocam decepção na hora de usá-las e prejudicam o seu orçamento!

1 – Usar um cabide inadequado para a roupa

Quando os guarda-roupas, principalmente os grandes, não têm o número equivalente de cabides para as roupas, é comum usar modelos inadequados e deformar as roupas.

Sim, o cabide pode te entregar uma roupa deformada na hora de usá-la!

Esse descuido é comum em vários tipos de roupas, mas em especial com casacos, onde os cabides muito estreitos ou muito largos criam marcas e bolhas nas mangas e nos ombros.

  • Use o cabide certo para cada roupa: por exemplo, acolchoados para roupas finas, plásticos para camisas de botão e de madeira para casacos e paletós;
  • Para todas as peças, use cabides que alcancem as costuras dos ombros com as mangas, nem mais nem menos, para evitar vincos;
  • Economize espaço colocando os cabides na mesma direção – o gancho virado para dentro;
  • Cabides cromados possuem mais resistência para peças pesadas.

Além de preservar a roupa, a escolha certa também conserva o cabide, evitando que quebre ou envergue e não cumpra a sua função.

2 – Colocar mais de uma peça no mesmo cabide

As fibras dos tecidos precisam respirar para se manterem viçosas e refletirem em roupas com aparência de novas e saudáveis. Por isso, juntar roupas em um cabide é um erro grave.

As peças mais baixas ficarão muito amassadas e todas as peças pegarão cheiros umas das outras. A exceção são os cabides com andares, que normalmente são usados para calças.

3 – Não prestar atenção na hora de guardar as roupas

Armários com pouco espaço (sempre falta, não é mesmo) e erros na priorização de acesso às peças conforme a frequência de uso acabam criando formas erradas de guardar as roupas.

Veja os erros mais comuns.

Roupas de frio mal guardadas

É preciso que essas peças de frio sejam lavadas a seco antes de guardadas. Caso contrário, casacos, pulôveres, sobretudos e outras roupas perdem o brilho e a consistência naturais. Verifique também se não há sinais de traças e cupins nos móveis.

Os cabides com capas de proteção são muito eficientes para ternos, vestidos longos e casacos, porém é essencial que haja um espaço entre as peças para que o ar circule entre elas.

Com que frequência devemos lavar a roupa de cama? Veja as respostas no nosso artigo!

Lavanderia perto de mim Bonasecco

Usar embalagens a vácuo sem moderação

Essas embalagens são muito usadas para acondicionar diversos tipos de roupas e ganhar espaço nos armários, mas acabam trazendo problemas se forem usadas para todas as peças. As peças em couro, por exemplo, pegam odores desagradáveis ao ficarem sufocadas nas embalagens.

Cuidados ao guardar roupas

Guardar calças jeans dobradas

Esse é um dos erros mais frequentes, muitas vezes porque achamos que uma calça jeans tem resistência para todo tipo de espaço, o que não é verdade.

Pendurar o jeans dobrado no cabide cria marcas, principalmente se o espaço for apertado e amplia o espaço de uso. O ideal é pendurar a peça aberta e presa em um cabide que segura toda a parte (barra ou cintura) e não apenas em pontos.

Só colocar e não tirar roupas

As promoções de lojas são ótimas e a diversidade no guarda-roupas é fundamental, mas o armário não estica. Tanto aperto entre as roupas, além de prejudicá-las, é sinal de que chegou a hora de desapegar de algumas peças e dar melhores condições para as que ficarem!

4 – Guardar casacos desabotoados ou abertos

Essa é a uma situação crítica para camisas e casacos, que muitas vezes são guardados abertos. Eles devem ser colocados em cabides completamente abotoados e com zíperes fechados, incluindo de todos os bolsos e capuz.

A ideia é preservar a integridade e evitar que ela se deforme ou esteja desalinhada na hora de usar. Uma camisa totalmente abotoada estará pronta para uso, com um risco menor de amassar no contato com as outras roupas.

Quer cuidar bem de suas roupas e ajudar a preservar o meio ambiente? Temos ótimas dicas de atitudes sustentáveis!

5 – Realizar o tipo de lavagem errada

Esse é, sem dúvida, o capítulo mais importante da conservação das roupas. A forma de lavar, os produtos usados, a forma de secagem e a passadoria fazem parte de um processo fundamental para que as peças sejam guardadas nas melhores condições.

Portanto, são nesses passos que devem ter os maiores cuidados – e onde, infelizmente, muitos erros são cometidos na pressa da lavanderia e vão impactar na vida útil das roupas.

Siga algumas dicas valiosas para manter as roupas limpas e com qualidade de uso.

  • Não misturar peças de tecidos finos e pesados, roupas claras e escuras;
  • Cumprir rigorosamente as orientações as etiquetas;
  • Feche zíperes durante a lavagem;
  • Use os produtos de lavagem e o amaciante com moderação;
  • Evite usar água quente;
  • Se for lavar roupas íntimas na máquina, coloque-as em sacos de lavagem;
  • Evite secar as roupas no sol direto;
  • Passe as roupas sempre pelo lado avesso.

Com essas e outras dicas, que vocês podem encontrar nos nossos artigos, suas roupas estarão prontas para serem guardadas com segurança e prontas para uso quando você desejar!

Muitas peças exigem processos específicos de lavagem e mais cuidados, como os vestidos de festa, e o enxoval de bebê, entre outras.

Nesses casos, o ideal é contratar o serviço de uma lavanderia profissional como a BonaSecco, especializada em todos os tipos de roupas e tecidos, usando métodos comprovadamente eficientes e sustentáveis!

A BonaSecco faz este trabalho e muitos outros serviços com todas as melhores práticas e respeitando os protocolos de saúde contra o coronavírus!

Basta contatar a loja mais próxima e nossa equipe vai cuidar de suas roupas de forma sustentável e contribuindo decisivamente para um mundo com mais qualidade de vida para todos!

Share Button