Você pratica algum esporte que exija a utilização do quimono?

Praticar esportes é uma das melhores coisas que podemos fazer para manter a saúde e um bom estilo de vida. Com uma vasta gama de opções, é possível encontrar a modalidade certa e se dedicar cada vez mais ao esporte. Você pratica judô ou alguma outra atividade que utiliza o quimono como “uniforme”? Então, confira algumas dicas da Bonasecco para que você possa conservá-lo da maneira correta e tê-lo sempre limpo para o próximo treino.

Como funciona a lavagem dos quimonos?

Primeiramente saiba que, caso você esteja começando agora a praticar, é importante ter um quimono para cada dia de treino. Isso é necessário, pois é preciso tê-lo sempre limpo, e normalmente fica difícil manter a freqûencia adequada de lavagem se você tiver apenas um modelo. Entretanto, para a lavagem, o processo é bem simples, mas possui algumas restrições. Confira algumas dicas!

Quais produtos posso utilizar na lavagem?

A primeira delas é evitar o uso de cloro e alvejantes. Esses produtos são extremamente fortes e causam danos ao tecido. Uma das desvantagens quando danificado, é que o quimono perde a sua resistência, ficando suscetível a rasgos. Tudo isso influencia em uma baixa durabilidade do seu quimono. Fato que não é muito bom, visto que você vai utilizá-lo em todos os treinos. Procure lavar as peças sempre com sabões neutros e amaciantes que não danifique o tecido.

Onde posso colocá-lo para secar?

Para secar também existem alguns cuidados especiais. No entanto, o mais importante é não secá-lo ao sol, pois o calor faz as fibras enrijecerem. Quando isso ocorre, o quimono fica com um aspecto áspero, podendo deixar o toque desagradável durante a luta. O calor também pode fazê-lo encolher, o que não é bom, pois limita os movimentos. Por isso, evite secar ao sol e não tenha a máquina de secar como uma opção. O ideal é deixá-lo secar naturalmente em um local arejado e com sombra.

Quantas vezes preciso lavar o meu quimono?

Também é importante estar atento à frequência que você lava seu quimono. O aconselhável é lavá-lo logo após o treino. Caso não dê para lavar, coloque-o aberto em um local arejado para que o suor evapore. Como o suor é um ácido uréico, ou seja, corrosivo, ele pode causar sérios danos ao seu quimono. Fique atento a isso!

Por último, para uma lavagem eficiente, vire seu quimono do avesso e lave-o utilizando água fria. É importante fazer esse processo, pois o atrito da pele com o tecido na hora do treino remove células mortas e, ele estando do lado contrário, a lavagem será mais completa. Já a água fria é necessária, para evitar danos ao tecido, visto que o calor da água ajuda a fixar sujeiras e manchas, e ainda facilita o encolhimento.

Essas foram algumas dicas da Bonasecco para você lavar seus quimonos da forma correta e conservá-los por um bom tempo. Caso não tenha como lavá-lo ou esteja sem tempo, procure a Bonasecco mais próxima e conte com a ajuda de nossos profissionais para você ter tudo limpo antes do próximo treino.

Share Button