Como fazer uma lavagem ideal dos sapatos e conservá-los por mais tempo

Os sapatos são itens que muitas vezes são esquecidos no meio de tantas roupas. Entretanto, é necessário dar devida importância a esses acessórios, afinal, eles fazem parte da roupa que será usada. Andar com eles sujos pode passar uma má impressão no ambiente de trabalho, por exemplo, e sujar certos pisos. Você não quer correr o risco de andar por aí parecendo que não compra um sapato novo há anos, certo? Então confira algumas dicas da Bonasecco e saiba como fazer a lavagem ideal dos sapatos.

Sapatos de couro

Esse tipo de sapato exige um cuidado especial, pois tudo deve ser feito de forma manual. É possível utilizar uma escova de dentes macia com sabão neutro diluído e uma toalha um pouco úmida. Você irá passar a escova pelo sapato e, logo em seguida, vai utilizar a toalha para retirar o excesso de sabão. Faça isso até mesmo dentro do sapato e depois passe um desodorizante. Para secar é necessário deixá-lo em um local arejado e longe dos raios solares. Quando ele estiver seco, basta passar um pouco de hidratante ou vaselina.

Sapato de tecido

Os sapatos feitos de tecido também pedem cuidados especiais. Para limpá-los será preciso uma escova de cabelo de bebê. Basta passá-la um pouco úmida em torno do tecido e, logo em seguida, passar o secador. É preciso fazer esse tipo de secagem, pois deixar o tecido molhado pode gerar certas manchas.

Sapatos envernizados

Os sapatos envernizados são os mais fáceis de lavar. Basta usar um pano, flanela ou toalha úmida e um lubrificante que pode ser um creme ou lustra-móveis. É necessário colocar o produto no pano e depois passá-lo no sapato, evitando o contato direto com o produto e possíveis manchas.

Tênis

O ideal para a lavagem dos tênis é mandá-los para uma lavanderia. Como eles costumam ser feitos de diversos materiais, apenas os profissionais saberão como fazer uma lavagem totalmente adequada. Entretanto, em geral, para lavar os tênis em casa é preciso separar os cadarços e as palmilhas, pois eles serão lavados separadamente. A lavagem desses acessórios deve ser feita dentro de um saco de proteção que será levado a máquina. Já para a lavagem do tênis em si, é preciso apenas de detergente neutro e uma escova de cerdas macias. Com esses dois itens, basta passar um pouco de água e ir esfregando até eliminar toda a sujeira.

Lembre-se!

Independente do tipo de sapato, é de extrema importante manter uma lavagem frequente do solado. Ao chegar em casa, dedique um tempo para lavar a sola de cada um, pois trazemos muitas sujeiras e bactérias da rua. Além de deixá-los limpos, fazer esse processo todo dia é uma forma de conservá-los, evitando danos e o rápido desgaste.

Agora que você já sabe como fazer a lavagem ideal dos sapatos, se organize, otimize suas tarefas e, caso não consiga ter tempo de lavá-los, procure a Bonasecco mais próxima para ter sapatos limpos e conservados.

Share Button