Atualizado em 25/08/2022 às 11:23

Já pensou em organizar a sua lavanderia?

A lavanderia é um espaço comum de serviços dentro de uma casa ou apartamento que costuma variar muito de tamanho, mas que com certeza abriga a “bagunça” da casa. Os outros cômodos podem até estar organizados, entretanto, a lavanderia é o local onde tudo sempre fica para depois. Já pensou como é importante manter esse local organizado para facilitar a vida no dia a dia? Confira 6 dicas de organização de espaço de lavanderia em casa e aproveite para remanejar a sua!

Por onde começar?

Independente do tamanho da sua lavanderia é preciso retirar tudo que está nela. Fazer uma limpeza geral para remover o lixo e manter apenas os produtos de limpeza e utensílios necessários, é o ponto de partida dessa organização. Já comece a separar produtos de limpeza, de utensílios e eletrodomésticos para não haver bagunça novamente.

Essa etapa é importante, pois antes de começar a guardar tudo no lugar, é interessante haver uma limpeza de armários, cestos e até de janelas e piso. Além da organização, a limpeza da lavanderia é essencial. Por isso, realmente, tire tudo dos armários e faça uma limpeza geral.

Faça uma lista de itens

Após a devida limpeza do ambiente, é interessante fazer uma lista de todos os itens que você precisa guardar na lavanderia. Normalmente há baldes, mangueira (caso você more em casa), aspirador de pó, vassouras rodos e pás, produtos de limpeza, sacos de lixo, panos de limpeza, cestos de roupas sujas, tábua e ferro de passar roupas e outros inúmeros itens que podem fazer parte deste cômodo. Tendo essa lista em mãos é possível prosseguir para a próxima etapa de organização.

Separe os itens da lista por categorias

Os produtos de limpeza com certeza não irão ocupar o mesmo espaço do aspirador de pó, por isso, separe esses produtos, dos eletrodomésticos e dos utensílios gerais (vassouras, tábuas, varal portátil, etc). Após a separação, defina os locais que você irá guardar cada um, pois é preciso pensar nos movimentos que você faz no dia a dia e nos melhores lugares para cada utensílio. Essa organização deve se adequar a sua rotina e estilo de vida e não atrapalhar os processos de limpeza.

Otimize seu espaço

Caso você tenha uma lavanderia muito pequena e com poucos armários, o mais importante é planejar como você irá utilizar bem esse espaço. Comprar suportes para pendurar utensílios na parede e cestos organizadores de roupas pode ser o passo inicial dessa organização. Pegue as medidas necessárias e comece a otimizar seu espaço!

Faça compras inteligentes

Caso você esteja planejando a lavanderia da casa nova ou pensando em fazer uma reforma na antiga, tente fazer compras inteligentes. Coloque na lista máquinas que lavam e secam para economizar espaço, varais de teto que não vão ficar no caminho, prateleiras e suportes para utensílios como produtos de limpeza, vassouras, etc., e tudo o que você achar que irá melhorar a organização do ambiente.

Organizar a lavanderia pode ser uma tarefa complicada, por isso, entenda a estrutura da sua, pegue as medidas necessárias e comece a organizar o espaço. Essas foram algumas dicas da Bonasecco, caso você esteja sem tempo para lavar suas roupas durante toda essa organização, procure a unidade mais próxima e aproveite os serviços!

Share Button