Atualizado em 20/02/2024 às 13:38

Roupas brancas são universalmente versáteis, seja compondo um traje corporativo ou de uma festa ou nos looks despojados da primavera e do verão. Em todos esses casos, a dúvida depois de usar é a mesma: como lavar a camisa social branca mantendo a qualidade dela.

Não é uma tarefa simples, pois é uma cor que parece atrair acidentes com molhos, líquidos e comidas e dá um trabalho adicional grande para remover manchas e sujeiras.

Ela é normalmente usada para compor traje com terno e tailleur e deve estar impecável no escritório e em casamentos e festas, pois é um sinal de cuidado com a aparência que salta aos olhos – e o contrário age negativamente com a mesma intensidade.

Essas características reforçam os cuidados com as camisas brancas que devemos no dia a dia e que não se resumem à lavandeira: a passadoria e até a forma de guardar a camisa social impactam na vida útil da roupa.

Por isso, nós da BonaSecco vamos falar sobre como preservar sua camisa social branca para você contar com ela a qualquer momento para estar elegante!

Como usar a camisa social branca no dia a dia

Alguns cuidados no dia a dia ajudam a fazer lavagens menos complexas e garantir a qualidade da camisa social por mais tempo.

  • Não use desodorante ou perfume com a camisa no corpo. Primeiro, aplique o produto na pele, aguarde uns segundos e pode vestir a camisa branca;
  • Para as camisas sociais masculinas, considere usar uma camiseta branca por baixo para que ela sirva de anteparo do suor e ele atinja menos a camisa social;
  • Se a camisa será usada com frequência, opte por lavar em lavanderia profissional para que os métodos sejam os mais adequados e preservem a vida útil da camisa social.

Antes de tudo: lave a sua máquina de lavar!

É comum imaginar que a máquina de lavar está limpa internamente assim que a água da lavagem é descartada, mas existe um fato importante: à medida que usamos a lavadora, as sujeiras pequenas ou não retiradas na pré-lavagem acumulam-se nas partes internas do equipamento.

Na lavagem seguinte, essas sujeiras podem retornar para a água e grudar ou manchar as roupas, o que é especialmente ruim nas camisas brancas – normalmente são aqueles pontinhos pretos que tiram o sono de quem precisa da peça no dia seguinte!

Além disso, se errarmos na quantidade de produtos de lavanderia, especialmente o sabão em pó, eles também irão se acomodar nas partes internas e, ao entrar em contato com a água, podem manchar as camisas sociais brancas.

Portanto, o primeiro passo para lavar camisas sociais é higienizar a lavadora antes!

Como lavar e secar camisa social branca

O segundo passo para lavagem de camisa social é separar as roupas por cores e por tipo de tecido, um procedimento que deve ser rotina na lavagem de diversos tipos de roupas, como nas roupas pretas.

Sempre que possível, coloque as camisas brancas sociais em sacos de lavagem para proteger do atrito com as demais que podem causar as temidas bolinhas que tiram toda a beleza das roupas e em especial nos punhos e na gola.

Lavanderia perto de mim Bonasecco

Passadas essas etapas preparatórias, vamos ao passo a passo para lavar camisa social branca.

  1. Verifique se há na etiqueta da roupa alguma instrução específica de lavagem;
  2. Lave manualmente as partes que mais sujam – gola, punhos, colarinho e axilas. Basta usar água fria e sabão neutro, esfregando delicadamente, pois as peças são feitas de tecidos com fibras delicadas. Veja nosso artigo sobre como desencardir roupa branca.
  3. Um capítulo à parte da pré-lavagem é a região das axilas, onde é comum que surja amarelados de suor ou de desodorante. O ideal é gastar mais tempo nessa lavagem. Veja nosso artigo sobre como tirar mancha de desodorante.
  4. Use o ciclo delicado de lavagem com água fria e com as camisas viradas ao avesso dentro dos sacos de lavagem;
  5. Use sabão líquido, pois ele não corrói o tecido, o que pode acontecer com o sabão em pó;
  6. Não seque as camisas sociais na secadora para evitar danos e encolhimento das peças. Coloque em cabides e pendure no varal e à sombra, sem contato direto com o sol.

Com lavar e secar camisa social branca

Como passar camisa social branca

Essa etapa é tão importante quanto à lavanderia da camisa social, pois ajudará a preservar a qualidade e a vida útil da roupa. Veja como fazer a passadoria da camisa branca social.

  • Verifique as instruções especiais na etiqueta, pois cada tecido exige uma temperatura e um manuseio específicos;
  • Passe a camisa pelo avesso;
  • Evite passar o ferro sobre os detalhes da camisa – botões, abotoaduras, rendas, peças de metal, strass e outros;
  • Comece passando as mangas de forma delicada e obedecendo a linha da costura, sem criar vincos. Depois passa a parte traseira e, por fim, a parte dianteira.

É fundamental que a passadoria seja feita com tempo dedicado e atenção, pois qualquer descuido pode se transformar em marcas de ferro na camisa social que não saem!

Como guardar camisa social branca

Essa etapa parece a mais fácil, mas não é. Guardar a camisa social corretamente é essencial para que ela esteja sempre pronta para ser usada. Veja algumas dicas.

  • Guarde sempre pendurada em cabides, pois dobrar a camisa vai criar vincos indesejados;
  • Pendure no cabide imediatamente após passar;
  • Use cabides de veludo para evitar marcas nos ombros;
  • Não coloque em cabideiros apertados para preservar o alinhamento da camisa;
  • Evite colocá-la perto de roupas com peças metálicas e zíperes para que eles não engancham na camisa e desfie o tecido;
  • Procure reservar um espaço no armário para uma sequência de camisas sociais por cores, pois assim evitará o movimento exagerado em muitas delas para retirar a que desejar.

Por que contar com uma lavanderia profissional?

Como vimos, contar com uma camisa social branca bonita exige muitos cuidados em todas as etapas, da lavanderia à guarda e muita atenção com os detalhes. Tudo gira em torno da cor e da composição do tecido.

Ninguém quer ter uma camisa social marcada de ferro ou com uma mancha não retirada corretamente. Tudo isso é motivo de preocupação, afinal as camisas sociais são fundamentais para trajes especiais.

Então será que, em meio a correria do dia a dia, com pouco tempo para tarefas domésticas, vale a pena correr o risco de ver a bela camisa social perder o viço com o tempo?

Certamente que não!

Portanto, o ideal é entregar a missão para um serviço de lavagem profissional de roupas, com técnicos que convivem diariamente com a lavagem de camisas sociais e sempre têm uma forma segura e eficaz para esse processo.

Na lavanderia BonaSecco, você não se preocupa com amarelados, bolinhas, as sujeiras da lavadora ou com temperatura certa de ferro. Basta entregar e receber as camisas brancas limpas, cheirosas e prontas para o próximo desafio!

Conheça a unidade mais próxima da BonaSecco na sua região!

Share Button