Faltam poucas semanas para o inverno e nada melhor que tirar os casacos do armário para se aquecer no período mais gelado do ano. Você já preparou essas peças para o início da estação? Confira algumas dicas de lavagem e saiba como usar os casacos em combinações adequadas no seu dia a dia.

Como lavar os casacos de inverno?

Normalmente os casacos permanecem guardados por meses no fundo do armário e, por isso, antes de usá-los, é necessário ter alguns cuidados em relação à limpeza. Inicialmente é preciso tirar todos de dentro do guarda-roupa e deixá-los ao sol. Como as peças ficaram por muito tempo guardadas, esse contato com a luz é indicado para eliminar possíveis fungos e até mesmo o cheiro forte do tecido.

Logo após essa etapa, é interessante identificar qual o melhor tipo de lavagem para os casacos. Muitas vezes é necessário mandar alguns para lavar a seco, pois se aventurar com a lavagem em casa pode danificar a peça. Entretanto, não precisamos ser tão radicais, pois no geral é possível fazer a higienização a mão em casa. Ela é mais demorada e a dica é ter paciência, pois será necessário reservar um dia inteiro para essa tarefa, dependendo de quantos casacos você tem.

A questão principal não é necessariamente como lavar, mas sim quando. A dica é priorizar as lavagens mais pesadas sempre no início e ao final da estação, pois provavelmente você não irá sujar e usar todos os casacos de uma vez só. É interessante haver um revezamento, além da devida lavagem em caso de uso excessivo, chuva, manchas entre outros.

Dicas de como usar casacos de inverno

Agora que você já tem uma noção de como deve cuidar dos seus casacos de inverno, confira algumas dicas de como usá-los!

Observe o comprimento do casaco

A variedade de casacos é enorme, há desde os mais longos, até os mais curtos, e para montar boas combinações é preciso estar atenta ao comprimento do casaco. No geral não há regras em relação a altura da pessoa, mas sim ao estilo e imagem que ela deseja transmitir com o casaco escolhido. Os mais longos no estilo trench-coat são ótimos para o ambiente de trabalho, pois eles transmitem seriedade. Já os mais curtos, são interessantes para compor looks mais casuais.

Evite combinações com peças muito chamativas

O casaco normalmente é um item chamativo, independente da cor, pois é uma peça pesada que possui tecidos e aviamentos (botões, zíperes) diferenciados. Toda a informação inserida na roupa deve harmonizar com as outras peças escolhidas, ou seja, camisa, calça e sapatos. Para evitar uma mistura indesejada, a dica é sempre partir do casaco, pois é com base nele que o resto do look vai ser montado. Observe bem o casaco e veja quais peças vão combinar com ele, sempre respeitando as cores e o caimento.

Cuidado com os acessórios

Cachecóis, toucas, chapéus e até bijuterias são ótimos acessórios para compor looks, no entanto, é necessário ter um pouco de cuidado ao combiná-los com os casacos de inverno. A maioria dos casacos, quando fechados, cobrem o busto e ficam próximos do pescoço, por isso, evitar cachecóis muito grossos e brincos muito grandes, por exemplo, pode ser uma boa opção. A dica é sempre dosar a quantidade de acessórios e manter o foco no casaco, não nas demais peças, pois as outras são apenas complementos.

Essas foram algumas dicas da Bonasecco para você lavar e usar seus casacos neste próximo inverno. Caso você não tenha tempo para fazer a higienização de cada um, procure a unidade mais próxima e aproveite os nossos serviços!

Share Button