Atualizado em 04/01/2022
A roupa social é uma vestimenta que traz um desafio a mais para as tarefas de lavanderia e passadoria: são as peças que normalmente usamos no ambiente de trabalho e em ocasiões profissionais. E não se resume às tradicionais roupas brancas.
Hoje em dia, a moda é diversificada em cores, estilos e formas e permite que as pessoas se vistam formalmente – quando o local de trabalho exigir – e se sintam confortáveis.
Sabemos da importância da boa aparência no mundo profissional. Vestir-se de forma adequada e com roupas bem conservadas e limpas fala muito da nossa personalidade e até mesmo das nossas ambições dentro da empresa!
Por isso, é preciso cuidar da roupa social constantemente e da forma correta dos ternos, camisas, calças, tailleurs, camisetes e outras peças para nunca ser surpreendido por uma gola amarelada ou uma blusa amarrotada.
Você conhece as formas de preservar roupas sociais?
Nesse artigo, separamos 5 dicas para você cuidar do guarda-roupas social por muito mais tempo e sempre com ótima qualidade!
3 cuidados que devemos ter com a roupa no ambiente de trabalho
Ter um ótimo currículo e as habilidades e competências para a função ainda são as principais condições para progredir na empresa. Porém, a identidade visual é um fator cada vez mais forte na imagem profissional.
Por isso, devemos ter em mente os cuidados abaixo para obter sucesso através da forma como nos vestimos.
1 – Conheça e respeite o dress code da empresa
Muitas empresas vêm adotando o dress code – o código de vestimenta que visa adequar os trajes dos funcionários ao perfil e valores corporativos – que pode ir da formalidade dos escritórios de advogados à informalidade das empresas de tecnologia.
2 – Crie o seu estilo de vestir-se para o trabalho
A partir do dress code – que pode definir peças de roupas e até cores – é possível combiná-lo com o estilo individual. Por exemplo, se o ambiente exige ternos para os homens, é possível usar cortes mais modernos e cores alternativas que deixem você mais à vontade.
Outras opções para montar o próprio estilo são os acessórios – cintos, bolsas, sapatos, relógios e joias.
3 – Na roupa de trabalho, menos é sempre mais
Agora que sabemos que existem regras de vestimenta e que podemos adaptar o nosso estilo à elas, o terceiro cuidado é combinar os dois primeiros sem exageros.
Se a empresa é menos rigorosa com as vestimentas femininas, ótimo. Porém, é preciso ter cuidado com decotes e fendas. Para os homens, evite calças e camisas muito justas. E para ambos, convém regular o perfume!
1 – Sujou roupa social? Lavou!
O primeiro cuidado é o famoso sujou, lavou. Não devemos colocar roupa social no cesto, pois são tecidos delicados e possíveis manchas de desodorante e encardidos serão muito mais difíceis de serem retiradas.
Não podemos esquecer que os ternos e tailleurs são levados para uma lavanderia profissional, pois não devem ser lavados em casa.
2 – Faça as pré-lavagens de manchas e encardidos
Os punhos e golas com encardidos e as axilas com manchas de desodorante devem ser lavados à mão, com sabão neutro e uma escovinha macia e antes de colocar a roupa na máquina, pois o processo na lavadora não retira essas sujeiras com a eficiência necessária.
3 – Tenha atenção com alguns detalhes na lavagem
As roupas sociais devem ser lavadas separadamente das demais em função dos seus tecidos serem mais delicados e para evitar que tecidos mais pesados e a centrifugação mais forte deformem as peças.
Faça a separação por cores para evitar que roupas mais claras sejam manchadas pela tinta de tecidos mais escuros.
Use sabão neutro e de preferência líquido. Porém, não deve ser colocado direto nas roupas dentro da máquina; dilua a quantidade em água antes.
4 – Secagem de roupa social exige atenção
O primeiro cuidado que devemos ter é não torcer as roupas após retirar da máquina. Caso ainda estejam muito úmidas, apenas dobre a peça e aperte entre as mãos para retirar o excesso de água.
Para as camisas e blusas, pendure as roupas em cabide para secar no varal. Dessa forma, você preserva a modelagem delas e facilita a passadoria. Outra medida importante é colocar para secar à sombra para evitar que o sol desbote as roupas com cores.
5 – Cuidados com a passadoria de roupa social
A atenção com as roupas sociais não termina com a secagem delas! Na verdade, passar roupas de trabalho pode ser um problema que desfaz todo o cuidado que tivemos ao lavar e secar.
- Use a temperatura recomendada na etiqueta da roupa;
- Use o ferro a vapor para as peças de fibra natural;
- Teste a temperatura passando o ferro no avesso da roupa.
Cuide da sua imagem social com uma lavanderia profissional!
Como podemos ver, conservar as roupas sociais demanda uma série de cuidados em todas as etapas – na lavagem, na secagem e na passadoria. São vários detalhes e a falta de um deles pode significar a perda de uma peça de alto valor.
Quem trabalha em empresas sabe que existe uma quantidade que se acumula semanalmente. Por isso, o cuidado deve ser redobrado para não perder várias peças em uma lavagem só.
E acima de tudo, a lavanderia de roupas sociais exige tempo e atenção com os detalhes. Mas será que vale a pena, enquanto você precisa de mais tempo para descansar e se divertir?
Com a lavanderia especializada em roupas sociais da BonaSecco, você resolve esta questão!
Os técnicos da BonaSecco analisam cada roupa social em detalhes, dando o tratamento individual que ela precisa – tipo de tecido, sujidade, encardido, manchas, detalhes – com o processo adequado e certificado.
Com uma lavanderia especializada, você tem a segurança de que suas roupas profissionais serão tratadas da forma correta, seu guarda-roupas de alto valor vai durar muito mais e com beleza para você impressionar sempre no trabalho!
Conheça a unidade mais próxima da BonaSecco na sua região!
Franquia de Lavanderia BonaSecco, rede com tecnologia italiana que atua com Lojas Convencionais e Lavanderias Self Service.