Quem tem filhos pequenos em casa sabe o quão complicado pode ser cuidar das roupas dos pequenos. Afinal, eles estão sempre brincando, correndo e sem medo de se sujar. Para os pais, isso pode ser um problema na hora de lavar as roupas.

Nesse sentido, umas das perguntas mais comuns é: como tirar mancha de canetinha da roupa?

Os rabiscos, às vezes, podem acabar saindo do papel e indo direto para as peças de roupas. Ali, no momento de colorir e desenhar, as crianças não estão nem um pouco preocupadas com o fato da canetinha poder manchar o tecido das roupas, sejam camisetas, vestidos, saias, shorts, macacões, entre outras peças.

Assim, após a diversão, cabe aos adultos limparem toda a bagunça.

Porém, manchas de canetinha não são nada fáceis de remover e, muitas vezes, o processo de limpeza pode danificar o tecido das roupas – ora porque houve muita fricção ou em consequência do uso de produtos químicos corrosivos.

Por isso, todo o cuidado é pouco. É preciso saber como tirar mancha de canetinha da roupa corretamente para não danificar o material da peça e garantir a vida útil da vestimenta, ou seja, sua durabilidade.

Pensando nisso, neste artigo trouxemos algumas dicas de como tirar mancha de canetinha da roupa das crianças, para evitar problemas na hora cuidar as peças. Confira!

Manchas pequenas ou recentes

Primeiramente, é importante ressaltar que existem diferenças entre os processos de remoção de manchas de diferentes tecidos. Enquanto algumas roupas são confeccionadas em materiais mais delicados, outras são compostas por fibras mais resistentes. Assim, o que funciona para um determinado tecido, pode não funcionar para outro. Então, fique atento na hora de tentar remover as manchas e, caso note algum dano, busque ajuda de uma lavanderia profissional.

Agora, vamos às dicas!

Para manchas pequenas ou manchas frescas, a remoção pode ser mais simples, pois ainda não houve muito contato com o tecido e, dessa forma, é mais fácil eliminá-las. Além disso, manchas pequenas não exigem o uso de muitos produtos, o que ajuda a preservar a roupa, colocando-a em menos contatos com resíduos prejudiciais para as fibras.

Assim, você pode optar por realizar a remoção com álcool ou vinagre branco. Veja como o processo deve ser feito:

  • Álcool e algodão

Sim, há como tirar mancha de canetinha da roupa somente com o uso de álcool e algodão. Quanto mais recente a mancha, mais fácil e removê-la. Para isso, você deve molhar um algodão com um pouco de álcool e aplicar sobre o local da mancha, suavemente. O álcool irá ajudar a eliminar a sujeira e não danificará o tecido.

  • Vinagre branco

Outra dica de como tirar mancha de canetinha da roupa é usar vinagre branco na remoção. Diferente do truque com álcool, o vinagre não deve ser aplicado com um algodão, mas sim com um pano. Basta colocar um pano por baixo da mancha e adicionar o vinagre ao poucos por toda a região suja de canetinha. Em seguida, passe um pano limpo sobre a mancha para retirar o excesso de vinagre e leve a peça para a lavagem tradicional. Contudo, vale ressaltar que o vinagre é um item de cozinha e nem todos os tecidos podem reagir bem a ele.

Encontre a lavanderia mais próximaPowered by Rock Convert

Lembre-se que para tirar mancha de canetinha da roupa de forma mais eficiente, você pode contar com a ajuda de profissionais.

Manchas grandes ou antigas

Manchas grandes representam problemas maiores e, quanto mais secas, ou seja, antigas, maior a dificuldade em removê-las. Contudo, existem dicas de como tirar esse tipo de mancha de canetinha da roupa em casa. Os principais métodos são com detergente branco e removedor de manchas.

Saiba como aplicar:

  • Detergente branco

Há como tirar mancha de canetinha da roupa em casa usando detergente branco – daqueles que encontramos no mercado. Para isso, pegue um algodão e pingue algumas gotas do produto detergente e esfregue sobre a mancha. Em casos de riscos muito grandes, passe por todas as extremidades da mancha até cobri-la por inteiro. Remova o excesso do produto e aplique novamente, deixando agir por uma hora. Feito isso, com um algodão, esfregue a mancha e lave normalmente.

  • Removedor de manchas

Indicado para manchas secas, o removedor de tinta é uma das melhores dicas de como tirar mancha de canetinha da roupa. Assim, o primeiro passo para eliminar a sujeira é aplicar um pouco de álcool sobre a mancha, com a ajuda de um algodão. Com movimentos leves, tente remover o máximo da mancha que você conseguir e, depois, coloque a roupa para lavar com um removedor de manchas próprio para a lavagem. Fique de olho nas instruções do produto e nas recomendações da peça, que constam na etiqueta.

Removedor de manchas

Apesar oferecerem resultados parciais na remoção de manchas, métodos caseiros podem acabar danificando o tecido das roupas, devido à corrosão das fibras que, ao entrarem em contato com produtos que não são feitos para o uso específico em roupas, podem deteriorar.

Remoção de manchas na lavanderia

Há como tirar mancha de canetinha da roupa em casa, sim. Este não é um problema sem solução. No entanto, o processo pode ser trabalhoso e nem sempre o resultado será positivo.

O uso de produtos variados na tentativa de eliminar manchas pode prejudicar a composição dos tecidos, sem contar a possibilidade de criarem ainda mais manchas e arruinarem a peça de uma vez por todas.

Para evitar ainda mais dor de cabeça, você pode contar com uma lavanderia. Além de remover as manchas de roupas das crianças, a lavanderia também faz o tratamento completo do tecido, aumentando sua durabilidade.

Feito por profissionais que entendem sobre os tecidos e em um ambiente preparado para atender todas as suas necessidades, a remoção de manchas em lavanderias pode ser uma opção mais prática e garantida para cuidar das suas peças.

Além disso, o serviço pode ter um bom custo-benefício. Para poupar tempo e esforços, opte por tirar mancha de canetinha da roupa em lavanderias, como a BonaSecco, que possui unidades em todo o Brasil, prontas para melhor atender você.

Acesse o site e conheça a lavanderia BonaSecco!

Share Button