Atualizado em 25/08/2022 às 11:17

Você já sabe como lavar os tênis e mochilas antes das férias acabarem?

As férias escolares estão quase chegando ao fim e nada melhor que ter tênis e mochilas limpos antes das aulas começarem. Você ainda não sabe como se organizar para ter tudo higienizado a tempo? Confira algumas dicas da Bonasecco para a lavagem e conservação destes itens tão usados na escola e não perca tempo!

 A lavagem dos tênis

Os tênis são um dos itens mais usados na escola. Como costumam ser a única opção, eles tendem a não ser lavados com tanta frequência, restando apenas as férias para sua devida limpeza. Já nesse ponto é possível encontrar um erro, pois é importante manter uma rotina de lavagem para a conservação do par.

Como lavar os tênis

Há inúmeras formas de lavá-los. É possível lavar à mão, na máquina ou até mesmo mandar  para a lavanderia. A lavagem à mão apesar de trabalhosa, pode ser bem eficiente. Inicialmente é preciso retirar os cadarços e passar uma escova para retirar o grosso da sujeira. Remover lama, chiclete ou qualquer outra coisa que esteja fixada no tênis. Só após essa etapa é possível molhar cada par e fazer a higienização no tanque. Água e sabão são itens essenciais, mas o que faz a diferença é esfregar com uma escova ou bucha. Após o processo é necessário colocar para secar ao sol.

Já a higienização na máquina é um pouco mais simples, apesar de parecida com a anterior. O processo inicial é o mesmo de uma lavagem à mão, pois é preciso retirar o excesso de sujeira com uma escova e depois iniciar a lavagem. Entretanto, ao invés de gastar tempo no tanque escovando o tênis, basta colocá-lo em um saco protetor e jogá-lo na máquina. Esse método costuma ser rápido e eficiente, além de evitar muita bagunça. Para secar, basta deixá-lo em um local seco e arejado.

Além desses dois tipos de lavagem em casa, também é possível mandar os tênis para a lavanderia. Essa opção costuma agradar as pessoas que não possuem muito tempo no dia a dia. A vantagem de levar para uma lavanderia, além da economia de tempo, é a garantia de que a peça voltará limpa e conservada. Nas lavanderias, a lavagem costuma ser feita por profissionais que vão identificar o melhor tipo de limpeza, evitando danos.

Para uma boa lavagem é necessário tempo, por isso, dedique alguns minutos do restante das férias para cuidar dessa higienização ou procure a Bonasecco mais próxima.

Como deve ocorrer a lavagem das mochilas

Outro item também muito usado na escola, um dos principais, é a mochila. Ela também deve ser bem higienizada, pois entra em contato com o chão, muitas vezes. Para fazer sua limpeza correta, é necessário retirar tudo que há dentro dela. Após isso, é preciso deixá-la de molho para retirar o excesso de sujeira e logo em seguida colocá-la na máquina. Assim como os tênis, é interessantes colocar as mochilas em sacos protetores. Após a lavagem é preciso colocar para secar ao sol.

A lavagem pesada destes itens costuma ser feita durante as férias, mas é muito importante manter uma boa frequência de limpeza mesmo durante as aulas. Lavar os tênis e mochilas ao menos uma vez ao mês, limpar manchas imediatamente e prezar pela limpeza básica diária dos tênis, são processos que podem colaborar para a conservação destes itens tão utilizados na escola.

Agora que você já sabe como fazer a limpeza dos tênis e mochilas, aproveite o restante das férias escolares para lavar todos estes itens das crianças. Caso você não tenha tempo ou já esteja trabalhando, procure a Bonasecco mais próxima e conte com a nossa ajuda para ter tudo limpo e conservado antes da volta às aulas.

Share Button