Com o final do ano se aproximando, as roupas brancas saem do armário para serem usadas no réveillon e nos eventos que precedem a virada do ano.

O branco é uma cor clássica, que nunca sai de moda e combina com diferentes estilos e ocasiões.

Assim como o pretinho básico, o branco é uma cor coringa no guarda-roupa. Contudo, lavar roupas brancas não é tarefa fácil. Para manter as suas peças impecáveis e prontas para o uso, sem manchas ou estragos, é preciso ter cuidado na hora de lavar na máquina.

Por isso, se você está receosa em lavar roupas brancas, com medo de manchá-las ou estragar o seu tecido, não se preocupe. Neste artigo iremos mostrar 5 cuidados que devemos ter ao lavar roupas brancas, para assim manter as peças impecáveis em qualquer ocasião.

Confira!

1- Não separe apenas pela cor!

Muitas pessoas pensam que para lavar roupas brancas, basta separá-las das coloridas e depois apenas colocar tudo na máquina. Porém, a realidade é outra. Tanto a cor, quanto o tecido, devem ser levados em consideração na hora da lavagem.

O ideal é lavar tecidos leves separados de tecidos mais pesados. O atrito dentro da máquina de lavar pode acabar danificando as roupas, as deixando menos macias e, em alguns casos, até mesmo desgastá-las. Por isso, ao lavar roupas brancas separe-as por cores e tipo de tecido.

Não separe apenas pela cor!

Ao diferenciar as cores, é possível evitar manchas nas suas roupas brancas. Afinal, já imaginou colocar peças brancas com peças vermelhas e, como resultado da mistura, acabar com roupas cor-de-rosa?

Porém, não se esqueça também dos tecidos. Toalhas, por exemplo, devem ser lavadas separadamente para não perderem a maciez. Para as roupas jeans, a premissa é a mesma. Na hora de separar, pense em quais ciclos determinados tecidos devem ser lavados e diferencie os de ciclo leve daqueles de ciclo pesado.

2- Confira a etiqueta!

Na hora de lavar roupas brancas, a etiqueta é sua melhor amiga. Portanto, sempre confira as recomendações contidas na etiqueta antes de levar as roupas à máquina.

O hábito não é comum para algumas pessoas, porém, pode salvar as suas roupas de erros bobos, que não aconteceriam se você tivesse lido a etiqueta. Por exemplo, usar alvejante em uma peça e manchá-la, pois o uso do produto não era recomendado.

As etiquetas contêm informações importantes sobre a forma correta de lavar e secar as roupas. Essas informações, por sua vez, são ilustradas através de símbolos.

O símbolo de uma bacia comum, demonstra que a roupa pode ser lavada normalmente, sem restrições. Por outro lado, um número dentro da bacia significa que aquela é a temperatura máxima na qual a peça pode ser lavada. Quando a bacia é sobreposta pelo desenho de uma mão, a roupa deve ser lavada somente a mão.

As etiquetas também dizem quais produtos podem ou não ser usados na lavagem da peça. O desenho de um triângulo com um X significa que não se deve usar alvejante, em contrapartida, o triângulo comum indica que o uso do produto está liberado.

São muitas as dicas úteis que podemos extrair das etiquetas. Por isso, sempre verifique as recomendações do fabricante antes de lavar roupas brancas.

Encontre a lavanderia mais próximaPowered by Rock Convert

3- Não exagere na quantidade de produtos!

Mais produtos não querem dizer, necessariamente, mais limpeza. Há quem exagere no sabão em pó, no amaciante e, até mesmo, no alvejante na hora de lavar roupas brancas. Contudo, esses podem ser erros graves.

Não é porque uma maior quantidade de produtos é colocado na máquina de lavar que as suas roupas sairão mais limpas após a lavagem – muito pelo contrário. O acúmulo de produtos pode fazer o tecido demorar mais para enxaguar, fazendo o tempo de molho e a etapa de enxágue da máquina não serem suficientes para limpeza correta.

Assim, ao sair da máquina, a roupa continuará repleta de produtos e, ao secar, poderá ser danificada.

Além disso, o excesso representa um gasto enorme de produtos e de água para enxaguar a roupa corretamente. Ou seja, é um grande desperdício.

Por isso, ao lavar roupas brancas, controle a quantidade de produtos colocados na máquina ou no balde, caso for lavar à mão.

4- Não deixe as peças por muito tempo de molho!

Outro cuidado necessário ao lavar roupas brancas é evitar deixar as peças de molho por muito tempo. É normal esquecer uma vez ou outra, mas esse pequeno deslize pode danificar suas roupas.

Isso porque quando deixadas de molho por muito tempo, as peças podem acabar adquirindo mau cheiro e, no caso de tecidos coloridos, até mesmo desbotar. Além disso, quando entram em contato com a água, as fibras da roupa mudam de formato e tornam-se maiores, o que na hora de secar pode ser um problema, causando a deformação da roupa. Nesse caso, ao secar, nem sempre a peça voltará ao normal, tornando-se assim uma roupa alargada ou encolhida.

Por isso, é preciso ter cuidado ao lavar roupas brancas e, também, de outras cores. A regra se aplica a qualquer tecido!

O ideal é deixar as roupas de molho por cerca de 30 minutos. Caso esqueça, o tempo máximo aceitável é de 2 horas, dependendo do tipo de tecido. Então, tenha atenção na hora de lavar roupas brancas.

5- Conte com uma lavanderia profissional!

Se você chegou até aqui, já sabe que lavar roupas brancas não é tão simples assim. Esse tipo de peça requer uma atenção especial, o que demanda tempo e muito cuidado.

Ninguém quer correr o risco de perder suas roupas brancas, mas, também, não são todos que têm tempo para cumprir cada detalhe do processo de lavagem dessas peças. Separar, tomar cuidado com o tecido, controlar o uso de produtos e não deixar de molho por muito tempo e secá-las corretamente.

Conte com uma lavanderia profissional!

Por isso, uma alternativa para lavar roupas brancas é contar com uma lavanderia profissional.

Os profissionais das lavanderias conhecem e entendem a demanda de cada tecido e cor de roupa, dessa forma, sabem o que deve ser feito para garantir a total limpeza das roupas sem danificá-las.

Nas lavanderias, suas roupas passam por uma triagem e são separadas de acordo com a suas características, para serem lavadas da maneira correta.

Deste modo, é possível garantir que as peças fiquem até mesmo com um aspecto de roupas novas após muitas lavagens.

Na rede de lavanderias Bonasecco são oferecidos diversos serviços, além de unidades localizadas pertinho de você. Conheça como a BonaSecco lava roupas brancas de forma descomplicada!

Share Button