O outono acabou de chegar, mas o frio em algumas regiões do Brasil já está se fortalecendo. Nesta época do ano, os termômetros ainda variam e as noites de temperaturas mais baixas já prevalecem. Você já se preparou para essa nova temporada de outono/inverno? Confira algumas dicas da Bonasecco para a lavagem correta de cobertores e edredons para ter noites mais quentes nos próximos meses.

Por que lavar os cobertores e edredons?

Lavar cobertores e edredons em casa pode ser uma tarefa trabalhosa. Como são itens pesados, costumam demorar mais tempo na máquina, fora as horas que levam para secar. Inicialmente é interessante reservar um dia para a lavagem deles, pois é necessário tirá-los do armário, deixá-los ao sol para “respirarem” e só depois iniciar o ciclo na máquina. Pode demorar o dia inteiro, mas é um processo importante para a retirada de pó e até de bactérias que poderiam estar proliferando na fibra. Também é necessário para se livrar de fungos como o mofo e evitar um ciclo de doenças respiratórias.

Como lavar o edredom?

Primeiramente, é preciso verificar se o peso do edredom é compatível com o limite da máquina. Após isso, é interessante estar atento às instruções de lavagem encontradas na etiqueta. Tendo ciência delas, acomode o edredom ao redor do agitador da lavadora para evitar danos a costura. Para a lavagem, prefira usar sabão líquido, pois ele facilitará o enxágue. Caso a peça esteja com alguma mancha, utilize um sabão que em sua composição tenha algum componente de ação tira-manchas.

É necessário lembrar que a etiqueta também contém informações sobre o uso da secadora. Caso possa utilizá-la, prefira secar o edredom em um ciclo de temperatura média-baixa. Durante o processo, lembre-se de virar a peça a cada 30 minutos até que ela esteja seca por completo.

No entanto, antes de qualquer lavagem, informe-se sobre o tecido que compõe o edredom, pois materiais como matelassê requerem cuidados especiais na lavagem, sendo recomendável fazer a higienização em uma lavanderia especializada.

Como lavar cobertores?

O processo de lavagem de cobertores costuma ser o mesmo do edredom. Basta seguir as instruções da etiqueta e iniciar os ciclos de lavagem. O que pode ser diferente é a composição das fibras que possivelmente vai alterar o modo de lavagem do cobertor, assim necessitando de outros cuidados. O tempo de secagem também pode ser diferente, mas também é interessante manter a máquina em uma temperatura média-baixa.

Quando lavar essas roupas de cama?

A época ideal para lavagem de cobertores e edredons é antes que as temperaturas fiquem mais baixas. O início do outono e o início da primavera são as épocas ideais para haver um intervalo necessário de seis meses.

Como conservá-los?

Após o uso e a devida lavagem, procure manter os cobertores e edredons guardados em capas de proteção para evitar o acúmulo de poeira. Os materiais mais indicados são TNT,  que permitem a ventilação, ou plásticos especiais que possibilitam a retirada do ar da embalagem.

Como os edredons e cobertores são itens que costumam ficar meses guardados no armário, é importante ter determinados cuidados para facilitar a lavagem quando for utilizar e até mesmo para evitar doenças respiratórias. Um deles é selecionar um local seco e de certa forma arejado para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Também é interessante retirar estes itens a cada um mês e deixá-los ao sol para “respirar”.

Essas foram algumas dicas de lavagem de edredons e cobertores da Bonasecco. Agora que você já sabe quais são os cuidados necessários, comece a temporada de lavagens ou procure a Bonasecco mais próxima para ter tudo limpo antes do inverno.

Share Button