Cuidar das nossas roupas é muito importante, principalmente na hora de lavar. Uma lavagem correta pode garantir a preservação do tecido e sua durabilidade de vida, ainda mais quando se trata de tecidos delicados. Mas, já pensou em unir isso à sustentabilidade?

A lavagem ecológica, ou wet cleaning, é uma realidade. Considerada uma evolução da lavagem a seco, este tipo de processo de higienização de roupas é eco-friendly e propõe o menor uso de água e produtos químicos possíveis na hora de lavar.

Diferente da lavagem a seco, que teve início na década de 1970, com o objetivo de lavar roupas sem que seja necessário o uso de água, por meio da utilização de um solvente químico perigoso chamado percloroetileno, ou percloro, a lavagem ecológica usa produtos biodegradáveis que não fazem mal ao meio ambiente.

Assim, é possível assegurar o cuidado com as roupas e também com o planeta terra!

O novo tipo de lavagem ainda é novidade para muitas pessoas, contudo, ele vem conquistando mais e mais adeptos que enxergam na wet cleaning uma alternativa ao uso de produtos químicos para o tratamento de peças de roupa a seco.

Sabemos que muitos tecidos demandam cuidados especiais, como a não utilização de água, de modo a preservar a integridade das fibras – seda, lã, couro, veludo e renda são alguns exemplos. Logo, ao invés de optar pela alternativa tradicional, extremamente prejudicial ao meio ambiente, por que não investir em uma lavagem ecológica?

Se esta opção te deixou curioso, continue lendo o artigo e saiba mais sobre como a lavagem ecológica funciona!

Wet cleaning: o que é?

Lavagem ecológica ou wet cleaning é um processo avançado de higienização de roupas feito por profissionais (lavanderias), que consiste no menor uso de solventes químicos e água, com o objetivo que reduzir os impactos sobre o meio ambiente.

A limpeza de roupas feita com água ou a seco pode causar muitos danos à natureza, seja pelo gasto excessivo de água ou pela liberação de produtos químicos na atmosfera. Logo, fez-se necessário a criação de uma opção alternativa, que não acarretasse tantos efeitos negativos ao nosso planeta.

O wet cleaning, então, surgiu com essa proposta. A modalidade já é bastante popular nos Estados Unidos e na Europa, e agora chegou ao Brasil para mudar a forma como lavamos nossas roupas.

Preservar o meio ambiente é fundamental para garantir o nosso futuro, por isso, é importante repensar a forma como gastamos certos recursos, como a água, por exemplo. Qualquer tipo de redução já é válida e contribui para preservação do meio ambiente!

Como Funciona a lavagem ecológica de roupas?

Muitos tecidos exigem o cuidado a seco, devido à delicadeza de suas fibras e composição.

Contudo, o processo de higienização feito por meio do percloro, além de danificar à natureza, também é prejudicial para a saúde dos profissionais que manipulam a substância.

Por exemplo: o solvente não pode entrar em contato com a pele das pessoas ou, até mesmo, ser inalado, o que torna seu uso extremamente complicado.

Encontre a lavanderia mais próximaPowered by Rock Convert

E não para por aí. Quando o procedimento não é realizado na maneira correta, a lavagem a seco pode estragar as roupas.

Por outro lado, com a lavagem ecológica é possível preservar as roupas e reduzir os impactos no meio ambiente. O método de higienização eco-friendly usa ação mecânica, porém, delicada para garantir a remoção de sujeiras, a partir de produtos biodegradáveis.

No wet cleaning também há a preocupação com o tempo de exposição da peça aos agentes químicos, sendo assim, a adaptando para cada tipo de tecido e suas especificações.

Dessa forma, é feito um cálculo que determina a intensidade do movimento da máquina, o tempo necessário para a limpeza completa e a quantidade de produtos e água a serem utilizados.

A lavagem ecológica remove, portanto, sujeira e odores de forma suave, sem agredir as roupas, equilibrando os recursos e, por fim, reduzindo o impacto ambiental.

O gasto de materiais neste processo é muito menos se comparado a lavagem a seco tradicional, assim, promovendo a sustentabilidade na hora de cuidar das roupas. Além disso, a  lavagem ecológica utiliza somente produtos naturais, de origem vegetal e livre de petroquímicos.

Tipos de tecidos

Como você pôde ver, existem muitos tecidos que exigem o cuidado a seco. Afinal, sua composição é tão delicada que, ao entrar em contato com a água, podem acabar sendo danificados.

Uma vez que as fibras de um tecido são umedecidas, elas incham e aumentam de tamanho, podendo ser deformadas no processo de secagem. Logo, a lavagem a seco busca solucionar essa questão, evitando que as peças estraguem.

Tipos de tecidos - Lavagem ecológica

No wet cleaning o processo acontece de forma semelhante, por isso, muitos tecidos podem se beneficiar desse tipo de lavagem – em especial os mais delicados.

Veja quais tecidos podem ser limpos por meio da lavagem ecológica:

  • Poliéster;
  • Seda;
  • Moletom;
  • Lã;
  • Couro;
  • Sintéticos;
  • Algodão;
  • Camurça;
  • Renda;
  • Tecidos finos.

Vantagens do wet cleaning

Embora o foco da lavagem ecológica seja a sustentabilidade, ela também oferece uma série de outras vantagens.

Os produtos utilizados no processo de limpeza das roupas vêm com selos hipoalergênicos, ou seja, eles reduzem os riscos de alergias e doenças de pele causadas por materiais químicos. Assim, para quem sofre com a sensibilidade cutânea, a lavagem ecológica é uma boa opção.

O cuidado empregado na limpeza também se destaca, principalmente no que diz respeito ao tratamento das roupas. Este modo de lavagem agride menos as peças, garantindo a proteção contra rasgos, deformações, desbotamentos e manchas. Ou seja, o processo é altamente cuidadoso!

Então, se você se preocupa com o meio ambiente e deseja apostar em uma opção de lavagem ecológica, o wet cleaning é a escolha certa. A lavagem ecológica está disponível nas unidades da lavanderia Bonasecco, distribuídas por todo o Brasil. Venha conhecer!

Share Button