Atualizado em 25/08/2022 às 11:24

É muito justa a preocupação com a limpeza das roupas de cama do bebê, mas você sabia que a roupa de cama de toda a família exige uma série de cuidados e que a falta desses cuidados pode ser a causa de grandes problemas?

O primeiro problema já é conhecido de todos: os microrganismos presentes nos ambientes – os ácaros, as bactérias e os fungos – e que se proliferam no descuido com lençóis e fronhas em uso e até mesmo nas roupas de cama guardadas.

O segundo é no orçamento: a falta de cuidados acelera o desgaste dos tecidos e encurta a vida útil de lençóis, colchas, fronhas e outros artigos. O resultado, evidentemente, aparece no bolso!

Cuidar do enxoval de cama ajuda a manter a saúde da família e custa muito menos do que comprar peças novas. Mas como você pode fazer isso e não se preocupar com ácaros e trocas por muito tempo?

Nós da BonaSecco vamos falar de 7 dicas infalíveis para cuidar das roupas de cama, proteger o bolso e a saúde das pessoas!

1 – Lavar sempre antes de usar uma roupa de cama nova

Parece uma dica óbvia, mas infelizmente muitas pessoas imaginam que os lençóis que acabaram de sair da loja estão limpos dentro das embalagens, o que é um grande erro; eles passam por várias etapas no processo de fabricação e entram em contato todo tipo de material e resíduo.

Isso incluindo a goma usada para manter o enxoval de cama esticado na embalagem. É essencial retirá-la antes de usar, pois podem provocar alergias, especialmente em crianças.

Mesmo que sejam peças para usar no futuro, é sempre bom lavar logo. Um hóspede inesperado sempre aparece!

2 – Fazer a lavanderia correta das roupas de cama

A parte mais importante da preservação das peças é a lavanderia de enxoval de cama, onde podemos incluir da lavagem à passadoria. É nela que definimos se as roupas durarão o esperado e com qualidade.

Vamos falar das etapas da lavanderia eficiente de roupas de camas.

Como lavar roupa de cama em casa?

  • Não lave as peças de cama junto com as demais roupas;
  • Verifique com atenção o que é orientado nas etiquetas;
  • Separe todas as peças por cor e tecido. Isso é fundamental para preservar os tecidos, evitar as manchas por tingimento e as terríveis bolinhas;
  • Inspecione se alguma peça tem manchas a serem tratadas antes e manualmente;
  • Use o amaciante com moderação;
  • Cuidado com o volume de cada ciclo, pois o excesso vai afetar os movimentos e a qualidade da lavagem. Prefira dividir em etapas.

Não podemos esquecer da higienização de travesseiros para garantir a saúde completa no quarto!

Como secar roupa de cama?

É possível secar as roupas de cama na secadora. Para isso, é preciso observar as etiquetas fabricante e usar o modo correto – por exemplo, lençóis em poliéster devem usar o ciclo frio ou sem calor.

Sem a secadora, podemos recorrer ao varal, mantendo as roupas estendidas ao máximo ou, se não for possível, fazer pequenas dobras nas extremidades para esticar.

Porém, sabemos que varais grandes não combinam com apartamentos e áreas de serviço pequenas. Além disso, varais pequenos obrigam a fazer várias lavagens. Lavar e secar roupas de cama em uma lavanderia profissional pode ser a melhor opção.

Como passar roupa de cama?

A primeira dica para a passadoria de roupas de cama eficiente é dobrar as peças assim que retirá-las do valor e, se o espaço permitir, sacudir as roupas antes, a receita de vovó que muita gente ignora. Dessa forma, evita-se que os amarrotados fiquem mais profundos.

Não retire as roupas completamente secas do varal, pois uma leve umidade vai favorecer o uso do ferro. Por outro lado, passar roupas úmidas demais provoca mau cheiro e fungos.

Portanto, o momento certo de recolher as roupas de cama do varal é fundamental para a passadoria eficiente e para guardar com mais segurança!

Como guardar roupa de cama?

O jeito de guardar o enxoval de cama ajuda na preservação dele. É importante colocar em gavetas ou em armários limpos e logo após passar as peças. Deixar as peças em cima de mesas e camas atrairá poeira e insetos.

Outro cuidado fundamental é higienizar os interiores dos móveis e sanitizar contra traças e cupins, que se alimentam das fibras de diversos tecidos.

Lavanderia perto de mim Bonasecco

3 – Cuidado com a frequência para lavar roupas de cama

A frequência ideal é a semanal. Esse prazo diminui com enxovais de cama de recém-nascidos, bebês e crianças pequenas, pessoas acamadas e quando há manchas ou sinais de mofo.

É preciso ter cuidado com a lavagem de colchas e edredons. São peças muito grandes e o ideal é usar o serviço de lavanderia com coleta e entrega da roupa de cama.

Lavar com a frequência certa é essencial, pois espaços muito longos permitem o acúmulo de sujeira e microrganismos que podem acelerar a degradação das fibras.

Como guardar roupa de cama?

4 – Usar a capacidade de máquina com critério

O cuidado com a quantidade de roupas de cama por lavagem é essencial. São peças pesadas e qualquer volume já sobrecarregará a lavadora, impactando no funcionamento dela.

O excesso de roupas impede a absorção eficiente do sabão e amaciante e a circulação na água de forma eficiente e o resultado da lavagem pode ser inferior ao esperado.

Portanto, calcule bem a quantidade.

Se o cesto está bem cheio, vai exigir várias lavagens, multiplicando o gasto de energia, água e o tempo na lavanderia doméstica. Como a secagem é demorada, especialmente nos dias frios, será obrigatório lavar roupa de cama quase todo dia!

Entregar todo o volume a uma lavanderia especializada poupa os custos multiplicados, o tempo gasto e garante um resultado com qualidade.

5 – Não permitir brincadeiras de crianças na cama

É adorável ver os pequenos fazendo guerra de travesseiros ou se escondendo nos lençóis! Mas quando as brincadeiras incluem brinquedos, tintas e com comidinhas, aumentam os riscos de manchas difíceis de remover e de acelerar a frequência para lavar, o que reduz a vida útil das roupas.

E atenção com os bichos de pelúcia: somente coloque eles na cama se estiverem limpos!

6 – Evitar a presença de animais na cama

Tão fofos quanto as crianças, são os nossos amigos de patas! Mas com eles a criticidade é ainda maior; mesmo limpos e saudáveis, eles mantêm contato com sujeiras dos lugares por onde andam, de poeira sob móveis a pequenos insetos.

7 – Evite comidas e bebidas na cama

Outra dica óbvia, mas quem resiste a uma pipoca com refrigerante para ver um filme na cama? Porém, as mínimas partículas que caem nos lençóis, sem percebermos, atraem insetos e os patógenos que provocam alergias.

Além disso, existe o risco de manchar as roupas – se for uma mancha de vinho, pode estragar a sua noite!

Como vimos até aqui, são muitos os cuidados com as roupas de cama no dia a dia para garantir peças com qualidade, prontas para o uso e livres de riscos para a saúde.

Mas higienizar lençóis, fronhas, colchas, edredons não é uma tarefa fácil em casa. Exige espaço para secar, muitas lavagens por causa do volume, uma atenção especial quanto a manchas, amarelados e possíveis ataques de traças e tempo – muito tempo.

Os serviços profissionais de lavanderia, como a BonaSecco, garantem a higienização das roupas de cama feita da forma correta para a preservação das roupas e para o combate a microrganismos.

Na lavanderia BonaSecco, nossos profissionais entregam a melhor lavagem de roupas de cama e você pode usar o seu tempo para coisas melhores do que ficar na lavanderia!

Conheça a unidade mais próxima da BonaSecco na sua região!

Share Button