Você sabe como funciona a lavagem a seco?

A lavagem a seco é uma ótima aliada para quem deseja lavar peças pesadas como casacos, jaquetas e até mesmo tapetes e sofás, mas você sabe como funciona este processo? Para esclarecer esse tipo de procedimento é interessante explicar como os materiais reagem a uma lavagem comum.

Em lavagens normais em casa, a fibra do tecido costuma absorver a água e aumentar de tamanho, para, em seguida durante a secagem, desinchar. Este processo, ao longo do tempo, costuma danificar a peça, pois deforma a fibra do tecido. Já a lavagem a seco é feita com solventes químicos e uma máquina especial de limpeza a seco que evitam esse inchaço provocado pela água.

Durante o procedimento, a roupa é colocada em um solvente e girada na máquina. Após essa etapa que dura entre 8 a 25 minutos, as máquinas giram em torno de até 450 rotações por minuto para limpar os fluídos restantes. Em seguida, a temperatura chega até 60 graus Celsius dentro das máquinas, em uma combinação de lavagem e secagem da roupa, na qual os últimos vestígios de solvente químico evaporam.

Agora que você já tem uma ideia de como funciona o processo de lavagem, confira 5 benefícios de lavar as roupas a seco na sua lavanderia de confiança e aproveite as vantagens!

Economia de água

Apesar de não ser uma lavagem 100% “seca”, é possível garantir uma grande economia de água. Isso, pois a lavagem a seco economiza até 18 litros de água por quilo de roupa, se comparada ao uso em uma lavadora doméstica.

Ajuda a tirar manchas

A lavagem a seco também é famosa por auxiliar no processo de remoção de manchas, principalmente as de óleo e gorduras.

Lava tecidos finos sem causar danos

Muitas vezes há peças com tecidos tão delicados que é necessário lavar a mão. Nesses casos, a lavagem a seco pode ser uma grande aliada, pois ela é super indicada para materiais sensíveis pelo fato de não entrar em contato com a água, diminuindo as chances de encolhimento ou dano à fibra.

Preserva a roupa por mais tempo

A lavagem comum, como já explicado, possibilita o inchaço da fibra, fator que contribui para causar danos irreversíveis a roupa. Já a lavagem a seco, por não entrar em contato com a água, evita o dano e preserva o tecido, tornando o tempo de vida útil da peça muito mais longo.

Facilita a lavagem de roupas sociais e de festa

Ternos, vestidos com paetês, camisas e peças sociais no geral são itens difíceis de serem lavados. Entretanto, a lavagem a seco facilita a higienização destas roupas e ainda evita o risco de dano à fibra. Além de ser um procedimento delicado de se fazer em casa, a lavagem comum pode gastar muita água e produtos de limpeza sem a certeza de que as peças realmente ficarão limpas. A mais indicada nesses casos, com certeza, é a lavagem a seco.

Quais peças são indicadas para a lavagem a seco?

Itens como vestidos, ternos e roupas sociais. Casacos, jaquetas e peças pesadas de invernos. Roupas de tecidos delicados como lã e seda. Tapetes e até sofás.

Percebeu os benefícios de lavar suas roupas a seco? Então separe as peças, procure a Bonasecco mais próxima e aproveite as vantagens!

Share Button