A importância da higienização de tapetes

Os tapetes são ótimos itens de decoração, pois além de trazer um ar aconchegante ao ambiente, eles completam todos os cômodos da casa. No entanto, é preciso ficar atento à devida limpeza, pois costumam acumular muita poeira, possibilitando o desenvolvimento de ácaros.

Justamente por isso, manter uma frequência de higienização e certos cuidados, como evitar andar com sapatos sujos dentro de casa e deixar comida cair no chão, evitam problemas respiratórios como a rinite e a proliferação de bactérias e insetos que podem surgir dos ambientes externos.

Como lavar os tapetes em casa

Pré limpeza

Como o processo de lavagem dos tapetes exige algumas etapas, a primeira delas é fazer uma pré limpeza. Inicialmente é necessário aspirar toda a superfície para retirar a camada de poeira mais grossa, sujeiras e até mesmo pêlos. É interessante aspirar toda semana, mesmo que você não decida lavar, dessa forma, é possível conservar os tapetes e aumentar seu tempo de vida útil.

Limpeza

Caso você decida lavar seu tapete em casa, primeiramente escolha um local grande e arejado. Geralmente terraços, quintais ou varandas são ambientes ideais. Com o local escolhido, misture água, detergente neutro e um pouco de vinagre em um balde. Após isso, despeje a mistura sobre o tapete e esfregue bem com uma escova macia.

Logo em seguida, enxágue o tapete apenas com água, pode ser com um balde ou com o auxílio de uma mangueira, até que o sabão saia por completo. É muito importante verificar se não sobrou algum resíduo, pois isso pode causar manchas e até danificar o material que é feito o tapete.

Após a devida limpeza, coloque o tapete para secar na sombra. Assim como nas roupas, o sol pode manchar, desbotar ou até mesmo causar algumas deformações na superfície do tapete. Também não se esqueça que, dependendo do material, o processo de secagem é relativo, podendo ser longo ou não.

O que evitar no processo de limpeza dos tapetes

Um dos itens que as pessoas costumam usar para lavar os tapetes são as vassouras. Apesar de facilitarem o trabalho, elas possuem cerdas duras que podem danificar o tapete na hora da limpeza. Com o tempo, os fios acabam se desfazendo e o material vai ficando cada vez mais gasto.

Além de evitar o uso das vassouras no lugar das escovas, é de extrema importância nunca utilizar alvejantes para limpar os tapetes. A solução indicada é a mistura de água e detergente neutro, mais nenhum outro tipo de produto de limpeza. O alvejante costuma danificar o material e possibilita o aparecimento de manchas.

Outro produto que não é indicado para a limpeza é o sabão em pó. As partículas dele podem impregnar no tecido e acarretar em danos aos fios do tapete.

É necessário lembrar que alguns tipo de tapete como os de lã, sisal, pêlo, couro e persa não devem ser lavados em casa, pois são mais sensíveis e podem manchar com facilidade. Nesses casos, é importante cogitar a lavagem em lavanderias especializadas.

Essas foram algumas dicas da Bonasecco. Caso você não tenha tempo ou espaço para lavar seus tapetes, ou até mesmo precise de uma higienização mais completa, procure a Bonasecco mais próxima e aproveite nossos serviços!

Share Button