Qual a importância da higiene do quarto dos bebês?

Ter um bebê em casa é uma das maiores alegrias da família, cada descoberta do pequeno se torna um acontecimento entre tantas noites mal dormidas e dias cheios de tarefas que envolvem fraldas e mamadeiras. O cuidado costuma ser diário para proteger ao máximo o bebê e evitar que ele fique doente, mas você já parou para pensar em como a higiene do quarto pode colaborar, e muito, para impedir que isso aconteça?

Muitos esquecem, mas é a partir da devida higienização que é possível evitar problemas de saúde que envolvem o sistema respiratório. Apesar da limpeza diária que evita o acúmulo de sujeiras e a proliferação de fungos e bactérias, é necessário ter um cuidado diferenciado com o quarto e os itens do bebê. Toda essa atenção é importante, pois ele possui um sistema imunológico que ainda está em formação, facilitando a entrada de bactérias que podem deixá-lo doente.

Como fazer a devida limpeza do quarto dos bebês?

Inicialmente, é necessário deixar claro que essa é uma limpeza que deve ocorrer no mínimo duas vezes por semana. Como demanda mais atenção, não basta fazê-la apenas uma vez assim como no restante da casa. Para você saber quais são as tarefas mais necessárias durante a limpeza, a Bonasecco separou alguns tópicos que devem ser atendidos para fazer uma ótima higienização.

Tirar o pó

Assim como nos outros cômodos da casa, é preciso sempre tirar o pó. Pode parecer uma dica óbvia, mas é sempre bom ressaltar. Essa prática é importante para evitar o acúmulo de poeira e ácaros que podem prejudicar a saúde do bebê. A dica é tentar fazer isso diariamente e não apenas no piso, mas também em estofados, poltronas, almofadas, cortinas, brinquedos e nos cantos dos berços.

Selecionar produtos de limpeza apropriados

Outro cuidado que pode parecer bobo, mas faz muita diferença é a escolha do material de limpeza. Para o quarto dos bebês, evite os que exalam um perfume muito forte, pois isso possibilita o surgimento de alergias. Procure também fazer a limpeza com os itens básicos como detergentes neutros e panos umedecidos com água.

Mantenha o ambiente arejado

Durante o primeiro ano de vida o bebê está mais exposto, possibilitando o desenvolvimento de alergias causadas por ácaros e poeira. Para evitar isso, é necessário separar um momento do dia o qual o bebê não está no quarto para abrir as janelas e deixar o ar circular.

Esteja atenta às trocas de roupa de cama

Esse com certeza é o cuidado mais importante quando se trata da limpeza do quarto dos pequenos. É necessário trocar as roupas de cama do berço semanalmente, isso inclui lençol, colchas, protetores de berço, fronhas e até almofadas. Como sabemos que fica difícil administrar a casa após a chegada do bebê, a melhor opção é mandar estes itens para uma lavanderia.

Essas foram algumas dicas da Bonasecco. Caso você precise de ajuda com a limpeza dos itens de cama e banho do bebê, procure a unidade mais próxima e conte com nossos serviços especializados!

Share Button