Podem ser um ursinho fofo ou um personagem famoso de desenho-animado e filme de aventura; os bichos de pelúcia são uma unanimidade: toda casa já teve pelo menos um!

Esses brinquedos são um sucesso mundial, pois representam personagens com os quais as crianças estabelecem suas primeiras amizades na vida. Quem nunca viu uma conversando com eles ou dormindo agarrada – dando segurança a ela no rito de passagem pela infância?

E os brinquedos fofos não são exclusividade dos pequenos: o famoso Mickey é campeão mundial de vendas, um presente carinhoso para todas as idades e quase obrigatório de quem vai à Disneyworld.

Independentemente do personagem, do estilo e da pessoa presenteada, uma coisa é certa: lavar bicho de pelúcia é fundamental para usufruir deles com segurança.

Eles precisam de muitos e rigorosos cuidados para não gerar ou agravar doenças respiratórias. Ninguém diria que um brinquedo tão inocente poderia causar esse risco!

Não é o caso de deixar de presentear ou se livrar deles – afinal, são símbolos de carinho entre casais, um gesto de amizade, as crianças se apegam muito e se tornam um inventário emocional para todos.

Por isso, vamos falar como lavar pelúcias e manter a alegria e a saúde na sua família!

Quais são as ameaças que moram na pelúcia dos bichinhos?

Os bichos de pelúcia são fabricados com materiais que podem concentrar grandes quantidades de poeira com o passar do tempo e a falta de lavagem.

Mas além dela, existe um inimigo invisível e silencioso: os ácaros – microrganismos que vivem nos ambientes quentes e úmidos e se alojam em roupas de cama, cortinas, tapetes, colchas e nos brinquedos de pelúcia.

O simples contato com os objetos contaminados pode provocar e agravar doenças respiratórias como a asma, a conjuntivite, a dermatite tópica e a rosácea, entre outras.

Além dos ácaros e da poeira – que também é um agente provocador de alergia – os restos de comida, sujeira e outros materiais impregnados no tecido atraem insetos.

Portanto, cuidar corretamente dos bichos de pelúcia não é apenas um cuidado estético, mas também uma questão de saúde familiar!

Muita roupa acumulada da viagem e sem tempo para lavar? Que tal conhecer a Bonasecco Delivery?

Lavar bichos de pelúcia: veja essas dicas!

Seja para preservar a saúde e a alegria dos seus filhos ou decorar as prateleiras do seu quarto, é fundamental manter as pelúcias limpas. Vamos falar dos cuidados principais.

Encontre a lavanderia mais próximaPowered by Rock Convert

Importante lembrar que, nessas dicas, vamos falar da lavagem apenas de bichos de pelúcias e não de brinquedos sólidos (borracha, madeira) que tenham partes cobertas com o tecido.

Nesse caso, o recomendado é fazer a limpeza manual.

1 – Você pode lavar o bicho de pelúcia na máquina?

De uma forma geral, as pelúcias podem ser lavadas em máquinas, desde que seja usado o ciclo de roupas delicadas, semelhante ao que usamos para tecidos finos e roupas de bebê.

Se a sua lavadora não possui este ciclo, o recomendável é não usar este processo e tentar a lavagem a mão – que falaremos mais adiante – ou usar os serviços de lavanderia.

Outro ponto importante é confirmar na etiqueta do brinquedo se ele pode ser colocado em lavadora e se há alguma instrução especial de limpeza.

2 – Quais os cuidados para lavar o bicho de pelúcia na máquina?

Os cuidados são muitos, pois estamos falando de uma peça delicada, com um tecido que pode danificar-se facilmente.

  1. Lave a peça sozinha ou com outros bichos de pelúcia, com o cuidado de separação de cores;
  2. Retire todos os detalhes sólidos que estejam nele: grampos, bordados e botões;
  3. Coloque o brinquedo em um saco para lavagem de peças delicadas;
  4. Se for um bichinho com muitas peças de roupa, retire todas e coloque soltas no mesmo saco de lavagem;
  5. Prefira usar o sabão em pó líquido, que dilui melhor na água;
  6. Use água fria;
  7. Ao final e antes da secagem, verifique se a peça está completamente enxaguada, sem resíduo de sabão. Caso contrário, faça um novo ciclo de enxague.

Esses passos são essenciais para manter o viço do tecido e o aspecto saudável do seu brinquedo!

Lavar bicho de pelúcia na máquina

3– Como deve ser a secagem do bicho de pelúcia?

  • Pendure o brinquedo em um varal e protegido do sol. Caso não seja possível, coloque em um lugar fresco e longe das pessoas e de animais;
  • Antes de retirar, verifique se o interior dele está seco;
  • Prefira lavá-los em dias de calor para otimizar a secagem.

Essa etapa é fundamental para a qualidade da limpeza. A pelúcia deve secar completamente, pois a umidade pode degradar o tecido, surgir odores, fungos e ácaros.

4 – Como lavar um bicho de pelúcia a mão?

Por se tratar de uma peça delicada, a lavagem a mão é mais recomendada. Porém, é um processo que exige tempo e paciência para seguir os passos e obter o sucesso na limpeza.

  1. Retire todos os detalhes sólidos que estejam nele: grampos, bordados, botões e outros;
  2. Se for um bichinho com muitas peças de roupa, retire todas para serem lavadas separadamente;
  3. Mergulhe a peça no tanque ou uma bacia grande com água fria e sabão líquido;
  4. Faça movimentos delicados e demorados de massagem em todo o brinquedo. Não deixe nenhuma área de fora!;
  5. Faça um enxague demorado;
  6. Mergulhe a peça em uma mistura de água e sabão por uma solução de amaciante com água e faça os mesmos movimentos de massagem;
  7. Faça um novo enxague demorado;
  8. Use uma toalha para retirar o excesso de água.

5 – Como cuidar de um bicho de pelúcia?

Cuidar bem no dia a dia é fundamental para que eles mantenham a beleza e não representem um risco à saúde.

  • Lave e seque com regularidade, especialmente se o brinquedo é usado por crianças;
  • Se notar algum furo no tecido após a lavagem, deixe secar e costure imediatamente, para evitar deterioração do local e que dedinhos curiosos se acidentem;
  • Sempre que possível, evite que o brinquedo fique em lugares úmidos e quentes, como os banheiros, pois o calor e a umidade danificam o tecido;
  • Vai guardar? Coloque em sacos plásticos sem furos e completamente fechados.

Você nunca pensou que seria tão complexo lavar bicho de pelúcia, não é mesmo?

Realmente é uma peça que merece os cuidados, pois pode ser o melhor amigo do seu filho, aquele presente romântico ou a lembrança de uma viagem especial.

Mas, você não precisa sofrer com os muitos cuidados de limpeza e o tempo que eles exigem. A Bonasecco faz este trabalho com todas as normas de qualidade!

Basta contatar a loja mais próxima da sua casa e nossa equipe terá uma grande satisfação em devolver seu bicho de pelúcia limpo, seco e cheiroso!

Share Button