Atualizado em 25/08/2022 às 11:27

Você sabe como economizar água?

Todos sabemos que economizar água deve ser uma prioridade na hora de realizar as tarefas de casa no dia a dia. Essa economia claramente não beneficia apenas o meio ambiente, mas também o próprio bolso ao final do mês. Você sabe como economizar água em casa? Confira algumas dicas da Bonasecco e evite o desperdício!

Como economizar água em casa

Há inúmeras formas de manter um bom ritmo de economia de água em casa e são com pequenas atitudes que isso se torna possível. Tomar banhos mais curtos, não deixar a torneira aberta enquanto lava a louça ou escova os dentes, entre outros, são atitudes que quando somadas resultam em uma boa economia. Entretanto, é preciso muito mais que isso para ter bons resultados, por isso, listamos algumas formas simples de como economizar água diariamente.

Reaproveite a água da máquina de lavar

Apesar de ser uma dica clássica, é bom reforçar! A água que a máquina de lavar utiliza para o enxágue pode ser reutilizada para limpar o piso da cozinha, quintal e o da própria lavanderia. Basta retirar a mangueira de vazão do cano e desviar o fluxo para um balde. O mais interessante disso é que dependendo do número de enxágues, é possível economizar até até 3 baldes cheios por lavagem e reutilizar a água em outras tarefas diárias.

Use um balde para captar a água do chuveiro

Essa dica é para quem possui chuveiro a gás e desperdiça alguns minutos (e água!) esperando esquentar. Quem não encara alguns segundos de água fria, pode colocar um balde embaixo da ducha enquanto o chuveiro não esquenta e, posteriormente, usar a água para dar descarga no vaso sanitário, um exemplo. A economia pode chegar a 10 litros, nesses casos.

Evite lavar o carro e o quintal com mangueiras

Quando for lavar o carro e o quintal, não utilize a mangueira. Troque o utensílio pelo balde. Outra forma de economia, no caso da lavagem dos carros, é a ecolavagem, pois é possível deixar o veículo limpo e protegido com menos de um litro de água. Para isso ser possível, você precisa de um xampu especial para lavagem, dois panos de microfibra e um borrifador com 400 ml de água.

Invista em acessórios

Na loja de utilidades domésticas ou ferragens, pergunte sobre os arejadores ou pelos redutores de vazão, itens que podem reduzir o consumo em pelo menos 20%. Em São Paulo a Sabesp está distribuindo essas peças para a população. Outra opção são as válvulas de descarga de duplo acionamento, que permite a economia de três ou seis litros d’água.

Atente-se aos vazamentos

Fique atento aos vazamentos na sua casa! Uma torneira mal encaixada, por exemplo, pode desperdiçar, em média, 2.088 litros por dia ou 62.640 litros por mês. Uma forma de verificar se há vazamentos é fechar todas as torneiras e monitorar o hidrômetro. Se o ponteiro do registro continuar girando, é sinal de que há vazamento. Procure um profissional qualificado para identificá-lo e consertá-lo.

Lave suas roupas em lavanderias!

Uma outra ótima forma de economizar água, ainda mais se você mora sozinho, é aproveitar os serviços de lavanderias. A economia de água costuma ser grande, pois toda a água utilizada é aproveitada nas lavagens, diferente da feita em casa que desperdiça alguns litros. Além disso, todo o custo está embutido no valor da lavagem que costuma ser bem baixo em relação a conta de água no final do mês.

Essas foram algumas dicas da Bonasecco para você economizar água no seu dia a dia. Caso você deseje economizar, aproveite nossos serviços de lavanderia e tenha tudo limpo sem ter que desperdiçar!

Share Button