Qual a diferença entre um ferro de passar e um vaporizador?
Você provavelmente já deve ter reparado que nas lojas as roupas são passadas de um modo diferente do convencional. Normalmente, os funcionários utilizam um vaporizador para desamassar as peças que estão chegando e, praticamente, nunca usam o ferro de passar. Você sabe qual é a real diferença entre esses dois modos de passar roupas? Continue lendo este artigo e descubra!
Ferro de passar x Vaporizador
As diferenças entre o ferro de passar e o vaporizador doméstico vão muito além de usar tábua ou cabide para deixar suas roupas desamassadas – eles são complementares. Apesar dos dois aparelhos alisarem vários tipos de tecidos, as situações mais indicadas para o uso de cada um deles são diferentes, assim como o resultado final.
Ferro de Passar
Normalmente ele é indicado para roupas que foram lavadas e secas, ficando com as fibras do tecido desalinhadas, com aspecto enrugado. A base quente do ferro em combinação com o vapor é ideal para alinhar a fibra, deixando a roupa com a conhecida aparência lisa.
Além disso, como possui amplo controle de temperatura, permite passar seda a seco (o vapor costuma manchar o tecido) em baixa temperatura, assim como algodão em média temperatura e jeans, linho e toalhas em alta temperatura com vapor máximo.
Outro ponto positivo do ferro de passar é o fato dele tem um jato de spray. Ele deve ser usado para umedecer previamente rugas e vincos mais profundos, assim a água amolece as fibras e a base quente com vapor ativado poderá alisar apropriadamente a roupa.
Vaporizador
Já esse outro aparelho, é indicado principalmente para roupas previamente passadas e que, por terem ficado guardadas, acabaram desalinhadas, e também para tecidos que amassam após serem lavados e secos, como microfibra. Tudo direto no cabide do produto. Isso porque, nestes casos, o vapor sem o contato de uma base quente é o suficiente para alinhar as fibras e o tecido volta ao estado de liso.
O vaporizador também é indicado para roupas com bordados, pedrarias e outros apliques que não podem ter contato com o calor da base quente do ferro de passar, pois pode alinhar as fibras sem ser aplicado sobre estas partes delicadas.
Ele também é indicado para refrescar e renovar os tecidos, pois o vapor aliado a alta temperatura pode matar germes e ser capaz de eliminar alguns odores, como de fumaça, cigarro e aquele cheiro chato característico de guarda-roupa. Mas, atenção, suor e perfume, por exemplo, não saem com jato de vapor, requerem nova lavagem!
Essas são as principais diferenças entre o vaporizador e o ferro de passar roupas. Caso você esteja sem tempo de passar suas roupas e nenhuma dessas opções sejam válidas, procure a Bonasecco mais próxima e aproveite os serviços!

Franquia de Lavanderia BonaSecco, rede com tecnologia italiana que atua com Lojas Convencionais e Lavanderias Self Service.