Atualizado em 17/05/2022 às 12:58

A consciência ecológica está em todos os aspectos da vida social, demonstrando a importância de medidas como economizar água e a criação de inovações importantes, entre elas a lavagem ecológica.

A preocupação ambiental não é mais exclusividade de especialistas e ONGs e chegou às atividades econômicas; é preciso rever os métodos de produção que, de alguma forma, estejam ameaçando as riquezas naturais – água, solo, áreas verdes e espécies animais.

É preciso encontrar soluções urgentes para o consumo consciente da água, a busca de fontes de energia sustentáveis e o combate das diversas formas de poluição.

O mercado de lavanderia profissional – que é tradicionalmente um grande consumidor de energia e água – está sempre buscando inovações que reduzam os impactos ambientais das suas atividades.

A wet cleaning é certamente uma das mais importantes delas. Um forma de lavar roupas que reúne o uso maior da tecnologia de análise e de resultados, o aprendizado do setor de lavanderia adquirido ao longo de décadas e o pensamento sustentável.

Quer saber mais sobre a nossa lavanderia ecologicamente correta?

Nesse artigo, nós da BonaSecco vamos mostrar como a lavagem ecológica entrega roupas perfeitamente limpas e também contribui para melhorar as condições de vida no planeta!

O que é a lavanderia ecológica?

O conceito de lavanderia sustentável ou ecológica surgiu como uma necessidade de reunir as práticas de lavanderia profissional e o objetivo de reduzir o impacto dos processos de lavagem existentes nos recursos naturais.

Para entendermos melhor o surgimento dessa inovação na lavanderia, basta olharmos os dois grandes métodos de lavanderia que são conhecidos.

Lavanderia profissional com água

É o método mais conhecido e que também é praticado nas residências para lavar roupas da maioria dos tecidos.

Evidentemente, a lavanderia com água continua sendo essencial, pois abrange um universo muito maior de peças de vestuário e permite grandes lavagens em máquinas.

Porém, empresas profissionais de lavanderia como a BonaSecco estão sempre buscando novos métodos e produtos que permitam reduzir o volume de água e o gasto de energia nesse processo.

Lavanderia a seco

Esse método nasceu nos anos 1970 como uma grande evolução dos métodos de lavanderia, pois permitiria lavar roupas delicadas com tecidos como lã, seda, renda e camurça com eficiência e evitando alguns danos que a lavanderia com água gerava.

Porém, o processo de lavagem a seco consiste em usar diversos produtos químicos, entre eles o percloro, um solvente químico no lugar água e esse produto, feito à base de petróleo, é prejudicial à natureza e também às pessoas que tenham contato com ele.

Ao mesmo tempo, o setor de lavanderias continuava buscando alternativas para o consumo de água e energia em seus processos, além de produtos que não fossem agressivos à natureza e aos profissionais de lavanderia.

Assim nasceu o wet cleaning!

Lavanderia perto de mim Bonasecco

Preservar as roupas também é uma tarefa fundamental para que as lavagens ecológicas tragam mais benefícios. Veja as nossas dicas de conservação das roupas!

wet cleaning

O que é o wet cleaning?

Podemos chamar também de lavanderia ecológica ou sustentável, a wet clean é uma forma de lavar roupas a seco, porém eco-friendly – amiga do meio ambiente – e que está tomando o lugar do método conhecido até aqui.

As suas principais características são:-

  • Usar a menor quantidade necessária de água e contribuir ainda mais para o consumo consciente;
  • A ação mecânica no processo é mais delicada, o que ajuda a manter os tecidos íntegros;
  • Os ciclos de lavagens são mais leves e no menor tempo possível;
  • Uso de produtos biodegradáveis, que não agridem os mananciais de água e não prejudicam as redes de esgotamento sanitário;
  • Uso de produtos hipoalergênicos, que não causam reações alérgicas para quem os utiliza na lavagem ecológica ou para os clientes.

Todas essas particularidades visam criar melhores condições para todo o processo de limpeza das peças, com um processo que não faz mal à natureza e não representa risco à saúde dos funcionários de lavanderia.

Quais os benefícios da lavagem ecológica para as roupas?

Como consequência do cuidado ambiental que está na essência desse processo sustentável de lavanderia, as roupas são beneficiadas de várias formas. Vamos falar de algumas delas.

É a forma menos agressiva de lavanderia

Na lavanderia sustentável, para cada peça de roupa é usado um tratamento diferente, que leva em consideração alguns fatores, entre eles o peso, as cores e o tecido, além dos ciclos suaves e todas as técnicas de agitação e tempo de lavagem.

Dessa forma, existe um cuidado ainda maior durante todo o processo, reduzindo os riscos de danos às roupas e contribuindo para manter a longevidade delas.

Melhores resultados com produtos ecologicamente corretos

O uso de hipoalergênicos é essencial no processo de lavagem, especialmente com roupas de bebês e crianças, que são mais suscetíveis à doenças respiratórias e alérgicas no contato dos trabalhadores de lavanderia com os produtos.

Além disso, os biodegradáveis tem fórmulas mais suaves que, ao não afetarem as fibras dos tecidos, proporcionam um resultado de lavagem com mais suavidade e maciez, mantendo a qualidade da roupa e permitindo um número maior de lavagens.

Protege mais as roupas

Por ser um processo mecanicamente menos agressivo, com a redução do tempo de exposição da roupa ao atrito da máquina, a lavagem de roupas ecológica reduz o risco de deformações, rasgos, descosturas e desbotamentos, o que mantém o acabamento e garante a vida útil da roupa.

Entrega um resultado de lavagem superior

Uma característica que devemos destacar na lavagem de roupas sustentável é o conjunto de critérios usados para definir o tratamento que será dado a cada tipo de fibra: intensidade de agitação, volume de produtos e de água e o tempo necessário de ciclo.

Com isso, a taxa de sucesso na remoção de manchas, sujeira pesada e odores é muito maior e as cores originais da roupa são preservadas.

Como podemos ver, o wet cleaning é o processo de lavar roupas que representa um grande avanço na relação das lavanderias profissionais com as exigências do mundo atual para que todos, pessoas e empresas, adotem soluções sustentáveis.

Na lavanderia BonaSecco, você encontra a lavagem ecológica, que proporciona roupas limpas e conservadas em um processo não agressivo, que garante ainda mais a vida útil delas e também ajuda a preservar os recursos naturais do nosso planeta!

Conheça a unidade mais próxima da BonaSecco na sua região!

Share Button