É muito justo que, além dos itens essenciais no quarto do seu filho, você reserve uma parede para ele exercer o gosto pela pintura, incentivando a arte na vida dele. Mas o que fazer para tirar tinta de tecido da roupa quando acaba a brincadeira?

Afinal, não devemos reprimir os talentos dos pequenos, mas um guarda-roupas infantil não custa pouco, não é mesmo?

E quando resolvemos passar uma tarde divertida com os amigos pintando as paredes de casa? Pode custar algumas horas de esforço para retirar manchas de tinta da roupa – e muita tensão quando elas não saem!

Esse é um tipo de mancha que requer muita atenção no uso das alternativas. Apesar de existir boas formas de resolver o problema, elas dependem muito do nosso esforço e da execução correta de cada passo.

As formas de tirar tinta da roupa são as mesmas para todos os tipos de tinta? Existe forma de salvar a camisa manchada de tinta de caneta?

Nesse artigo, selecionamos alguns cuidados antes de começar a remoção de tinta para que a arte infantil não se torne um problema no orçamento!

Existem manchas de tinta que devem ser retiradas à mão

O processo inicial de remoção de mancha de tinta, em todos os casos, é manual e, após ele, complementamos com a lavagem na máquina. Porém, muitos tecidos não podem ser lavados dessa forma de retirar a tinta na roupa.

Isso acontece, por exemplo, com os tecidos finos e delicados, como a seda e a renda, pois eles podem estragar na centrifugação. Portanto, toda a lavagem deve ser manual, o que aumenta a atenção com a mancha, já que a lavadora não completará o serviço nesses casos.

Caso haja incerteza sobre a eficácia ou a mancha seja muito profunda, o recomendado é remover a mancha em uma lavanderia profissional.

Não use água sanitária e cloro para remover manchas de tinta

Produtos abrasivos como a água sanitária e o cloro não devem ser usados para a retirada de tinta na roupa, pois podem danificar o tecido, especialmente se forem usados em grande quantidade.

Comece a remoção da tinta imediatamente

Sim, você está no meio de uma tarde de pintura da casa ou seu filho está se divertindo demais para acabar com a brincadeira porque as roupas mancharam de tinta – ou você só viu a mancha quando foi buscá-lo na escola.

Porém, as tintas entranham nas fibras rapidamente e se tornam mais difíceis de sair à medida que o tempo passa. Sempre que possível, procure fazer a remoção da tinta assim que a mancha acontecer.

Isso ajuda no uso de menos esforço e na escolha de métodos menos invasivos para solucionar o problema.

Muita atenção com o tipo de tinta e o tecido da roupa

Essas duas informações serão essenciais para o sucesso na remoção da tinta:

  • Para as manchas de tintas à base de água e as tintas de pele, as soluções caseiras têm boa taxa de sucesso;
  • Quanto às manchas de tintas à base de óleo, como a tinta acrílica de paredes, são as mais difíceis de retirar e, na maioria dos casos, a remoção com sucesso é feita por profissionais

É possível descobrir a composição na embalagem da tinta. Algumas marcas informam até mesmo os produtos que podem remover a tinta na roupa.

Os tecidos das roupas definem o produto e a intensidade do método. Por exemplo:

Encontre a lavanderia mais próxima
  • Não podemos usar produtos químicos nos tecidos sintéticos;
  • Roupas em jeans podem receber os produtos para remover tinta.

Na dúvida, sempre pesquise sobre a possibilidade de uso. Alguns produtos de remoção informam com quais tecidos podem (ou não podem) ser usados.

Tirar mancha de tinta

Cuidados redobrados com as manchas nas roupas infantis

Os casos mais comuns de manchas de tinta são nas roupas das crianças e elas exigem mais cuidados para removê-las.

  • A urgência para agir é maior, pois as crianças esfregam mãos e braços na roupa e espalham as manchas, dificultando a retirada;
  • Os produtos de remoção não podem causar alergia;
  • As crianças devem usar apenas as tintas atóxicas.

Que produtos podem ser usados para remover mancha de tinta

Removedores de tintas

O produto mais indicado é, sem dúvida, o removedor de tinta tradicional, pois atua com eficácia nas manchas de tinta à base de água e são produtos específicos para essa finalidade.

Mistura de bicarbonato e vinagre

Essa é uma mistura já bastante conhecida como um ótimo desengordurante caseiro, pela combinação perfeita da composição básica do bicarbonato de sódio e a acidez do vinagre.

Essa solução é bastante eficaz nas manchas de tinta recentes e de diferentes tamanhos. Basta fazer uma mistura e aplicar sobre o local e usar uma escovinha para esfregar suavemente o local até que todo o resíduo se desprenda.

Uma forma mais eficaz de usar a mistura, sem perda de material e de tempo, é aplicar o bicarbonato na mancha e ir colocando o vinagre para criar a consistência ideal.

Como lidar com as manchas de tinta de caneta

O que vai definir o método de remoção da tinta de caneta é o tamanho e o tempo da mancha.

Para as manchas úmidas ou pequenas, derrame uma boa quantidade de álcool na mancha, esfregue o local com um algodão até a tinta ser removida e lave a roupa. Outra opção é o vinagre branco com um pano.

Para as manchas grandes ou secas, pingue gotas de detergente de louça branco em um algodão para retirar o excesso. Depois, coloque detergente na mancha que sobrou e deixe por 1 hora. Esfregue com algodão e lave a roupa.

Essa solução deve ser usada o mais rápido possível, pois a tinta de caneta, quando ressecada no tinta, é uma das mais difíceis de ser removida.

Garanta a remoção de mancha de tinta na BonaSecco!

Como podemos ver até aqui, existem meios de remover mancha de tinta, porém é preciso avaliar alguns fatores antes de fazer uma tentativa:

  • Se é uma mancha úmida (recente) ou já está seca (mais difícil de retirar);
  • Tipo de tecido da roupa;
  • Tipo de tinta (principalmente se for de caneta);
  • Se é uma roupa infantil (limita o uso de produtos).

É importante ressaltar também que podemos encontrar receitas caseiras para remoção de manchas de tinta em roupa sem resultados comprovados e com um risco alto de danificar o tecido ou espalhar a mancha, aumentando a dificuldade de remover.

Os serviços de lavanderia especializada em manchas da BonaSecco possuem equipamentos, técnicas e produtos adequados para remover manchas de diferentes origens, entre elas as manchas de tinta.

O profissional fará uma avaliação personalizada dos fatores acima e definirá qual procedimento é o mais eficaz para cada caso.

Com uma lavanderia profissional, você terá a certeza de que todas as possibilidades serão usadas para salvar a sua roupa, deixando-a em condições de ser usada sem manchas e danos. A arte do seu filho e sua próxima pintura em casa agradecem!

Conheça a unidade mais próxima da BonaSecco na sua região!

Share Button