Atualizado em 04/08/2020 às 14:57

Você com certeza já deve ter ouvido falar que para lavar roupas da forma correta, sem danificar cada tipo de tecido, é preciso consultar as etiquetas das peças. Entretanto, poucas pessoas falam como decifrar este item tão confuso e de desenhos que muitas vezes parecem iguais. Ainda não sabe como ler as etiquetas das roupas? Confira algumas dicas da Bonasecco!

A maioria das etiquetas contém explicações dos 5 processos básicos de limpeza. São eles: lavagem, alvejamento com cloro, secagem, como passar e lavagem a seco, tudo isso em símbolos, claro.

Quando esses símbolos estiverem marcados com um X, significa que o procedimento não é permitido. Já em questão de lavagem, o número indicado representa a temperatura máxima em que a peça pode ser submetida. Outro item que pode aparecer, é um pequeno traço embaixo do símbolo. Quando ele aparecer, significa que é apropriada uma agitação reduzida e no caso de dois traços, agitação muito reduzida. A falta de traços indica que deve ter a agitação normal do ciclo.

Algumas vezes, o símbolo de lavagem da etiqueta pode conter o desenho de uma mão. Isso significa que a peça só pode ser lavada manualmente. Outro símbolo diferente é um triângulo com as letras “CI” que indica que é permitido o uso de alvejante com cloro.

As etiquetas, como comentado, também possuem símbolos que indicam a maneira correta de passar a peça. O símbolo que indica a passagem da roupa é o ferro e é possível saber qual a temperatura ideal para a roupa observando quantos pontos constam dentro deste desenho. Quando possuir apenas um ponto, significa que a temperatura máxima é de 110 graus, dois pontos, 150 graus e três pontos indicam que a temperatura não pode passar de 200 graus.

Outro símbolo importante é o quadrado com um círculo dentro, pois ele indica que a secagem pode ser feita na secadora de roupas. Assim como o ferro, ele indica a temperatura máxima através dos pontos dentro do desenho. Sendo assim, um ponto representa temperatura baixa e dois pontos temperatura mais alta. Caso o quadrado esteja com traços, é aconselhado que a peça seja colocada para secar na horizontal ou na vertical. Mas atenção, no caso de vários traços na vertical, a roupa deve secar naturalmente.

Essas foram algumas dicas da Bonasecco para facilitar a sua interpretação das etiquetas na hora de lavar suas roupas. Caso você prefira contar com os serviços de uma lavanderia,  procure a Bonasecco mais próxima ou utilize o serviço delivery e tenha suas roupas limpas e conservadas!

Share Button