O inverno já chegou! E nada melhor que tirar aquela jaqueta de couro ou as suas melhores botas de camurça para montar diversos looks na estação mais fria do ano. Entretanto, esses tipos de materiais no geral compõe peças mais pesadas que costumam necessitar de maiores cuidados na hora de lavar, secar e passar.

Você sabe quais são os melhores cuidados para roupas de couro e camurça? Confira algumas dicas da Bonasecco e conserve ainda mais as peças do seu guarda-roupa!

Como conservar as roupas de couro e camurça?

Lavar peças com esses tipos de materiais pode não ser uma tarefa tão fácil, visto que o cuidado com os tecidos deve ser um pouco maior para evitar danos permanentes. Tanto na lavagem de roupas de couro, quanto nas de camurça é importante lembrar que a água, na maioria das vezes, não é uma aliada.

Como existem algumas diferenças na limpeza de ambos os materiais, separamos as dicas em dois tópicos.

Couro

Limpeza –  As roupas de couro normalmente não devem ser lavadas com água, por isso, a melhor forma de higienizá-las é utilizando um pano úmido bem torcido, sem nenhum tipo de produto químico. Deixe de lado o sabão neutro, detergentes ou álcool. Já as peças sintéticas, mesmo não sendo tão sensíveis como o couro, devem seguir a mesma forma de limpeza.

Como guardar – É importante manter as roupas em um local fresco e arejado. Normalmente elas também devem ficar penduradas em cabides, com espaçamento para ventilação e protegidas por uma capa de TNT. As peças que são guardadas em gavetas também podem ser acomodadas em sacos de TNT. Esse tipo de embalagem permite a troca de ar e evita a formação de mofo.

Como passar – Alisar o couro com ferro de passar é uma prática que deve ser evitada. Entretanto, se a roupa apresentar vincos fortes por conta do tempo que ficou guardada ou dobrada, passe a peça com o ferro em temperatura de 70 ºC com uma toalha por cima. Nunca coloque o ferro diretamente no couro e muito menos use a função vapor. No caso do couro sintético, nunca passe as peças, pois como elas são feitas de polímeros, podem derreter mesmo com a proteção de uma toalha.

Cuidados extras – Evite deixar o couro em contato com peças claras no guarda-roupa, pois ele pode manchar os outros itens. Também evite guardar as roupas em embalagens plásticas, visto que elas não permitem a troca de ar com o ambiente, propiciando a proliferação de fungos e mofo.

Camurça

Limpeza –  Assim como o couro, a camurça não deve ser limpa com água. A forma correta é fazer a limpeza com sprays específicos, sempre com muito cuidado por ser um tecido delicado.

Como guardar – Nessa hora todo cuidado é pouco e as mesmas orientações das roupas de couro servem aqui no caso da camurça. Opte por pendurar em cabides e proteger com sacos de TNT. Isso promove a respiração da peça e evita o contato com traças e cupins que podem danificar o tecido.

Como passar – Para passar as peças em camurça, é preciso ajustar o ferro na temperatura de tecido sintético e no vapor. Também é aconselhado forrar a peça com tecidos como algodão para evitar o contato direto do ferro com a camurça.

Cuidados extras – Evite tomar chuva com peças de camurça, pois pode ser que o material nunca volte ao normal, mesmo após a higienização.

Essas foram algumas dicas da Bonasecco para você lavar e conservar suas peças de couro e camurça. Caso você não tenha tempo ou prefira ajuda na hora de lavar as roupas, procure a Bonasecco mais próxima e tenha suas peças limpas e conservadas para este inverno!

Share Button