Lavar roupas é algo que estamos acostumados a fazer, seja uma vez por semana ou mais. Contudo, a verdade é que essa tarefa doméstica não é fácil e demanda muito tempo e dinheiro. Afinal, você já parou para calcular quais são os custos de uma lavanderia?

Além de exigir muito tempo e dedicação para tratar as roupas da maneira adequada, o processo de lavanderia também é muito caro – o que pode fazer você repensar a forma como cuida das suas vestimentas.

Gastos com energia, água e produtos de limpeza são só alguns dos custos de uma lavanderia que podem pesar bastante no final do mês.

Além disso, é necessário também separar as roupas por cores, ficar atento ao tipo de tecido e suas especificações na hora da lavagem, colocar na máquina, secar e passar. Tudo isso faz parte do processo de lavanderia que, para quem tem um dia muito corrido, pode ser um verdadeiro atraso.

Sendo assim, apesar de estarmos habituados ao ato de lavar roupas em casa, o tempo e o dinheiro gasto com isso nos faz questionar quais são os custos de uma lavanderia e se realmente vale a pena continuar fazendo essa tarefa doméstica que tanto nos dá dor de cabeça. Afinal, quem nunca acumulou dias de roupa suja para evitar o trabalho de encarar a máquina de lavar ou o ferro de passar, não é mesmo?

Dessa forma, com o objetivo de deixar você ainda mais por dentro desse assunto,  procuramos saber quais são os custos de uma lavanderia. Veja os resultados ao longo deste conteúdo!

O que é necessário ter em uma lavanderia?

Para começar, é fundamental ter em mente que uma lavanderia exige uma série de equipamentos e produtos específicos para o processo de lavagem e tratamento das roupas.

Levando isso em consideração, uma lavanderia – por mais simples que seja – precisa obrigatoriamente contar com os seguintes itens:

  • Máquina de lavar;
  • Secadora;
  • Produtos de limpeza, como sabão em pó, amaciante e etc;
  • Ferro de passar roupa;
  • Além de móveis que são essenciais, como armários, tanque, cestos de roupa e tábua de passar.

Nesse contexto, os custos de uma lavanderia não são poucos e somam para despesas no final do mês.

Para descobrir as vantagens e as desvantagens dessa tarefa doméstica precisamos colocar no papel quais são de fato todos os gastos envolvidos nessa tarefa doméstica, pontuando os itens obrigatórios e o custo total de tudo isso.

Em linhas gerais, os custos de uma lavanderia vão desde gastos no mercado, com produtos de limpeza, até a conta de água e de luz no final do mês. Confira mais detalhadamente logo abaixo.

Principais custos de uma lavanderia

Somando então todos esses gastos com produtos de limpeza, água, luz, entre outros, temos uma conta bem alta no final do mês que varia, é claro, de acordo com a frequência com que você lava as roupas da sua casa.

Encontre a lavanderia mais próximaPowered by Rock Convert

Assim, vale ressaltar que em casas onde o número de moradores é grande, por exemplo, a demanda de lavar roupas é maior, aumentando, portanto, o valor final dos custos da lavanderia, que agregam principalmente às contas de luz e de água.

Para se ter uma ideia, a máquina de lavar é um dos itens que mais gasta dentro de uma lavanderia. Segundo a Sabesp, companhia de água do Estado de São Paulo, em média, 21% da conta de água das residências refere-se à lavagem de roupas em casa.

Dados da Demae, companhia do Estado do Goiás, por sua vez, indicam que o gasto de água no processo de lavar roupas pode chegar a 300 litros em somente 15 minutos com a torneira aberta.

Lavadoras de roupas que possuem capacidade de cinco quilos, por exemplo, podem chegar a gastar 135 litros de água por ciclo.

Além disso, é necessário considerar os gastos de energia relacionados ao uso das máquinas de lavar e secar, bem como o ferro de passar ou outros equipamentos como passadeiras a vapor, que também fazem parte da lavanderia.

Dessa forma, somando todos os gastos temos números alarmantes que, quando colocamos no papel, nos fazem questionar se vale investir em lavar roupas em casa.

Será que os custos de uma lavanderia em casa compensam? É bastante provável que essa resposta seja negativa depois de todas as informações fornecidas acima. Mas, se não lavar em casa, o que fazer então com as roupas sujas?

Lavar em casa x lavanderias profissionais

O serviço de lavanderia a seco ou com água profissional está crescendo cada vez mais, entrando no mercado como uma alternativa para os altos custos de uma lavanderia doméstica.

Sendo assim, muitas pessoas já estão considerando a utilização do serviço de profissionais, afinal, os gastos no final do mês podem ser menores quando contamos com as lavanderias.

Mas, além disso, o serviço também apresenta diversos outros benefícios, que devem ser explorados e levados em conta na hora da decisão de como tratar as suas roupas.

Saiba quais são as vantagens!

  • Economia: o orçamento de uma lavanderia às vezes é bem menor do que o custo de lavar peças em casa, pois você não precisa se preocupar com a conta de água ou luz no final do mês, e muito menos com a compra de produtos de limpeza – que não são nada baratos.
  • Durabilidade: as lavanderias dão às roupas o tratamento necessário para cada tipo de tecido, assim, as peças duram mais e chegam na sua casa com um aspecto mais bonito, devido aos cuidados corretos.
  • Tempo: com as lavanderias você não perde tempo e pode aproveitar aquelas horas que seriam gastas na tarefa doméstica em algo realmente produtivo.
  • Cuidado com o meio ambiente: nas lavanderias a água é utilizada de maneira consciente, sem desperdícios.

Tendo como base todas essas informações, portanto, é possível notar que os custos de uma lavanderia em casa realmente não valem a pena.

Por isso, o ideal mesmo é contar com a ajuda de uma lavanderia profissional, como a BonaSecco, para lavar as suas roupas com mais economia e qualidade!

Share Button